Blog

7 Dicas de como criar o seu portfólio

Para os designers que estão iniciando carreira, a principal dificuldade a enfrentar é encontrar um cliente sem ter um portfolio para apresentar. É difícil alguém, seja pessoa física ou jurídica, confiar a você sua comunicação sem ter um trabalho de qualidade que demonstre sua capacidade profissional.

Aqui você vai aprender algumas maneiras de criar um portfólio de qualidade antes mesmo de ter o primeiro cliente. 

Seja organizado

Alt Text

Crie sua identidade visual

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Para os designers que estão iniciando carreira, a principal dificuldade a enfrentar é encontrar um cliente sem ter um portfolio para apresentar. É difícil alguém, seja pessoa física ou jurídica, confiar a você sua comunicação sem ter um trabalho de qualidade que demonstre sua capacidade profissional. Aqui você vai aprender algumas maneiras de criar um portfólio de qualidade antes mesmo de ter o primeiro cliente. Seja organizado Organização é a chave para poupar tempo e ser mais produtivo. Se você está disposto a colocar tempo e esforço na criação do seu portfólio você terá que organizar o seu ego e fazer uma programação, a fim de produzir mais e com qualidade. Organize o seu espaço de trabalho, defina horários e prazos.

Organize-se e obtenha melhores resultados

Trabalhe em projetos pessoais Criar algo para si mesmo vai ser a sua primeira tarefa. A melhor parte de trabalhar para si é a liberdade total que você terá no projeto, mas lembre-se de que é muito importante estabelecer prazos da mesma forma que você faria se fosse um trabalho de cliente. Wallpapers, cartazes e calendários Uma dica bem legal é trabalhar em um conjunto de papéis de parede baseados em um tema. Se possível, faça adaptações para celulares e tablets também. Quando você concluir o seu portfólio, os wallpapers vão ajuda-lo na promoção do seu material. O mesmo poderá ser feito para cartazes, porém em versão impressa. Além de você divulgar a sua criação, terá a oportunidade de demonstrar o seu conhecimento em pré e pós impressão. No futuro, sorteá-los também pode gerar um interesse positivo pelo seu trabalho. Desenvolvendo um calendário agradável e criativo você pode mostrar muito de sua criatividade e soluções de impressão. Esta é mais uma oportunidade de fazer algo inovador para mostrar a seus futuros clientes o que você capazes de criar. Crie um álbum de imagens Selecione algumas de suas próprias fotos e monte um álbum de imagens. Misture com alguma boa tipografia para ter mais uma pasta em seu portfólio. Este trabalho pode atrair a atenção de amigos e familiares que, além de incrementar seu portfólio, pode ser mais uma forma de divulgação. Concorrência criativa Participar de sites que possibilitam a concorrência criativa dá a possibilidade de criar para grandes marcas e diferentes tipos de solicitações. Você não precisa ganhar as concorrências, apenas fazer um bom trabalho para adicionar ao seu portfólio. Trabalho colaborativo Fazer um trabalho em conjunto com outros designers que estão no mesmo momento que você é uma ótima maneira de expandir o seu trabalho e aprender mais sobre trabalho em grupo. Convide pessoas que estão interessadas em expandir e compartilhar conhecimento para um projeto privado, troca de ideias e construção de uma novo conceito de design. Crie sua identidade Agora que você já tem algumas peças em seu portfólio é o momento de criar sua própria marca, que é outra maneira de melhor sua imagem e obter carteira de cliente. Cada cliente que visitar seu site ou ver seu portfólio irá analisa-lo.

Crie sua identidade visual

O primeiro cliente de identidade visual pode ser você mesmo. Crie o logotipo, o cartão de visitas, o papel timbrado o que mais for necessário.  O site pode parecer um grande desafio e procure ajuda de web designers sempre que precisar. Certifique-se de fazer uma boa impressão dos seus cartões de visitas. Guarde-os em um porta-cartões adequado para o material fique sempre bem conservado, sem manchas ou amassados. Seguindo as dicas acima, você terá experiência de elaboração de projetos para diferentes tipos de clientes e mídias, além de aprender com seus próprios erros e acertos. Agora que você já tem um bom portfólio, fica mais fácil conseguir seu primeiro cliente. Boa sorte!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54