Design X Branding: saiba as diferenças

Design e branding são conceitos que se mesclaram no decorrer dos anos. Grande parte das pessoas possui dificuldade de distinguir cada um deles e, dessa forma, acabam pedindo o serviço incorreto ou gerando expectativas que não correspondem à realidade.

Na verdade, não é surpresa que eles se misturem, pois estão interligados, criando uma confusão, especialmente para os clientes. Portanto, vamos entender mais sobre o assunto? Você vai ver que não é tão confuso quanto parece e que ambos dependem um do outro.

O que é design?

O design é uma concepção do visual de um produto, conceito ou marca. O profissional que atua na área trabalha para conferir uma forma funcional e física para uma ideia que lhe foi apresentada. Em marketing, por exemplo, o design nada mais é do que o desenvolvimento de layouts, logotipos, diagramação, fotos de divulgação, entre outras maneiras de expressar a identidade da companhia.

É interessante ressaltar que o design surgiu para ser uma espécie de ferramenta para as empresas que desejam um melhor produto. Tudo é criado com o objetivo de atrair o cliente. Portanto, o design é muito importante para todas as marcas e a criação de qualquer ideia.

>> Você sabe quais são as diferenças do Design Impresso para o Design Digital? Descubra nesse link <<

O que é branding?

Branding, como o nome diz, é referente à marca, ou brand. Nada mais é do que o desenvolvimento de uma marca, trabalhando não apenas em seu conceito interno, mas também a opinião do consumidor sobre ela.

O processo geralmente é essencial para proporcionar a integridade da missão, visão e valores da marca em todos os campos. Seja na loja online ou no ponto de venda, por exemplo. Vale citar que o profissional de branding tem como responsabilidade garantir que a comunicação, seja ela visual ou verbal, harmonize entre si.

Saiba que em alguns casos é realizado um branding 360, ou seja, uma estratégia mais completa que compreende todos os tipos de manifestação da marca. Por exemplo, uma marca de calçados pode, além de um aspecto característico, ter um aroma específico. E é por esse cheiro que os clientes a identificam.

 

design x branding

 

Como design e branding se relacionam?

A criação de um branding é um processo completo. Isso porque não é criado apenas o conceito e o nome, como também a forma e a linguagem dominante no mercado. E diretamente associado a isso, é necessário possuir uma expressão visual destas informações. É aí que entra o design, que vai dar cor, tamanho e forma para os conceitos definidos pelo branding.

Por serem utilizados em conjunto, na maioria dos casos, as pessoas acabam confundindo os significados e como cada um é aplicado dentro da estratégia e do conceito da marca.

Para entendermos melhor, é preciso ter em mente que um profissional de design não deve desenvolver sozinho uma marca. Da mesma maneira que o profissional de branding necessita do suporte de um criativo para tornar o conceito uma realidade.

Como vimos os conceitos de design e branding são distintos, mas estão muito ligados em seu campo de atuação. Ou seja, um não vive sem o outro quando falamos em marca e identidade visual de uma empresa. E não importa sua área de atuação profissional no mercado.

Vai desenvolver sua estratégia de branding e design? Acesse o nosso site e saiba como a Printi pode te ajudar nesse processo.