Blog

5 bancos de imagem grátis para você aproveitar

Alt Text

Mulher sentada em degrau

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Quem é designer ou trabalha com produção de conteúdo sabe o quanto é importante ter à mão alguns bons bancos de imagens grátis para acessar de forma legal fotografias, ilustrações e imagens de todo tipo. Além de ter acesso para trabalhar, as vantagens são muitas: inspiração; acesso a imagens de alta qualidade; evitar problemas por direitos autorais, ter diversidade de conteúdos e por fim, mas não menos importante, ter possibilidade de imprimir imagens em boa qualidade.

Veja abaixo 5 bancos de imagem grátis para você aproveitar - e um pago que vale a pena para quem quer investir. Alguns têm versões premium que são pagas, mas todos oferecem pelo menos parte do acervo de forma gratuita.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

Unsplash

Foto de Ray ZHUANG | Imagem: Unsplash

Completamente gratuito e com uma grande variedade de imagens incríveis, o Unsplash é muito bem categorizado, o que facilita bastante a busca. Nele não é obrigatório dar os créditos aos fotógrafos - apesar de ser sempre recomendado-, então isso pode facilitar o seu trabalho em algumas ocasiões em que não seja possível também colocar texto, por exemplo.

Brasil com S

Domingo 16:27 | Imagem: Brasil com S

Um banco de imagens gratuito e especial do povo brasileiro, o Brasil com S é o mais novo lançamento do laboratório criativo carioca Lab 678. Com mais de 200 fotos dividas em três momentos: o churrasco de domingo, a rotina de trabalho e happy hour na laje, o objetivo do projeto vem da necessidade de levar a cultura brasileira para o mundo todo. É disso que a gente gosta!

Raw Pixel

Nympheas (1897–1898) de Claude Monet | Imagem: Raw Pixel

A Raw Pixel é bastante conhecida por seu acervo muito vasto e por distribuir suas imagens em outros bancos de imagens. É possível ter acesso gratuito a diversas fotografias, ilustrações e imagens vetoriais, também é possível fazer uma assinatura premium - o que abre uma nova gama de possibilidades. Um último ponto que dá destaque a Raw é a categoria de domínio público que possui imagens lindíssimas e permitem o conhecimento de obras antigas que podem, inclusive, virar outras obras se você quiser.

Reshot

Bnaco de imagem de destaca pela qualidade | Imagem: Reshot

A principal característica do Reshot é a qualidade das suas imagens. O banco não possui um acervo tão diversificado quanto os outros citados, mas se destaca por uma estética bastante artística na maioria das suas fotos. Todas as imagens são gratuitas para uso comercial e não comercial, permitindo a alteração delas caso você ache necessário.

Nappy

Imagem de hadynyah disponível no banco de imagens Nappy | Imagem: Nappy

O Nappy é um dos primeiros bancos de imagens exclusivo de pessoas negras. Criado com o objetivo de diminuir a dificuldade em encontrar pessoas racializadas em sites especializados, algo que já foi muito mais presente e está mudando aos poucos, ele é totalmente gratuito e possui principalmente fotos do cotidiano.

Young, gifted and black

banco de imagem oferece fotos grátis
Imagem: Reprodução | Instagram @younggifted_black

O YGB é o primeiro banco de imagens criado exclusivamente por mulheres negras, desde a programação até o conteúdo das fotografias. O valor das imagens varia de acordo com a resolução, sendo possível fazer o download gratuito de arquivos menores. O banco é bastante novo e seu acervo ainda é reduzido, mas é possível encontrar ótimas fotos do cotidiano, e também contribuir através de doações para o crescimento do mesmo.

Bônus: iStock

Foto de Salvador, Bahia | Imagem: iStock

Clássico site para o donwload de imagens, o iStock pertence a Getty Images e é pioneiro na internet quando se trata da compra de imagens de alta qualidade. Seu material só pode ser acessado através da compra de licenças que variam de acordo com a quantidade, exclusividade e possibilidades de uso dos arquivos - fotografias, ilustrações, arquivos vetoriais e vídeos. 

Bônus de atualização: TEMQTER

Casal com bandeira LGBTQ+ ao fundo
Imagem de casal baixada gratuitamente | Imagem: TEMQTER

Esse banco de imagens é o primeiro brasileiro focado na representatividade LGBTIQIA+. O projeto busca transformar a maneira como a população LGBTIQIA+ é representada na publicidade brasileira. Seus termos, desde que para uso em fins não comerciais, tem uma licença que permite adaptações e transformações das imagens.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54