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Como usar a harmonia de cores no seu design

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Adesivos Uma Tipo | Imagem: Uma Tipo

Você sabe o que é harmonia de cores? Sabe como aplicar no seu negócio? No conteúdo de hoje, aprenda a importância do tema para o seu negócio, crie a sua própria paleta de cores e aplique de forma correta. Contamos com o auxílio da profissional Emilly Naranjo, proprietária da papelaria criativa Uma Tipo e embaixadora da Printi.

O que é harmonização de cores?

Aplique a harmonização de cores no seu negócio | Imagem: Uma Tipo

Harmonia de cores trata-se da combinação técnica entre cores, fazendo com elas se relacionem entre si de modo a construir um universo e transmitir uma mensagem. Essa composição é essencial para qualquer tipo de imagem, bem como permite inúmeras interpretações. "Eu definiria como um conjunto de cores que funciona bem entre si. Cores que trazem um conforto visual", diz Emilly.

Cores análogas x Cores complementares

Circulo cromático | Imagem: Reprodução/ Medium

As cores análogas são aquelas que estão posicionadas lado a lado e, automaticamente, são semelhantes quanto ao tom, nuance e contrastes. Já as cores complementares, ocupam um lugar oposto do círculo cromático, e, por isso, não apresentam semelhanças entre as cores ou tons.

Design empresarial

Fixe a sua marca na mente dos consumidores | Imagem: Uma Tipo

Uma paleta de cores harmoniosas reflete diretamente em uma identidade visual mais forte e, consequentemente, no poder de fixação na mente dos consumidores. Dessa forma, o auxílio no desenvolvimento de um negócio é consequência e ocorre de forma espontânea. "Uma identidade visual forte possibilita a criação, por exemplo, de produtos e, também, conteúdos nas redes sociais que se destacam e chamam a atenção, impactando, assim, no desenvolvimento do negócio, auxiliando a marca a se consolidar melhor no mercado e a ter um fácil reconhecimento de tudo que fizer parte da sua identidade", recomenda.

Dicas para fazer sua paleta de cores

Defina a sua paleta de cores | Imagem: Uma Tipo

Agora que você já reconheceu a importância das cores, a Emilly tem algumas dicas especiais:

  • Pensando em uma paleta harmoniosa, a maior dica que dou é: utilize o círculo cromático nesse processo;
  • Vale também definir alguns pontos antes, como por exemplo, se sua marca tem uma pegada mais suave, obviamente não serão escolhidas cores fortes e contrastantes. Mas, sim, cores mais em tons pastéis, por exemplo;
  • Reforçando: o círculo cromático auxilia muito nesse processo, pois há combinações estratégicas que você pode selecionar, como cores equidistantes, cores análogas, cores complementares e assim vai…

O processo de harmonização da Uma Tipo

A harmonização de cores da Uma Tipo | Imagem: Uma Tipo

As cores da Uma Tipo foram definidas ao longo dos anos da marca. "Lembro que no início as cores eram em tons mais pastéis e eram apenas três: mostarda, turquesa e rosa. Que por serem cores próximas às cores primárias (amarelo, azul e vermelho, que são equidistantes no círculo cromático), harmonizam com facilidade. Acabou que, com o tempo, mais cores foram sendo inseridas, como o verde e o roxo. Mas tudo isso sempre é feito preocupando-se em ter uma paleta de cores harmônicas. Então, por exemplo, o tom de verde é sempre mais claro é puxado pro amarelo.
Atualmente, conforme a marca foi amadurecendo, os tons das cores foram ficando levemente mais fortes, abandonando um pouco os tons pastéis, para acompanharem a evolução da marca", descreve.

Roxo é verde é uma combinação ousada | Imagem: Uma Tipo

Claro que cada marca se envolve nesse processo de acordo com sua personalidade. "Por exemplo, têm marcas que têm uma personalidade mais forte, mais 'cool', e utilizam cores mais fortes e mais contrastantes entre si. Já aqui na Uma Tipo, sempre prefiro trabalhar com tons de uma mesma cor. Então acho difícil termos um produto que combine verde e roxo, por exemplo, que é uma combinação mais ousada. Nesse caso, preferiria trabalhar com tons de roxo ou tons de verde. (Mas também pode ser que isso mude mais pra frente haha)", expõe a empreendedora. Vem aí? ?

Harmonização nos sistemas CMYK e RGB

Em ambos os sistemas CMYK e RGB a harmonização de cores é bem semelhante. "Visto que praticamente todas as cores que existem no digital, também existem no impresso, só é preciso se atentar no caso de produtos físicos, pois como se trabalhará com os dois sistemas, é sempre muito importante fazer testes de impressão para ver como cada cor ficará impressa, antes de enviar para a impressão final - as cores sempre tendem a escurecer um pouco na impressão e alguns tons específicos mudam bastante de um sistema pro outro", conclui Emilly.

Publicado em 18/04/2024

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