Blog

Conheça as etapas da produção de um material gráfico

Quando se fala em produção gráfica, muitos já imaginam grandes equipamentos, impressoras modernas e alta tecnologia. Porém, antes de chegar a entrar nessas máquinas há uma série de etapas, que vão desde o tipo do produto, escolha do material a ser utilizado, estética, layout, informações como tiragem e prazos, opções de cores, diagramação, finalização e, finalmente, a impressão e a entrega ao cliente onde ele estiver.

Alt Text

Entenda um pouco mais sobre as etapas da produção gráfica

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Quando se fala em produção gráfica, muitos já imaginam grandes equipamentos, impressoras modernas e alta tecnologia. Porém, antes de chegar a entrar nessas máquinas há uma série de etapas, que vão desde o tipo do produto, escolha do material a ser utilizado, estética, layout, informações como tiragem e prazos, opções de cores, diagramação, finalização e, finalmente, a impressão e a entrega ao cliente onde ele estiver. Neste post, vamos entender um pouco mais das etapas da produção gráfica e abordar dicas para você ter o material com maior qualidade possível, seja ele um cartão de visitas ou um catálogo complexo de exposição de produtos e serviços. Tudo começa com uma necessidade: a demanda pode ser um material gráfico. Aí entram as figuras do redator, que vai escrever o que se quer comunicar, e do designer, que vai desenhar e organizar harmoniosamente textos e imagens no espaço determinado. Feito isso, o material vai para aprovação do cliente, ou seja, aquele que requisitou o material. A partir dos ajustes solicitados, o arquivo gerado é fechado e enviado à gráfica para imprimir. Por isso, a importância de se contar com profissionais capacitados para essas funções. Um erro nesta etapa compromete definitivamente o resultado final do projeto. Entenda um pouco mais sobre as etapas da produção gráfica

Definição do processo de impressão

Escolher o processo de impressão mais adequado para um determinado projeto significa definir a forma como ocorrerá a transferência dos elementos gráficos para o papel. Os processos podem ser diretos, quando esta transferência é realizada diretamente entre a matriz e o substrato por flexografia, rotogravura ou serigrafia. E podem ser indiretos, quando se usa intermediários para a transferência, como no caso da impressão Offset, que ocorre por meio de chapas.

Pré-impressão

Primeiramente, é realizada a pré-impressão, que pode ocorrer num birô de pré-impressão ou na própria gráfica que se contratou para imprimir. São produzidos então os fotolitos, que são peças de material parecido com plástico como se fossem filmes transparentes, feitos de acetato. Nesta etapa, também ocorre a digitalização e a edição de imagens em alta resolução, que varia de acordo com a complexidade do projeto. Saiba mais sobre a pré-impressão O objetivo desta etapa é, também, verificar se os arquivos que chegaram do designer atendem as condições técnicas exigidas pela gráfica. É ai que se corrigem eventuais falhas no arquivo para se alcançar uma qualidade perfeita de impressão. E, a partir dos fotolitos, são produzidas as chamadas matrizes. Isso ocorre em gráficas mais tradicionais porque nas mais modernas os fotolitos já foram abandonados.

Impressão

Começa então a produção da matriz (forma), no setor muitas vezes denominado fotomecânica, na gráfica onde se fará a impressão. Além de imprimir, as máquinas impressoras que contam com mais tecnologia fazem, automaticamente, as dobras previstas no projeto e os eventuais cortes. Depois disso o material segue para o acabamento. Quer saber como uma impressão é feita?

Acabamento

Esta fase pode acontecer na própria gráfica responsável pela impressão ou num fornecedor de sua confiança. Isso depende do porte da gráfica em questão e da complexidade do acabamento, que inclui cortes, refile, aplicação de vernizes, etc. Onde o acabamento do material é feito? Mas, quem é o responsável por todas estas etapas? O produtor gráfico é o profissional competente para cuidar da pré-impressão, impressão e pós-produção. Sua principal função é identificar e definir quais as melhores condições para cada um dos projetos que chegam à gráfica. Ele ainda é o responsável por buscar novos fornecedores, tecnologias e possibilidades de impressão. Afinal, para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo, as gráficas precisam entregar aos clientes maior valor agregado, variedade de produtos e combinações, impressos cada vez mais customizados e menores prazos de produção. Se você quer que seu material passe por todas estas etapas sem dor de cabeça e com o melhor custo benefício, conheça a Printi, uma startup que surgiu, há cerca de quatro anos, a partir de uma grande empresa tradicional. Ela entrou na indústria gráfica brasileira com o objetivo de quebrar o paradigma de falta de transparência e eficiência no processo de customização de produtos impressos. Com uma equipe dinâmica e focada, a Printi tem a determinação de dar a todos a oportunidade de customizar seu material gráfico de maneira rápida, fácil e a um baixo custo. Todo o processo do cliente acontece por uma plataforma, onde ele faz os pedidos e acompanha da produção à entrega. Quer saber mais como funciona a Printi? Acesse o site e seus trabalhos impressos nunca mais serão os mesmos!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54