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Como conseguir economia em tempos de crise?

O relatório "Global Economics Analyst", produzido pelo banco internacional Goldman Sachs, afirma que o Brasil será o único país, entre as 12 maiores economias globais, que registrará queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016. Este cenário se deve ao período de crise que nosso país enfrenta, que resultou em cortes governamentais e prejuízos para a iniciativa privada.

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Não abra mão do marketing

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

O relatório "Global Economics Analyst", produzido pelo banco internacional Goldman Sachs, afirma que o Brasil será o único país, entre as 12 maiores economias globais, que registrará queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016. Este cenário se deve ao período de crise que nosso país enfrenta, que resultou em cortes governamentais e prejuízos para a iniciativa privada.

Entretanto, algumas empresas vêm chamando atenção, não só por resistirem à crise, mas também por conseguirem lucrar neste cenário. Diante disso, fica a dúvida: como conseguir qualidade e economia em tempos de crise?

Como conseguir qualidade e economia em tempos de crise?

Não abra mão do marketing

A primeira coisa que você precisa entender é que as estratégias de divulgação devem ser modificadas, mas nunca extintas. Para que sua empresa continue crescendo, você precisa continuar vendendo. E para continuar vendendo, seu produto precisa chegar até o cliente em potencial. E é nesse aspecto que o marketing se torna indispensável.

É importante ter em mente que os investimentos feitos em áreas estratégicas, como marketing, resultarão em crescimento quando o cenário econômico se estabilizar. Toda crise é passageira, e se você investe adequadamente enquanto outras empresas ficam estagnadas, quando a crise passar você estará um passo à frente de seus concorrentes.

Substitua os materiais, mas não deixe de utilizá-los

Os recursos destinados às ações de marketing já são escassos usualmente e, em tempos de crise, são ainda mais. Como já visto, as empresas não podem abrir mão dos impressos de divulgação justamente para que a crise não impacte suas vendas.

Mas, então, como continuar divulgando sem deixar de economizar?

Nossa sugestão é substituir materiais e produtos de divulgação por similares mais em conta, mas que não resultem em perda de qualidade. Para uma loja que divulga seus produtos em panfletos, por exemplo, neste momento o ideal seria optar pela impressão offset. Este tipo de impressão, ao mesmo tempo em que mantém uma qualidade considerável, apresenta um custo baixo quando em altas tiragens. Assim, esta empresa economizaria em custo de produção e continuaria divulgando seus produtos.

Não repasse os custos para seus clientes

Em épocas de recessão econômica, um grande erro da maioria das empresas é aumentar o preço dos produtos ou serviços de modo a equilibrar sua balança comercial. Sua empresa deve entender que os clientes são quem sustentam o negócio e, caso o preço de seu produto aumente consideravelmente, é bem provável que eles deixem de comprá-lo, afinal, eles também são afetados pela crise.

O ideal é fazer uma revisão detalhada de todas as despesas de seu negócio e cortar apenas os gastos que não impactam na qualidade de produção e na venda de seus produtos.

Planeje melhor suas estratégias de marketing

Este não é o momento para querer abraçar o mundo. Sua empresa deve delimitar ainda mais seu público-alvo de modo a fazer com que suas estratégias de marketing atinjam somente as pessoas que realmente estão interessadas em seu serviço.

Caso contrário, você estará desperdiçando boa parte do investimento em divulgação (e esta não é uma boa hora para desperdiçar, não é mesmo?).

Além disso, outra dica é investir em ações de marketing mais regionais, que podem ser executadas com orçamentos mais acessíveis. Outro ponto é a divulgação do material que, dependendo das condições de cada empresa, pode ser feita gratuitamente por amigos e familiares ou pela contratação de empresas especializadas, que não costumam cobrar muito por serviços como este.

Não abra mão do marketing

Como sua empresa equilibra qualidade e economia em tempos de crise? Conte para a gente nos comentários abaixo e aproveite também para dar uma olhada nas nossas opções de impressos econômicos para seu negócio.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

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