Blog

Dicas de cursos e portais sobre empreendedorismo

Alt Text

SEBRAE

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Empreendedorismo reúne o sonho do reconhecimento profissional, com estudo e coragem para assumir riscos | Imagem: iStock

São muitos os motivos que levam as pessoas a se tornarem empreendedoras: desde a necessidade financeira até o sonho de investir no próprio negócio. O que a maioria têm em comum é o desejo de conquistar reconhecimento financeiro e profissional, além da ambição de ver sua marca crescendo no mercado. Mas, se engana quem acredita que o empreendedorismo exige pouco estudo. Na verdade, além da curiosidade, iniciativa e coragem para assumir riscos, o empreendedor precisa estudar sobre mercado, marketing e, principalmente, sobre o nicho em que atua. 

Por isso, para ajudar você que sonha em embarcar no universo do empreendedorismo, trouxemos dicas de cursos e portais que podem te ajudar! Vamos nessa?

Sebrae

O Sebrae tem como foco fortalecer o empreendedorismo no Brasil | Imagem: Portal Sebrae

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma entidade privada e empenhada em fortalecer o empreendedorismo no Brasil. Com foco em pequenas empresas e empreendedores iniciantes, a instituição traz várias informações importantes sobre o mercado em seus portais, além de diversos cursos gratuitos online e presenciais

Para quem busca montar o próprio negócio e não sabe por onde começar, o portal oferece o Descomplique, um curso online que vai te colocar por dentro de tudo o que é necessário para dar o pontapé inicial na sua empresa. Se você já é um empreendedor, também pode ter acesso ao Descomplique sua empresa, dessa vez focado no seu perfil e momento de negócio. Além desse, também vale acessar cursos como Marketing digital para o empreendedor e Planejamento estratégico para empreendedores que são temas essenciais para a construção de uma marca.

Moving Girls

Plataforma para instruir mulheres no empreendedorismo | Imagem: Blog Moving Girls

A Moving Girls foi fundada pela empresária e designer Camila Vidal, um grande nome no empreendedorismo feminino. A plataforma tem como propósito justamente instruir mulheres no segmento do universo empreendedor e é definida pela fundadora como uma comunidade, por abraçar a todos e atuar em equipe. Seu grande objetivo é instigar as mulheres a construírem suas próprias histórias no mercado, com o conhecimento necessário para uma trajetória de sucesso.

Com um forte impacto nas redes sociais, especialmente no Instagram - rede que acumula mais de meio milhão de seguidores -, a Moving disponibiliza diversos cursos em seu site, com materiais e temas específicos para empreendedoras em diferentes momentos de carreira. Vale a pena conferir as opções disponíveis no site, além de acompanhar as dicas e conteúdos postados no blog da empresa.

Endeavor

A organização sem fins lucrativos está há mais de vinte anos compartilhando conhecimento e conteúdos sobre empreendedorismo no Brasil | Imagem: Endeavor Brasil

A Endeavor é uma organização global sem fins lucrativos, que tem a missão de compartilhar conhecimento e informação sobre empreendedorismo. A empresa chegou no Brasil há mais de vinte anos e trouxe um grande portal de conteúdo para empreendedores, com cursos e materiais em diversos formatos e gratuitos

A empresa também traz programas de aceleração para vários tipos de empresas, especialmente as startups que têm ocupado cada vez mais espaço no mercado. Independentemente do momento de carreira ou negócio, esse com certeza é um portal de estudo muito válido e acessível para os empreendedores.

FGV

A FGV oferece cursos gratuitos e pagos sobre empreendedorismo e gestão de negócios | Imagem: Portal FGV

A tradicional Fundação Getúlio Vargas é uma instituição de ensino que oferece cursos de graduação e pós-graduação, além de cursos de curta duração. O que poucas pessoas sabem, é que a FGV também oferece muitas opções de cursos gratuitos e online, inclusive na área de empreendedorismo.

Hoje, separamos como destaques os cursos de Alinhamento entre vendas e marketing e Empreendedorismo e mercado financeiro, mas vale a pena conferir no site todas as opções que possam te interessar e servir como uma fonte de conhecimento para o seu negócio.

Nuvemshop

Trilhas de Conhecimento Nuvemshop | Imagem: Nuvemshop

Para quem está pensando em montar um negócio online, vale a pena conferir os cursos de e-commerce das Trilhas de Conhecimento da Nuvemshop. Você pode escolher os temas que vai estudar de acordo com o seu momento: se está planejando o seu negócio, se já vende online ou se quer expandir o seu e-commerce. 

No portal das Trilhas, você pode aprender com um curso de vendas online, curso de dropshipping, curso de instagram para negócios e muito mais. As aulas são ministradas por consultores de e-commerce e empreendedores digitais. Também é possível acessar planilhas gratuitas, ferramentas e tutoriais para colocar os conhecimentos em prática.

Sobre empreender...

Fique por dentro de mais conteúdos sobre empreendedorismo | Imagem: iStock

A jornada do empreendedor vai além do sonho e do empenho destinado aos negócios, mas de uma busca diária por conhecimento e habilidades que são treinadas e adquiridas com o tempo. Aqui, no Blog da Printi, você fica encontra diferentes conteúdos que podem te ajudar no dia a dia do seu negócio, além de entrevistas inspiradoras sobre empreendedorismo e carreira. Fique por dentro! ;)

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54