Como planejar sua carreira em marketing
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Recentemente, postamos dicas sobre o que fazer após conseguir o diploma de design gráfico. Se você prestou atenção ao conteúdo, já sabe que, para alcançar o sucesso, é preciso, entre outras coisas, especializar-se em alguma área.
Dentre tantas possibilidades, uma que se destaca é a carreira em marketing. Este departamento é de importância estratégica para qualquer negócio e, portanto, necessita de profissionais qualificados.
Por isso, trouxemos algumas informações fundamentais a quem deseja se especializar nessa carreira. Continue a leitura para saber tudo sobre ela!
O que é exigido do profissional de marketing
O setor de marketing é altamente estratégico e, em linhas gerais, responsável por identificar as necessidades dos consumidores e criar diretrizes que atendam a elas.
Nele, o mercado é analisado e são elaboradas estratégias de comunicação, distribuição e precificação. Dele podem sair, ainda, sugestões de melhoria ou mesmo de novos produtos e serviços, a partir dos resultados obtidos em pesquisas.
Para ser capaz de lidar com essas demandas, o perfil do profissional que deseja atuar em marketing deve ter características como:
- versatilidade e facilidade de adaptação;
- capacidade de antecipação de tendências;
- criatividade;
- olhar analítico;
- habilidade de interpretar números.
Essas são apenas algumas qualidades necessárias. De acordo com seu local de trabalho ou mercado de atuação, outras podem surgir.
Onde trabalhar
Engana-se quem acredita que para atuar nesse setor deve-se procurar apenas grandes empresas. Na verdade, existem diversas formas de atuação. Veja só:
Em empresas
Muitas empresas possuem seus departamentos de marketing incorporados à sua estrutura, desde aquelas de pequeno porte até as multinacionais. O que varia muito, porém, é o tamanho das equipes.
Em geral, quanto menor a organização, menor o seu time de marketing. Isso pode significar, inclusive, que o setor inteiro se resuma a uma ou duas pessoas. Assim, saber trabalhar sob pressão e atender a diversas demandas ao mesmo tempo podem ser características imprescindíveis a esses quem trabalha aqui.
Em agências
Algumas companhias, por sua vez, preferem terceirizar os serviços de marketing contratando agências especializadas. Estes tendem a ser espaços mais informais, ideais para quem quer fugir do ambiente de formalidade que costuma existir nas empresas.
Tirando algumas exceções, é bastante comum que uma mesma equipe de profissionais atenda a mais de um cliente, o que exige bastante versatilidade.
Em casa
Quem procura mais flexibilidade, pode trabalhar como freelancer. O mais comum é que eles sejam contratados para atender a demandas pontuais que não são supridas internamente — seja em empresas ou agências — mas nada impede que sejam procurados também para realizar campanhas de marketing mais estratégicas.
Quem opta por atuar como autônomo precisa ser muito organizado — afinal, não haverá um chefe supervisionando o trabalho o tempo todo. Além disso, é preciso também saber gerenciar suas demandas e seu tempo.
No que investir para uma carreira em marketing
Se você está decidido a seguir uma carreira em marketing, é preciso se preparar, pois o mercado é altamente competitivo.
Educação formal
Há quem diga que experiência vale muito mais do que educação formal, porém, cada vez mais vagas em marketing são ocupadas por quem possui algum tipo de pós-graduação — principalmente especialização ou MBA.
Esses cursos, em geral, oferecem uma formação gerencial, que é muito importante para quem almeja cargos mais seniores.
Networking
É muito comum que novas vagas sejam ocupadas por profissionais indicados por seus colegas sem que nem ao menos sejam anunciadas. Por isso, manter uma boa rede de contatos é fundamental.
Para isso, vá a eventos e feiras e participe de fóruns e grupos de profissionais online. Mas de nada adiantará fazer novos contatos se só procurá-los quando precisar de alguma coisa.
Mantenha um relacionamento saudável e cordial com eles, troque opinião sobre projetos e discuta cases atuais. O importante é manter o canal de comunicação com eles sempre aberto.
Experiência profissional
Muitas vezes, nosso trabalho fala por nós. Mas não pense que isso é um impeditivo para quem está iniciando sua carreira e ainda não tem experiência. Invista em projetos pessoais, ofereça seus serviços aos amigos, crie clientes fictícios para colocar suas habilidades em prática. O importante é mostrar o que você sabe.
E aí, preparado para iniciar uma carreira em marketing? Temos certeza de que, depois desse texto, sua preparação será muito mais fácil! Mas se você ainda tem dúvidas ou sugestões para dar, comente aqui no post para que possamos esclarecê-as!
Publicado em 18/04/2024