Blog

6 Tipos de Design: suas formas e aplicações [Infográfico]

Alt Text

20170728-infografico-8-tipos-de-design-suas-formas-e-aplicações-v02

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Você sabia que existem diferentes tipos de áreas de atuação para os profissionais que desejam ingressar no ramo de design? É isso mesmo! A origem do termo, traduzida como "desenho", pode ser ressignificada para o ato de "planejar ou projetar" de acordo com um propósito, assim composta por especialistas que vivem fora da caixinha. No artigo de hoje, selecionamos seis tipos de design, suas formas e aplicações no mercado de trabalho. Confira todas as informações no infográfico realizado em parceria com Ramon Marques, Supervisor de Design na Printi. ?

Possibilidades de especialização

Ao se tornar um especialista em design, o profissional poderá escolher entre as inúmeras possibilidades de especialização. Cada caminho possui suas especificidades e probabilidade de conquista de sucesso e satisfação pessoal. Veja as principais formas de atuação:

Design de Experiência do Usuário | Imagem: Printi

Como diz o próprio nome, Design de Experiência do Usuário, ou UX, trata-se do profissional que cuida da jornada dos usuários de forma a garantir uma experiência positiva durante a navegação.

Design de Interface do Usuário | Imagem: Printi

Design de Interface do Usuário, ou UI, tem como base o desenvolvimento de interfaces simples e práticas que facilitem a navegação do cliente pelo site da organização. O foco é trazer eficiência à usabilidade.

Design Gráfico | Imagem: Printi

Design Gráfico é uma área destinada à composição de peças gráficas com o objetivo de transmitir mensagens direcionadas a determinado público.

Design de Produto | Imagem: Printi

Design de Produto está atrelado a uma abordagem estratégica e tática. Nesse caso, o processo começa na concepção de ideias e vai até a comercialização. Sendo assim, o profissional da área combina arte e tecnologia com o objetivo central de criar produtos, sejam eles digitais ou físicos.

Service Design | Imagem: Printi

Service Design trabalha a execução de princípios de design com o objetivo de elevar os diferenciais da empresa. Vai desde entender como está o atendimento ao cliente, até desenhar uma jornada para o usuário, ou seja, consiste em acompanhar o trabalho desenvolvido pela organização como um todo.

Design Ops | Imagem: Printi

Design de Organização, popularmente conhecido como DesignOps, tem como propósito estruturar os processos de negócio de modo a garantir sucesso em suas respectivas implementações dentro da organização.

Design e mercado de trabalho

Nos últimos anos, o design tem se mostrado uma área muito próspera. A prova disso é o crescimento do setor digital, que, diferente do que pensam, não impacta apenas na área de Tecnologia da Informação. Isso significa que a tecnologia tem abraçado diversos setores, e um dos que recebeu bastante destaque em 2021 foi design, especialmente para atuação dentro de Marketing.

Em pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) por volta de novembro de 2020, concluiu-se que o marketing e a modernização são os maiores focos de investimento dos empresários desde então. Ainda dentro do estudo, os 6.138 donos de pequenos negócios elegeram o WhatsApp como a rede social mais utilizada (84%), seguida pelo Instagram (54%) e Facebook (51%). Ou seja, com o aumento da competição na comercialização online, a necessidade de ter profissionais como designers só cresce.

Se identificou com algum dos setores? Comece já sua especialização!

[Conteúdo de 14/08/2017 atualizado em 16/02/2022]

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54