Ideias para negóciosNovidades

5 dicas para uma call mais produtiva

Se você trabalha no ambiente empresarial, já deve ter ouvido ou lido por aí a brincadeira “mais uma reunião que poderia ter sido um e-mail“. Sua graça está justamente no tempo gasto para reunir todos os envolvidos na mesma sala, a demora para alguém buscar um café, aí alguém se atrasa… E um texto endereçado a todos poderia poupar todo mundo. É claro que alguns encontros são importantes, mas outros podem mesmo ser convertidos em palavras na tela do computador, não é mesmo?

Trabalhar de casa exige que reuniões sejam online | Imagem: iStock

Agora que grande parte de quem trabalha em escritórios está em home office, engana-se quem acha que a perda de tempo tenha sido eliminada dos processos. Tão rápido quanto as reuniões se transformaram em calls, diversas delas passaram a ser marcadas indiscriminadamente. O atraso foi apenas trocado por falhas na internet e buscar o café na copa virou fazer sua própria bebida na cozinha.

Ou seja, precisamos urgentemente discutir o mais novo problema de produtividade: a call que poderia ser um e-mail (ou ser mais breve, pelo menos).

Para começar, é preciso pensar em situações que de fato exigiriam uma reunião. Apenas essas devem ser substituídas por calls. Dito isso, vamos às dicas para melhorar o desempenho das reuniões online?

Dicas para sua call mais produtiva

Trabalhar de casa tem seus contras, mas você pode minimizá-los | Imagem: iStock
  1. Resolução de problemas da tecnologia
    Essa dica veio da Microsoft e faz muito sentido. A premissa número 1, assim que a call for marcada, é garantir que você saiba como usar a ferramenta escolhida. Verifique o Wi-Fi e não deixe tudo para a última hora: assim você poderá se concentrar no conteúdo da conversa em vez de focar em chegar à reunião.
  2. Faça uma pauta para a reunião
    Toda reunião deve ter uma pauta. Para ser produtiva, assim como reuniões, calls devem ter um objetivo claro. Além disso, faça anotações e, após a reunião, compartilhe para que sejam seguidos os próximos passos.
  3. Escolha bem o lugar onde fará sua call
    Escolher bem o lugar onde vai fazer sua call faz muita diferença tanto para você quanto para quem participa da reunião com você. Vá para o lugar mais silencioso, que tenha a melhor conexão de internet e de preferência, avise as outras pessoas que estiverem em casa com você para que não interrompam. Isso evita distrações e até situações ~engraçadas~ constrangedoras, como já vimos na BBC, por exemplo, quando as filhas de um economista entraram na sala em que ele falava ao vivo.
  4. Silencie o microfone quando não estiver falando
    Pode parecer besteira, mas quando estamos em home office, nossa casa é nosso trabalho e isso faz com que ruídos de crianças, bichinhos, máquina de lavar e etc apareçam com frequência durante reuniões. Para evitar falta de concentração dos participantes e também constrangimentos.
  5. Compartilhe sua tela sempre que fizer menção a um documento
    Também dada pela Microsoft, essa dica vai evitar que as pessoas se percam durante a sua fala. Para facilitar a compreensão de dados e informações, divida a fonte com os participantes da sua call. O compartilhamento de tela elimina as pausas e os momentos de confusão. Não se esqueça: se você estiver compartilhando a tela, lembre-se de desativar todos os programas e notificações de e-mail, do telefone ou de mensagens para evitar que avisos indesejáveis surjam na tela.

Etiquetas

Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar