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7 Elementos da tipografia que todo designer deve considerar

A tipografia é um princípio fundamental para um bom design. Ao desenvolver um projeto, seja ele para impressão ou web, uma boa tipografia ajuda a equilibrar a estrutura visual entre o conteúdo e os recursos visuais. 

O check list abaixo, com sete itens, irá garantir que o conteúdo seja interpretado corretamente, prendendo a atenção do espectador.

Elemento 1: contraste de cores

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Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

A tipografia é um princípio fundamental para um bom design. Ao desenvolver um projeto, seja ele para impressão ou web, uma boa tipografia ajuda a equilibrar a estrutura visual entre o conteúdo e os recursos visuais. O check list abaixo, com sete itens, irá garantir que o conteúdo seja interpretado corretamente, prendendo a atenção do espectador. Elemento 1: contraste de cores Criar layouts com um bom contraste de cores pode parecer um conceito elementar, mas alguns detalhes passam despercebidos ao selecionar cores para a tipografia. É importante destacar que o contraste não é conseguido simplesmente pelo encontro de duas cores diferentes, principalmente se seu valor for o mesmo. Veja essas dicas: Um dos erros mais comuns (e o mais fácil de corrigir) é colocar o texto preto em um fundo branco, pois o contraste torna-se muito grande. Ao atentar-se a layouts bem definidos e estruturados, onde este tipo de contraste é utilizado, é possível notar que o preto não é realmente preto e sim, cinza. Essa técnica, muito simples, diminui o contraste e facilita a leitura.

O contraste de cores

Outra dica simples é converter o layout para escala de cinza e, então, verificar se a proposta esta com contraste suficiente. Desta forma, é possível analisar facilmente o valor das cores. Elemento 2: tamanho da fonte O design desenvolvido para impressão e web é diferente, principalmente por conta das aplicações de mídias. Para impressos, o tamanho de letra 10pt é geralmente aceito e utilizado para o corpo da mensagem. Já para a web, o equivalente é 13px. Textos com formatos menores que os aconselhados correm o risco de ficarem pequenos demais e não serem lidos pelo público em geral. Elemento 3: leading ou principal Leading é o espaço entre as linhas do texto, o que na web é identificado como a altura entre as linhas. Sem este espaço, a leitura do texto fica comprometida. Com muito espaço, os textos ficam tediosos.

Leading é o espaço entre as linhas do texto

Se bem aplicados, os grandes espaçamentos entre linhas podem render belos trabalhos, mas deve ser reservado a uma pequena quantidade de texto Elemento 4: kerning O Kerning é o processo de ajustar o espaço entre caracteres individuais e tem como objetivo conseguir um tipo mais equilibrado, igualando os espaços em branco entre os caracteres. Este equilibro é especialmente importante em cabeçalhos, por exemplo, onde os tipos são grandes. Elemento 5: hierarquia Os web designers muitas vezes estabelecem a hierarquia tipográfica usando as tags de programação <h1>, <h2>, e assim por diante. Porém, estabelecer uma hierarquia não esta relacionada apenas ao tamanho, mas também com a proeminência de seus elementos tipográficos. Este resultado pode ser conquistado por meio de um tipo diferente, uma cor contrastante, espaços em branco ou tamanho. Desenvolver uma boa hierarquia começa com um simples esboço onde são definidas as principais informações e, abaixo delas, os demais elementos, sendo que o elemento mais importante não precisa, necessariamente, sem maior e sim, ter uma proeminência sobre os demais elementos. Elemento 6: espaços em branco O espaço em branco, ou negativo, é o espaço entre elementos de uma composição. Se a composição esta muito pesada, o conteúdo torna-se de difícil leitura e pouco atrativo aos olhos do público alvo e é neste momento que o espaço em branco deve aparecer. Os espaços em branco podem ser utilizados para criar equilíbrio ou direcionar o olhar pra uma parte da composição. Elemento 7: Serif vs Sans Serif Designers debatem com frequência sobre a melhor fonte para leitura: com ou sem serifa. Algumas fontes sans serif (sem serifa) são mais aconselhadas para títulos e cabeçalhos. Já as serif (serifadas), para o corpo da mensagem. No entanto, para projetos exclusivamente web, é indicado a utilização de fontes sans serif, pois são mais fáceis de ler nos monitores.

O melhor tipo de fonte para a leitura

Compreender o significado e aplicação desses elementos tipográficos básicos e utilizá-los com habilidade, irá melhorar significativamente a qualidade do seu projeto, seja ele impresso ou online. Porém, é importante ter em mente que design é um processo criativo e é preciso desenvolver essas diretrizes com base no projeto e não utilizá-las como um conjunto de regras a seguir.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

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