Novidades

9 Dicas para o designer gráfico elaborar um currículo profissional

Seu currículo é a primeira impressão que a empresa terá de você, sendo assim, é importantíssimo para qualquer profissional, algumas vezes, até mais do que seu próprio portfólio, pois ele é a porta de entrada para a sua galeria. Se este não possuir uma boa elaboração, com certeza o candidato será descartado, não tendo a mínima chance de ser contratado.  Para quem busca um ofício no concorrido mercado de trabalho, especificamente na área de design, segue abaixo dicas para que seu currículo se destaque entre os demais e lhe ajude a conseguir um bom emprego:

A elaboração do currículo

Dica 1:

Seja cuidadoso com o design do seu currículo. É interessante um profissional desta área apresentar um currículo diferente. Aproveite para mostrar o seu estilo de trabalho, mas sempre de forma profissional.

Dica 2:

Atente-se à escrita. Antes de enviar seu e-mail, releia a mensagem, o currículo e portfólio. Erros na língua portuguesa faz com que o candidato seja rejeitado, pois se entende que não possui uma boa formação. E deslizes na digitação podem dar a entender que o mesmo não prestou atenção ou fez seu texto às pressas.

Dica 3:

Concentre-se no tamanho do seu currículo. Este deve desfrutar de, no máximo, duas páginas. Contudo, o ideal é conter apenas uma. Não disserte sobre a história de sua vida, deixe para fazê-lo em sua entrevista e não o encha com frases prontas. Dê importância ao seu trabalho e coloque apenas experiências profissionais ou acadêmicas. Quer uma forcinha? Existem sites que te ajudam na hora da montagem.

O tamanho do seu currículo é muito importante

Dica 4:

Fale sobre sua formação. Escolas e faculdades que frequentou e suas localizações, diplomas conquistados e datas dos mesmos e até cursos adicionais, se houver.

Dica 5:

Aponte suas experiências. Elas são fundamentais e, sem dúvida, o tópico mais valioso de seu currículo, pois mostra o quão bom você é quando desenvolve um projeto. E suas capacidades, conhecidas também como pontos fortes, porém não se elogie em excesso.

Dica 6:

Lembre-se que algumas empresas imprimirão seu currículo. Um profissional de design executa um trabalho esplêndido em seu currículo, quando visualizado no computador, mas quando impresso ele acaba ficando hediondo. Se você utilizar cores, texturas ou formas diferentes. Imprima em um papel e uma impressora comum antes de enviá-lo. Também pense em como ele ficará na versão preto e branco. Se estiver bom, encaminhe-o. Já para empresas que não o imprimem, acrescente links com seus melhores trabalhos.

Dica 7:

Tenha um portfólio online e cite-o em seu currículo. Grande parte das empresas de marketing, design ou publicidade exigem o link do seu portfólio. Se você não possui um, é aconselhável que o faça.

Dica 8:

Inclua seus objetivos. Este item é essencial, pois definirá sua personalidade e seu comprometimento com seu trabalho. Escreva-o da maneira mais profissional que conseguir.

Dica 9:

Em hipótese alguma coloque links de outros profissionais como sendo seus. De primeira mão irão surpreender o entrevistador, mas ao longo do tempo você corre o risco desnecessário de ser desmascarado. Seja honesto. As empresas prezam em maior intensidade para a honestidade do que a própria experiência.

Modelos de currículos criativos

Esperamos que aproveitem e coloquem em pratica as dicas apresentadas e desejamos boa sorte para os que almejam encontrar um bom emprego e ter uma carreira com êxito.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar