Blog

Balanço da metade do ano: O que podemos dizer dos negócios até aqui

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Balanço da metade do ano | Imagem: iStock

Com os efeitos colaterais causados pela Pandemia de Covid-19 que afetaram o mercado mundial, o universo do empreendedorismo vem passando por uma revolução. Por isso, chegando à metade do ano de 2021, realizamos um balanço para saber o que podemos dizer dos negócios até aqui, além de dicas para você aprimorar suas estratégias. Confira!

Empreendedorismo no Brasil

Ainda que o Brasil esteja passando por uma intensa crise causada pela pandemia, apresentando sua maior taxa de desemprego com cerca de 14,4 milhões de desempregados dentro da contagem iniciada pelo IBGE em 2012, o número de abertura de empresas alcançou seu auge em janeiro de 2021. Essa crescente, apontada por pesquisa realizada pela Serasa Experian, revela mais de 300.000 aberturas de novos registros para microempreendedores, como retrata o gráfico a seguir.

Gráfico Novas Empresas no Brasil | Imagem: Serasa Experian/ Divulgação

Em tempos nos quais as necessidades falam mais alto, os brasileiros encontraram no empreendedorismo uma forma de se reinventar, ter ganhos financeiros e, ao mesmo tempo, autonomia. No entanto, gerir o próprio negócio requer habilidades que podem ser desenvolvidas por meio do conhecimento.

Para quem está precisando de ajuda, vale acompanhar nossa série "Começando meu negócio do zero" e aprender a criar estratégias de desenvolvimento de marca de forma simples, rápida e eficaz.

Dando a volta por cima

Seja sua própria mudança | Imagem: iStock

Cerca de 10 milhões de empresas foram fechadas durante 2021, de acordo com a pesquisa GEM - Global Entrepreneurship Monitor ou, traduzida, Monitor Global de Empreendedorismo -, realizada em parceria com Sebrae e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Por outro lado, os chamados empreendedores nascentes - marcas com até 3 meses de existência - tiveram aumento em 49% entre as empresárias: as mesmas que foram mais impactadas com os encerramentos de negócios. Segundo relatório do GEM 2020, a justificativa para esse comportamento é o fluxo de mulheres não preparadas para encarar os riscos do mercado.

Você pode transformar esse cenário

Você pode transformar esse cenário e a Printi está aqui para descomplicar! A jornada do empreendedor é uma busca diária por conhecimento e habilidades que exigem muito treino e adquiridas com o tempo. Por isso, preparamos uma lista de conteúdos que irão te ajudar nesse processo, afinal, somos parceiros, pode contar! Confira:

Série "Começando meu negócio do zero"

Série "Printi Profissa"

Outros conteúdos

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54