5 mentiras que já te contaram sobre empreendedorismo
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Todo começo de carreira é rodeado por expectativas, e com o empreendedorismo não é diferente. No entanto, ao contrário de qualquer outra carreira, as pessoas tendem a desconsiderar a seriedade da profissão de ser dono do próprio negócio e os famosos "conselhos" de terceiros acabam sendo obstáculos para o sucesso. Por isso, hoje trouxemos 5 mentiras que você empreendedor - ou futuro empreendedor - provavelmente já ouviu e não deve absorver pelo bem do seu negócio.
A jornada do empreendedorismo
Iniciamos outubro, o mês do empreendedorismo, com uma entrevista muito especial. O co-fundador da Printi, Florian Hagenbuch, compartilhou os principais passos para alcançar o sucesso de forma efetiva, e se tem uma coisa que aprendemos é que empreender é o maior desafio que se pode enfrentar na vida profissional. Mas é, também, o que pode fazer as coisas mudarem. "É a jornada que faz valer a pena ser um empreendedor ou empreendedora", declarou o fundador.
Começar com muita vontade de fazer dar certo equivale a uma boa porcentagem dos resultados positivos - claro que além disso existem inúmeros pré-requisitos mais técnicos, mas essa é a base. A questão é que durante a jornada empreendedora os obstáculos não estão ligados apenas aos aspectos do mercado. No dia 1 de abril desse ano, o Instagram da Printi lançou uma caixinha de perguntas questionando expressões negativas que empreendedores já ouviram. A partir dos resultados encontramos a necessidade de desmitificar as mais recorrentes para que você não deixe seu sonho de lado. Vamos lá!
"Um cliente grande é melhor do que um pequeno"
Embora conquistar um cliente grande seja o sonho de muitos empreendedores, colocar isso como foco pode atrapalhar o desempenho do seu negócio. Compensa muito mais ter clientes menores e fôlego para captar novos, do que comprometer toda sua capacidade produtiva com apenas um, que pode romper o contrato a qualquer momento. Ah! A regra também é válida para fornecedores.
"Você é muito novo/ velho para empreender"
Não existe idade ideal para empreender, afinal não se trata de uma ciência exata. Um grande exemplo disso, é a Monique Ventura, proprietária da marca Sinestesya, que contou uma curiosidade nostálgica de sua trajetória para o Blog da Printi. “Eu sempre fui empreendedora. Quando era pequena minha irmã e eu cortávamos folhas de sulfite em pequenos quadrados, grudávamos como um caderno, colávamos um personagem da Disney na ‘capa’ e vendíamos na escola como ‘agendinhas’. Conforme fui crescendo, nunca me vi trabalhando para uma grande empresa, sempre tive uma imagem muito clara em que eu comandava minha própria empresa", relata.
"Você não consegue só, vai precisar formar sociedade"
Não, você não precisa formar sociedade para ter uma marca de sucesso. Ser dono da própria empresa tem lá suas responsabilidades e você deve saber tão bem disso a ponto de não achar necessário ter uma parceria, ou achar interessante dividir as tarefas. Mas cabe exclusivamente a você avaliar a relevância da posição de um sócio ou não.
"Vender no Instagram é só postar fotos"
Não é só só postar fotos e vídeos. Por trás de cada peça existe um planejamento estratégico muito bem pensado. Não se trata apenas de vender, mas também de conquistar e fidelizar clientes a partir de conteúdos desenvolvidos especialmente para o público alvo. Portanto, não se deixe levar por comparações como essa, com certeza quem faz esse tipo de afirmação não faz ideia do que está falando.
"Desista. Não vai dar em nada"
Você pode ter escutado essa frase e se desmotivado de cara, talvez até pensado se está se doando o suficiente e intensificado a autocobrança, como 79% das pessoas que participaram da pesquisa em nosso Instagram afirmaram. Mas, a verdade é que esse tipo de fala também pode ter o efeito contrário e te impulsionar um pouco mais na sua jornada de sucesso - se, é claro, você é o tipo de pessoa que gosta de provar o quanto os outros estão errados sobre você e seus objetivos. Se esse não for seu caso, apenas desconsidere opiniões externas e sem fundamentos. O primeiro passo é começar, o segundo é continuar guiado pelo seu propósito.
Agora que você já viu quais são as principais mentiras sobre empreender é hora de dar um gás no seu negócio. A Printi está com você nessa!
Publicado em 18/04/2024