Novidades

8 dicas para quem quer começar a ilustrar

A ilustração, assim como a escrita, é uma poderosa ferramenta de comunicação. Um desenho ou uma imagem podem muitas vezes dizer muito mais que palavras. Talvez esse seja um dos motivos para o surgimento cada vez maior de ilustradores, pessoas que preferem demonstrar o que pensam e sentem através de desenhos ao invés de palavras.

Ilustrar também é um tipo de arte e, como toda arte, tem suas técnicas e precisa ser aprendida, com muito treino, estudo e dedicação. Não é necessária nenhuma habilidade específica para começar a desenhar. Exemplo disso é que quando somos crianças, desenhamos livremente. Basta ter vontade e tentar.

O processo de fazer uma ilustração inclui várias tentativas e erros que levam à aprendizagem.

Veja as nossas dicas para começar suas primeiras ilustrações.

8 dicas para quem quer começar a ilustrar

Se você gosta de ilustração e quer se inserir neste mundo, vamos dar uma mãozinha com algumas dicas, no formato de passo a passo, para ajudar você a iniciar seus primeiros traços:

1. Observe e reconheça o que gosta numa ilustração, o que a torna interessante para você e aí busque referências. Acompanhe o trabalho de ilustradores, descubra quais são os seus preferidos. Buscar ilustradores é muito enriquecedor, traz inspiração e ajuda a construir o seu estilo. Observe os trabalhos e procure aprender a técnica e guardar informações. Isto certamente influenciará em sua maneira de desenhar.

referências de ilustração

2. Descubra, entre as formas de ilustrar, qual a que mais lhe agrada. Tipografia, aquarela, lápis, formas geométricas, colagens são algumas das técnicas. Usando a técnica de que mais gosta, o desenvolvimento se tornará natural.

tipos de ilustração

3. Estude pelo menos o básico no início. Conheça o que são ângulos, perspectiva, proporções, profundidade e anatomia. Treine, por exemplo, expressões faciais. Imite outros desenhos ou faça seu autorretrato. É isso que vai aperfeiçoando o traço.

estudar ilustração

4. Identifique qual é o seu estilo. No início não é fácil, mas veja aquilo que gosta de desenhar e se dedique, procure referências práticas e teóricas, conheça ferramentas e não se preocupe em ficar restrito a um único estilo. Podem ser vários, desde que você se identifique. Entre os vários estilos estão: cartoon adulto, cartoon infantil, charge, realista, hiper realista, mangá e outros que variam de acordo com a técnica aplicada. Veja se você se enquadra em algum deles e você descobrirá o seu estilo. Mas não tenha pressa.

estilo de ilustração

5. Anote suas ideias em uma caderneta para ajudar na hora da inspiração.

ideias de ilustração

6. Treine, treine e treine mais uma vez. Ilustração é treino, tentativa. Estude proporções, luzes, sombras.

treinar o desenho

7. Conheça a cartela de cores, aprenda a trabalhar com as cores e saiba o que elas transmitem. Você terá uma experiência incrível.

cartela de cores ilustração

8. Faça cursos presenciais. O contato com pessoas da mesma área de interesse sempre ajuda. E você poderá tirar dúvidas e conhecer novas técnicas e estilos.

curso de ilustração

Esses seriam os passos básicos para começar a ilustrar, mas não esqueça que tudo pode ser aprimorado. Se você realmente gosta deste mundo e quer levar a ilustração à serio, procure estar em constante aprendizado. Quem sabe algum curso técnico ou de graduação poderão lhe ajudar a aprimorar a técnica e o farão crescer neste cenário?

Colecione suas primeiras ilustrações! Acesse o site da Printi e imprima seus materiais impressos. 

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar