Como planejar o seu negócio para o próximo ano [Começando meu negócio do zero] #11
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Chegamos aos últimos dias deste ano e é normal começarmos a nos planejar e criar metas para cumprirmos nos próximos doze meses. Com isso, também nos deparamos com a dificuldade de entender quais as reais necessidades e prioridades para o negócio. Por isso, hoje você vai descobrir como planejar o seu negócio para o próximo ano com as dicas valiosas da Laryssa Alves, publicitária, proprietária da Mulheres CEO, uma plataforma de educação para mulheres empreendedoras, da loja de roupas Rozez e embaixadora da Printi.
O Primeiro passo do planejamento
O primeiro passo para se planejar é saber exatamente o que você quer para o próximo ano, mas tendo realmente em mente o que você deseja, e não o que as outras pessoas estão fazendo. "Muitas vezes nos perdemos no planejamento focando em coisas que na verdade nunca foram nossas metas de fato, mas acabamos achando que queremos aquilo porque nos comparamos com outras pessoas. Não olhar muito para o lado é um ótimo começo." completa Lary.
O Ideal é fazer uma lista enumerando os itens com ordem de prioridade para focar. Além disso, não tentar "abraçar o mundo" sempre ajuda. Segundo nossa embaixadora, "É bem melhor ter 3 metas claras e específicas para focar do que tentar realizar 25 coisas ao mesmo tempo". E se no meio do caminho precisar de um cafézinho, que tal personalizar uma caneca incrível para o próximo ano?
Como traçar metas para seu negócio?
Anote essas dicas valiosas da Lary: Ter metas específicas e com um prazo de conclusão é sempre um bom caminho. A meta “aumentar as vendas mensais em 25% em até 6 meses” é muito mais tangível do que apenas “vender mais”. É preciso saber o que você quer, como irá alcançar e qual será o prazo.
Realize projeções para seu negócio em 2023
É possível fazer projeções para o próximo ano analisando os dados internos de cada empresa e qual é a situação atual do seu nicho de mercado. Por exemplo: se as vendas caíram muito esse ano é preciso entender o porquê isso aconteceu e o que pode ser feito para evitar esse mesmo cenário no ano que vem. E analisar o mercado é importante para saber quais serão as tendências de compra do próximo ano
"O primeiro passo para essa projeção é fazer uma análise de mercado, concorrência, definir um plano de marketing e financeiro. Além de analisar todos os dados possíveis e organizar da melhor forma para acompanhamento tanto dos resultados deste ano como projeção para o próximo ano." completa a publicitária.
Além de tudo isso, é preciso levar em consideração alguns riscos na hora de realizar essas projeções. Mudanças podem acontecer o tempo todo, então é importante ter em mente que essas projeções servirão para te guiar e clarear o caminho, não para serem seguidas à risca o tempo todo sem nenhuma mudança.
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Escolher como se organizar também é essencial, por isso a dica que damos é: Invista em papelaria para o seu negócio, com uma agenda, planner físico, calendário, caderneta ecológica ou até mesmo um app de organização. Para descomplicar ainda mais sua vida e seu negócio, tem cupom de 10% desconto em Agenda diária com frete, para você aproveitar e comprar sua agenda até o dia 31/01 sem limite de desconto.
Publicado em 18/04/2024