A versatilidade do backdrop: veja como usar

Você já sabe o que é um backdrop? É aquele painel com vários logos de marcas ou então com uma só marca predominando, que é colocado, na maioria das vezes, atrás dos jogadores de futebol em uma entrevista coletiva. Mas a utilidade do backdrop não se resume só a entrevistas coletivas e eventos esportivos, onde ele é mais evidenciado. Pode ser usado em uma variedade de eventos.

Veja só:

Eventos de moda

Ele é utilizado em painéis colocados ao fundo da passarela destacando a marca ou alguma peça que remeta à marca que está desfilando seus modelos.

No hall de entrada das semanas da moda, por exemplo, são expostos vários backdrops de diversas marcas que estão sendo apresentadas no desfile e servem de cenário para as fotos de celebridades que passam pelo local.

 

backdrop para eventos de moda

Salas VIP

Você com certeza já viu os artistas do Rock in Rio tirando fotos em frente a um backdrop, instalado na sala VIP do evento, que é patrocinado por alguma grande empresa ou várias. Ele pode ser usado na entrada de um show, por exemplo, mesmo que este não tenha a magnitude do Rock in Rio.

E, mais recentemente, talvez você tenha visto algum famoso dando entrevistas para a TV, por exemplo, em frente a um backdrop de uma marca de cerveja em um camarote no carnaval do Rio de Janeiro. Ou seja, se alguém vai dar uma entrevista, vale a pena colocar o backdrop ao fundo para capitalizar em imagens da TV e/ou das redes sociais.

Backdrop para eventos

Apresentação teatral, estreia de cinema e cerimônias de premiação

Os patrocinadores da uma peça também podem utilizar um backdrop no fundo do palco, seja nos agradecimentos finais ou no momento das fotos do público com os atores.

Da mesma forma, o backdrop pode ser usado em premiações de cinema, lançamento de filmes ou de produtos, de empresas, enfim qualquer cerimônia que vai reunir grande público e, consequentemente, muitas imagens que estarão exibindo os nomes dos patrocinadores do evento.

backdrop cultural

Feiras e eventos

O backdrop é uma excelente peça para compor os estandes das feiras porque facilita a visualização à distância do produto ou da marca que está sendo exposta.

backdrop para estandes

Nem só de marketing vive o backdrop

Ele pode ser usado em festas de casamentos como painéis decorados e que levam imagens dos noivos, de flores. Ou seja, podem ser um excelente cenário para as fotos do casamento. A mesma ideia pode ser aproveitada para festa de aniversário de criança, com imagens dos bichinhos ou de qualquer outro tema que compõe o restante da decoração do salão.

Uma peça versátil

Estrategicamente falando, o backdrop pode ser um veículo de publicidade muito apropriado nas imagens capturadas por fotógrafos e cinegrafistas em eventos como os já citados. Afinal, é um objeto que se destaca pelo tamanho e formato.

Certamente as logomarcas apresentadas através do backdrop não passarão despercebidas pelo olhar do telespectador ou leitor. Mesmo que num primeiro momento não seja dada a devida atenção à marca apresentada no backdrop, num segundo olhar, ela chamará a atenção. E ficará gravada na mente dos consumidores, como se fosse uma “mensagem subliminar”.

Montagem e modelos de backdrop

O painel é formado por uma armação, que pode ser rígida, de madeira, por exemplo, ou por um sistema modular, o qual facilita o transporte e a montagem. Normalmente, o material utilizado para a estrutura é o metal recoberto por um painel serigrafado ou em vinil.

Além deste modelo, existem ainda os Faster Displays, que têm a mesma função, mas que são mais apropriados para ambientes fechados, feitos em material mais leve.

Dobrável, pode ser facilmente transportado ou enviado para o local do evento. Outra praticidade é que pode ser montado por uma só pessoa. Também é econômico, pois pode ser reutilizado em outros eventos.

Valor da ação de marketing

Imagine a foto de um backdrop com a sua logomarca, utilizado em um dos vários eventos e ocasiões citadas, circulando em um jornal ou revista de grande tiragem nacional, ou nas redes sociais? Inúmeras pessoas irão ver a sua marca.

Este é o valor desta ferramenta de marketing indireto: a quantidade de pessoas atingidas pela imagem da marca apresentada no backdrop e circulando nas mídias sociais e meios de comunicação.

Daí a importância de se buscar um fornecedor que entenda o objetivo da peça e que produza um material de qualidade, que garanta eficácia na apresentação. É fundamental também, dentro do evento, procurar o melhor local para aplicação do painel, onde ele poderá ser amplamente explorado e visualizado por fotógrafos e cinegrafistas, garantindo assim a melhor utilização e consequentemente exibição da marca.

Você percebeu a gama de opções para o uso de um backdrop? Se ainda restou alguma dúvida, comente com a gente!