Blog

Como definir metas alcançáveis para o seu negócio [Começando meu negócio do zero] #8

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Defina e alcance suas metas | Imagem: Acervo pessoal

É natural e muito comum ter metas. Na verdade, é isso que move boa parte dos seres humanos. Mas você já parou pra pensar se as suas são realmente alcançáveis? ou em como torná-las realidade? Seja no âmbito pessoal ou profissional, é importante seguir objetivos atingíveis para tornar seus sonhos reais. E é sobre isso que vamos falar hoje! Conversamos com a especialista Ruana Godoy, proprietária da Co.Criare Comunicação Digital, que deu dicas imperdíveis. Confira já!

Vamos falar sobre metas?

Metas compõem objetivos | Imagem: Shutterstock

Uma etapa importante no processo de planejamento empresarial, as metas se apresentam de forma quantificada, ou seja, tarefas específicas com data para serem cumpridas. Para adentrar o tema, a Ruana propôs um cenário ilustrativo. Veja só:

Vamos imaginar que eu moro em São Paulo e decido passar o final de semana no Rio de Janeiro. Para que isso aconteça eu preciso ter alguns pontos definidos, como por exemplo:

  1. Dinheiro, para comprar uma passagem de avião ou alugar um carro. 
  2. Se eu decidir alugar o carro, preciso saber dirigir para me locomover no caminho.
  3. Também preciso ter um celular com Waze ou GPS e saber utilizá-lo.  
  4. E, por fim, preciso conseguir um lugar para ficar quando chegar lá.

Esses são apenas alguns exemplos de fatores que precisam existir para que eu consiga realizar minha viagem, sendo que essa viagem é meu objetivo final e os fatores são as metas que preciso alcançar.

Dito isso, entenda que muito além de determinar metas, é importante listar metas que possam realmente ser atingíveis dentro das suas condições. "Todos nós temos objetivos na vida, sonhos e desejos. Para que consigamos alcançá-los, é necessário desenhar as metas e os planos a fim de clarear esse caminho e torná-lo viável", considera.

Mas, afinal, como traçar metas alcançáveis na prática?

Como realizar metas na prática | Imagem: Acervo pessoal

Para que você entenda como colocar tudo isso em prática, confira 5 ações projetadas pela Ruana.

1. Ter Clareza do objetivo

Ou seja, antes de pensar na meta você precisa entender qual é o objetivo a ser atingido. No caso citado acima, meu objetivo é realizar uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro, as metas serão detalhadas A PARTIR do objetivo então se você não tiver clareza do cenário macro, não conseguiremos desenhar seu caminho.

2. Ser detalhista

Quanto mais detalhes sua meta tiver, mais fácil será de medir os resultados e criar um caminho viável para sua execução. Por exemplo: No caso acima, precisaria definir se iria de avião ou carro. Depois definir qual o modelo do carro, quanto sairia seu aluguel, quanto ele gastaria de gasolina por quilômetro rodado, qual seria forma de pagamento desse serviço, quais as datas para realizar esse pagamento e quantos dias teria para ter esse dinheiro em mãos, entre outros fatores... Quantos mais detalhes sua meta tiver, mais fácil será de alcançá-la!

3. Definir prioridades

Liste por ordem de importância as prioridades a serem atingidas, por exemplo:

Se eu desejar ir de avião, a prioridade é comprar um voo com antecedência para conseguir um bom preço. Em segundo lugar, é conseguir um lugar para ficar no Rio de Janeiro e em terceiro lugar iria traçar formas de realizar o caminho do aeroporto para o local. Ou, caso eu decida ir de carro, a prioridade seria reservar o aluguel para garantir que terei o veículo e depois iria atrás de baixar o aplicativo de GPS no celular.

Entende? É necessário estabelecer as prioridades das metas, assim você consegue ir realizando uma de cada vez e focar em um só objetivo naquele momento.

4. Ser realista

É preciso maturidade e uma pitada de pé no chão para entender se as suas metas são realistas. Por exemplo, se eu estiver desempregada no momento, a meta de juntar dinheiro para comprar uma passagem de avião não é realista. Precisaria colocar esse objetivo em segundo plano.

Ou caso eu não saiba dirigir, não é realista pensar em alugar um carro. É muito necessário entender o que é VIÁVEL para você neste momento da sua vida. Quanto mais realista você for, maior a chance de sucesso em atingir sua meta. Coloque os pés no chão e trace caminhos possíveis de serem realizados.

5. Quebre as metas em pequenas metas

Muitas vezes, ao olhar para uma meta, ela parece muito difícil de ser realizada. Uma grande dica é dividir ela em pequenas tarefas, por exemplo:

Preciso alugar um carro mas não entendo nada sobre isso, vou então:

  1. Conversar com pessoas que já alugaram carros para pedir dicas;
  2. Pesquisar sobre os melhores carros para viajar;
  3. Pesquisar sobre empresas de aluguel de carro para descobrir a mais recomendada;
  4. Ligar para algumas empresas para cotar os valores;
  5. E, então, ligar e reservar o meu carro na empresa que senti maior confiança.

Dividir o processo em pequenas tarefas faz com que o passo a passo fique mais claro e o medo ou a dúvida se torne menor.

Lembre-se que metas não são sonhos. Metas são os caminhos que vamos percorrer para conseguir atingir um objetivo, sendo que esse objetivo pode sim ser seu sonho.

O grande erro das pessoas que não conseguem realizar as metas propostas está no detalhamento e na disciplina, ou seja, a maioria acaba escrevendo sonhos que na maioria das vezes são vagos, como por exemplo:

  • "Criar uma empresa"

Portanto, ao invés de definir um objetivo específico, desenhe as metas:

  • "Criar uma empresa no ramo de alimentação saudável na cidade de São Paulo no ano de 2022" - ainda assim, é possível ser ainda mais detalhista que isso.

E então, manter a disciplina de cumprir com o que você mesmo se propôs.

Permita-se ser do tamanho que você quiser | Imagem: Ruana Godoy

Não tenha medo de sonhar alto. Pense grande e se organize para realizar seus sonhos. Permita-se ser do tamanho que você quiser!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54