A estratégia por trás dos posts que vendem
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Muitos estudados já validaram a conversão de clientes através de conteúdos produzidos pelas mídias, mas como criar os famosos "posts que vendem"? Hoje em dia esse é um grande desafio enfrentado por muitos empreendedores que buscam se destacar nas redes sociais. E hoje você vai descobrir o segredo por trás dessa estratégia! Em uma entrevista especial, Laryssa Alves, fundadora da Mulheres CEO e autora do Guia do Conteúdo que Vende, explicou detalhes sobre a nova forma de lidar com as redes sociais.
O que é um "post que vende"?
De acordo com a Laryssa, “post que vende” é aquele conteúdo que tem como principal função gerar desejo pelo produto/ serviço que determinada empresa oferece e converter em vendas, indo muito além de engajamento. Dessa forma, é necessário cumprir algumas exigências de modo que a postagem chame a atenção das pessoas e as inspirem a iniciar uma jornada de compra. Conforme listado abaixo, ela deve deve:
1. Ser atrativa
Não faça mais do mesmo, destaque seu conteúdo em meio a qualquer outro - essa deve ser a premissa para a criação do seu conteúdo, ainda no momento de brainstorm. Nessa fase, se dedique a realizar pesquisas sobre seu nicho, concorrentes, abordagens inovadoras, projeções de tendências e até mesmo buscar diferenciais da sua empresa que podem ser explorados.
2. Envolver
Construir uma história para o seu produto/ serviço pode fazer com que os consumidores se envolvam e acreditem na sua empresa. Essa interação também pode ocorrer de infinitas formas criativas, libere a imaginação!
3. Ter uma chamada para a compra
Com os dois primeiros objetivos cumpridos, se dedique a criar uma boa chamada para a compra, afinal, o propósito é captar clientes de forma inovadora e, por isso, requer posts devidamente elaborados, como afirma a empresária. "Criar conteúdos interessantes e de forma estratégica é a forma mais simples - e barata - para a construção de uma marca forte online. É através do conteúdo que se consegue chamar a atenção de novos potenciais clientes, criar uma forte comunidade online e consequentemente conseguir vender sem grande dificuldade", garante.
Como aumentar a interação nos posts?
A melhor dica é começar a prestar atenção em coisas que normalmente você ignora.
Laryssa Alves
Com os objetivos em dia, é hora de colocar as estratégias em prática. Mas você sabe como aumentar a interação nos seus posts? Autora do Guia do Conteúdo que Vende, a Laryssa garante resultados com algumas habilidades. "Usar CTA’s - sigla que se refere ao ato de chamar para ação - é uma ótima opção, muitas pessoas ignoram essa estratégia, mas ela gera muitos resultados. Você precisa dizer exatamente para o seu público o que você espera que eles façam, por exemplo: se você quer que eles comentem a opinião, deixe na última imagem ou na legenda do post a frase 'comenta aqui o que você achou do assunto'. Parece algo simples, mas a maioria das pessoas tendem a tomar uma ação quando são direcionadas para isso. Se você não pede nada, elas não fazem nada", diz.
Além disso, expandir as experiências pode ser uma excelente forma de estimular a criatividade, tudo dentro do seu alcance. "Sempre indico que as pessoas saiam um pouco do Instagram. Muitos reclamam que não têm criatividade para criar bons conteúdos, mas a verdade é que fica difícil mesmo quando você está 'bebendo na mesma fonte de todo mundo'. Quanto maior o seu repertório, mais ideias você terá. Ver filmes, ler livros, acessar blogs que falam sobre o seu nicho, tudo isso pode ajudar", recomenda a profissional.
Vendas digitais
De forma geral, por trás de uma venda está desejo e conexão. "As pessoas compram aquilo que elas desejam muito, seja de alguém ou de uma marca que elas se identificam e confiam. Se você consegue gerar conexão com a sua audiência e também gerar o desejo pelo o quê você vende, então com certeza o processo de venda será muito mais fácil", sugere.
Em se tratando de vendas digitais, transformação é a palavra, considerando as novas exigências que o público vem fazendo às empresas também como resposta ao cenário composto pela Pandemia de Covid-19. Essa tal transformação fez da necessidade uma oportunidade: abrir portas para o universo online. Com isso, novos cuidados foram incluídos nos planejamentos de muitos empreendedores na busca pelo destaque. "Atualmente, acredito que o que mais diferencia um negócio é ter um bom branding e um posicionamento claro. As pessoas estão cansadas de marcas e profissionais que são 'mais do mesmo'. Sabe quando você entra em um perfil e parece que já viu outros 10 iguais? Então. É preciso colocar sua voz e sua personalidade no seu negócio, comentar sobre coisas que a sua persona se interessa, é o básico que 90% dos negócios não fazem", finaliza Laryssa.
Publicado em 18/04/2024