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Designer gráfico: Por que você tem que usar as redes sociais #1

As redes sociais do momento a favor do profissional

Se você é um designer gráfico ou, pelo menos, já pensou em ser um, sabe que é uma profissão que exige dedicação e trabalho árduo. E espere até que você tenha que competir, quase que diariamente, com diversos designers para os mesmos projetos. A concorrência esta mais acirrada, com profissionais cada vez melhores e mais engajados. 

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LinkedIn – O foco corporativo

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

As redes sociais do momento a favor do profissional Se você é um designer gráfico ou, pelo menos, já pensou em ser um, sabe que é uma profissão que exige dedicação e trabalho árduo. E espere até que você tenha que competir, quase que diariamente, com diversos designers para os mesmos projetos. A concorrência esta mais acirrada, com profissionais cada vez melhores e mais engajados. Portanto, para se destacar e conquistar seu “lugar ao Sol”, não basta ter talento e competência. É preciso divulgar seus projetos de forma coerente, para que os clientes conheçam o seu trabalho e cheguem até você. A máxima “Quem não é visto não é lembrado” deve ser levada a sério, principalmente para profissionais freelancer. E uma das formas mais viáveis e de baixo custo é através das redes sociais. Na última década, as mídias sociais passaram a serem exploradas também como ferramenta para promover um negócio, produto ou marca. Designers, como outros profissionais, devem explorá-las para estabelecer sua presença online a fim de se destacar, parecer respeitável e profissional. Neste artigo vamos abordar algumas das mais importantes redes sociais do momento e como elas podem contribuir para a promoção do seu trabalho. LinkedIn – O foco corporativo Apesar de ser uma rede com foco mais corporativo, deve ser a primeira plataforma a ser explorada pelos designers. Ao longo dos anos, o LinkedIn tornou-se um ambiente que possibilita a interação entre empregadores e candidatos, com recursos interativos que fará com que o seu perfil se destaque. Mas isso não é tudo: também é possível manter-se em contato com outros membros, dando-lhe a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e contribuir com projetos que ainda estão começando.

LinkedIn – O foco corporativo

- Os grupos Este é o lugar onde os membros podem se envolver e participar de discussões, compartilhando seu conhecimento e experiência sobre um assunto ou projeto em particular. Há dezenas de aplicativos do LinkedIn que podem ajudar como o de exibição Portfolio Criativo. - Respostas Vá para a barra de pesquisa no LinkedIn e selecione "Respostas" do menu drop-down. Isto irá levá-lo para um banco de dados inteiro de perguntas sendo feitas por outros membros. Dar respostas competentes às perguntas ajudar a ganhar reputação. - Atualize e personalize o seu perfil Lembre-se que os perfis do LinkedIn ficam indexados e classificados nos motores de busca. Pessoas a procura de seus conhecimentos, experiência profissional e serviços podem encontra-lo mais facilmente se seu perfil estiver devidamente atualizado. Além disso, você pode pedir recomendações de clientes, colegas e chefes para fortalecê-lo. Isso ajuda a proporcionar grandes oportunidades de carreira e de negócios. Twitter - Tweet como um profissional Com mais de 500 milhões de usuários cadastrados, o Twitter estabeleceu-se como uma plataforma popular para compartilhar informações e interagir com o mundo. Mesmo com milhões de tweets todos os dias, muitas pessoas não exploram a função de busca ao máximo. É um dos melhores lugares para designers à procura de trabalho, analisar o trabalho existente e buscar oportunidades futuras.

Twitter - Tweet como um profissional

- Personalize seu perfil Você pode adicionar uma descrição simples sobre si mesmo de forma criativa ou explorando suas experiências. Você também pode adicionar um link para seu blog, site ou portfólio online. - Seguir e ser seguido Use o recurso de busca do Twitter para acompanhar profissionais da sua área de atuação. Siga pessoas que você gosta do trabalho. Siga de volta pessoas interessantes que te seguem e convide pessoas relevantes para segui-lo. Lembre-se de equilibrar a razão de seguidores e seguintes. - Compreenda a dinâmica Aprenda a construir uma base de fãs antes de começar a utilizar esta ferramenta ao invés de aparentar ser um spam para os demais usuários. Envolva-se em conversas e re-tweet muitas vezes. Publicar informações e comentários relevantes sobre os tweets de outras pessoas ajuda a iniciar uma discussão ou fazer uma pergunta. O Twitter é uma ótima maneira de interagir com a comunidade internacional em tempo real. Além de você ter muito a aprender, pode ensinar designers iniciantes e identificar grandes oportunidades de emprego. Além de emprego, os designers podem usar a caixa de pesquisa para promover seu trabalho, utilizando-se das hash tags com termos relacionados como: #projeto, #web, #gráficos, #design, entre outros. Google+ - Socializar e Interagir Mesmo que Google+ não seja tão popular quanto o Facebook e enfrente resistência por parte dos usuários, lembre-se que ele é um produto do maior buscador da web. Atualizações recentes para o Google Search Algorithm agora faz uso das ações do Google+, tornando a rede valiosa para promoção do seu portfolio, quando se trata de “ser encontrado” por possíveis clientes. Além de SEO, o Google + permite aos usuários criar círculos sociais de diferentes naturezas. Designers gráficos podem usar esse recurso para se manter em contato com os principais especialistas da área e clientes. Adicione uma foto de capa em sua página de perfil que represente o seu trabalho e o seu estilo. Ele vai atrair seguidores e contatos de negócios, além de ser uma maneira de mostrar suas habilidades.

Google+ - Socializar e Interagir

- Compartilhar imagens e vídeos via Google+ Crie um portfólio dentro do seu perfil, de preferencia um “write-up”. Promova-se, fornecendo links para o seu site, blog, portfólio online ou mesmo para outras redes sociais. Adicione sua experiência, participe de discussões e comente as mensagens de outras pessoas. Pinterest - Pin que lhe interessa! O Pinterest é uma das tendências mais interessantes para os designers. Durante os últimos anos, a plataforma obteve um sucesso surpreendente, e trabalha como uma forma altamente inovadora e exclusiva de compartilhamento de conteúdo. Crie o seu próprio conjunto de placas de pinos e categorize-os. Este é um ótimo lugar para encontrar inspiração e ver outros trabalhos de arte criativa. Marque (pin) coisas que você gosta e pode usá-las como inspiração. Assim, você pode visualizar este material outras vezes, de forma bem simples. Vincule sua conta a outras redes sociais para construir um perfil forte e apresentar seu trabalho de forma mais abrangente. Pinterest é diferente de outras plataformas, já que as imagens e efeitos visuais passam a ser o centro das atenções. Este é um ótimo cenário para os designers gráficos e uma oportunidade perfeita para mostrar seu portfólio. Se você ainda não está no Pinterest, inscreva-se!

Pinterest - Pin que lhe interessa!

Facebook – A poderosa O Facebook é uma plataforma importantíssima para divulgar seu portfólio, mas sempre com o cuidado de não tornar-se inconveniente. É importante criar um fanpage exclusiva para seus projetos e assim deixar claro a sua postura profissional. Na foto de perfil, não coloque aquela foto legal com a sua namorada (o) ou post as fotos do churrasco do final de semana. Seguir esta regra básica é o primeiro passo para o seu sucesso na rede social. Como nas demais fanpages dedicadas a divulgar seu trabalho, insira informações relevantes sobre sua experiência, dados de contato e objetivos profissionais.

Facebook – A poderosa

- Personalização de bom gosto O Facebook permite que você crie pastas para separar suas imagens, assim como as demais redes. Aproveite desta funcionalidade para organizar seus projetos. Assim, os seus fãs saberão exatamente onde procurar por referências e trabalhos. Existem diversos aplicativos que permitem personalizar sua página. Portanto, crie fanpages criativas. Não se esqueça que você nunca saberá quem está observando seu portfólio. Utilize o bom gosto, ética e criatividade sempre e lembre-se de redigir muito bem os textos. Erros de ortografia ou mesmo de digitação causam má impressão e sensação de descaso. Uma dica legal para o Facebook é utilizar o aplicativo dPortofolio, que cria uma página reservada para exposição de trabalhos profissionais. É simples de usar e permite inserir as imagens e descrição para cada trabalho. Todas os dados e fotos publicados ficam hospedados nos servidores da Amazon, com total segurança e sem custos, porém com algumas limitações. Se quiser mais capacidade de armazenamento, existem opções de pacotes com o preço mínimo em torno de R$ 4. Lembre-se que o sucesso de um designer gráfico não depende apenas da habilidade, mas o quanto o profissional é conhecido e promovido. E plataformas de mídias sociais são ótimas maneiras para isso. Com empresas e pessoas utilizando a world wild web com maior frequência para buscar profissionais gabaritados, é absolutamente necessário para os designers gráficos garantir uma sólida presença na internet.

Publicado em 18/04/2024

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