Ideias para negócios

5 dicas para começar a vender nas redes sociais [Começando meu negócio do zero] #9

Fachada Lojinha da Lívia | Imagem: Acervo pessoal

Você sabe como utilizar as redes sociais a seu favor e impulsionar seu negócio? Só aqui no Brasil, uma pesquisa realizada pelo portal Cupom Válido aponta cerca 150 milhões de usuários, o que corresponde a 70,3% da população nacional. Pois é! As oportunidades são infinitas e o quanto antes você estiver presente nas plataformas, melhor. Para te ajudar a entrar nessa jornada, a Lívia Vasconcellos, embaixadora da Printi e fundadora da Lojinha da Lívia, trouxe 5 dicas infalíveis para que você venda nos mais atuais e excelentes canais de vendas: as redes sociais.

O processo de vender online

Unboxing Lojinha da Lívia | Imagem: Acervo pessoal

Hoje mais do que nunca, a internet mostra seu alto poder de influência sobre o ato de comprar. Não à toa, oferece ferramentas diversas para impulsionar negócios do mundo todo, o que reflete no aumento do número de vendedores on-line a cada ano que passa. No caso da Lívia, a ideia de vender pela internet começou de forma completamente despretensiosa. “Depois de uma viagem para o exterior, meu pai me emprestou uma quantia em dinheiro para que eu comprasse itens lá de fora. Comprei tudo em papelaria e como tinha 4 mil seguidores, sabia que ia ser muito melhor vender através da internet“, traz à tona.

Ainda que tivesse um considerável número de seguidores, a Lívia sabia que não tinha como começar pelo Instagram. “Eu precisava ter um site para servir de catálogo e fazer as vendas. O início foi extremamente bom em relação as vendas e ao mesmo tempo, muito desafiador. Eu não sabia nada sobre vender on-line”, diz.

E hoje, após anos de experiência, a empreendedora bem-sucedida trouxe dicas valiosas para você que quer seguir o mesmo caminho. Confira logo abaixo!

Primeiros passos

Ir atrás de informações, consumir conteúdos, ter bastante resiliência… Quando se fala de vendas online, tudo isso faz parte de uma jornada efetiva, afinal a potencialização dos seus resultados pode surgir a partir de pequenas ações. No entanto, é preciso ter propósitos muito bem posicionados nos chamados primeiros passos. Para isso, conte com orientações que fizeram toda a diferença para a Lojinha da Lívia.

1. Se planeje

Embalagem Lojinha da Lívia | Imagem: Acervo pessoal

Definitivamente, comece com planejamento. Planeje pensando no site, mix de produtos, embalagens, intermediador de pagamento, sistema de gestão. São muitos passos que demandam organização e planejamento.

2. Explore as estratégias do off-line

Estratégias off-line são extremamente efetivas | Imagem: Acervo pessoal

Uma das características mais marcantes do off-line é a credibilidade. Por aqui, com a loja online e física, ainda fazemos ações no off-line como outdoor e panfletagem. São estratégias que reforçam a marca, além de divulgar para que os potenciais clientes visitem a loja e acessem o perfil da Lojinha.

3. Saiba em quais redes sociais você deve estar presente

Esteja presente nas redes sociais | Imagem: Acervo pessoal

Produza conteúdos de qualidade levando em consideração as peculiaridades de cada rede social. Eu comecei com Instagram, depois com o YouTube. Recentemente, comecei a criar conteúdo pro TikTok. De qualquer forma, não esqueça que você deve mostrar que seus produtos são reais e isso pode ser feito de diferentes formas criativas.

4. Conheça seu público-alvo

Vá até o seu público-alvo com conteúdos personalizados | Imagem: Acervo pessoal

Entendendo que cada rede possui um comportamento diferente, você deve voltar seu olhar para o público-alvo. Por exemplo, no Instagram, vídeos curtos funcionam muito bem. Consigo fazer uma resenha de 30 segundos sobre determinada caneta. Tem que ser rápido. Já no YouTube, faço uma resenha da mesma caneta em 10 minutos, pois lá, meu público busca tudo mega detalhado. Quanto mais detalhes, melhor. Se eu trouxer um vídeo de mais de 2 minutos no Instagram, ninguém assiste.

5. Encare os desafios

Desafios de fazem evoluir | Imagem: Acervo pessoal

No início, tudo joga contra com você. Temos pressa, é inevitável. O segredo é a constância, pensar no jogo de longo prazo. E outro grande desafio: quando você está começando, você não sabe nada. Não sabe de plataforma, ERP – sistema de software que te ajuda a administrar toda a empresa -, gráfica, embalagem, não sabe nada. Geralmente, precisa aprender a medida que as coisas vão acontecendo. Não desista e se mantenha firme!

Etiquetas

Maryene Oliveira

Apaixonada pelo mundo da comunicação, uma futura radialista movida por dança, literatura, desafios e ideias mirabolantes.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar