Blog

A diferença entre design gráfico e web design

Há enorme diferença no trabalho do design gráfico e do web designer e na forma como ambos participam do desenvolvimento do projeto. O Design gráfico tem como objetivo convencer o consumidor de que sua empresa é a certa para ele, desenvolver a arte do projeto, e tudo que é classificado como impresso ou o que é exibido em um layout, como revistas, anúncios, cartazes, folhetos, logotipos, livros, rótulos de CDs, entre outros.

Alt Text

A diferença entre design gráfico e web design

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Há enorme diferença no trabalho do design gráfico e do web designer e na forma como ambos participam do desenvolvimento do projeto. O Design gráfico tem como objetivo convencer o consumidor de que sua empresa é a certa para ele, desenvolver a arte do projeto, e tudo que é classificado como impresso ou o que é exibido em um layout, como revistas, anúncios, cartazes, folhetos, logotipos, livros, rótulos de CDs, entre outros. Já os profissionais de web design, que trabalham na aplicação dos projetos apenas na internet, abrangem a aparência geral do trabalho, incluindo aspectos técnicos na criação de um site, como a codificação.

A diferença entre design gráfico e web design

No impresso, os leitores têm a experiência de seus olhos serem guiados de uma página a outra, mantendo o interesse. Na web, o texto é desenvolvido em uma tela fixa, porém, apenas com possibilidade de interação ao alcance de um clique. A seguir apresentaremos as diferenças consideráveis no projeto quando este é passado de um design gráfico para um web design: Resolução: Entende-se por resolução a qualidade da imagem, sendo medida em pixels por polegadas (ppi). Uma imagem que apresenta 72 ppi que é ideal para um projeto visto virtualmente. No campo do design gráfico, as imagens devem ser trabalhadas com 300 dpi, a fim de garantir uma boa qualidade de impressão. Formato: O formato mais utilizado por páginas na web é denominado Graphics Interchange Format (GIF), pois é reconhecido por qualquer navegador, apresentando 256 cores e, até mesmo, fundo transparente. Esse método é recomendado para arquivos com variação baixa de cores, e imagens que serão visualizados apenas na tela do computador. Existe também outro formato chamado Joint Photographers Experts Group (JPEG), que é mais bem utilizado para imagens que serão impressas, pois exibem inúmeras cores e detalhes. É importante avaliar o arquivo para decidir o formato que irá encaixar-se devidamente no projeto.

Os formatos dos arquivos são diferentes

Fontes: Atente-se na escolha, pois há enorme diferença em fontes para web ou para impressos. Nos impressos, a empresa não precisará se preocupar se a fonte irá alterar-se, pois o projeto mostrará, exatamente, a fonte escolhida. O cliente abrirá seu catálogo e as mesmas serão exibidas corretamente. Contudo, web designers não tem a certeza de que as fontes selecionadas para o projeto serão apropriadas, uma vez que estas diferem de acordo com o navegador utilizado. Se sua empresa utilizar a fonte Chaucer Negrito e seu público não possuí-la instalada, eles terão de mudar de site, por exemplo. Design: Os monitores dos computadores possuem diversos tamanhos, além disso, a alteração no brilho e contraste pode prejudicar a forma como o consumidor observa o projeto, causando modificações no que a empresa deseja transmitir. Já o designer gráfico pode confiar em cores, tamanhos, papéis, atingindo de forma gratificante o público que deseja. Porém muitos web designers sabem como trabalhar esse problema e prosperar no seu trabalho.

O design tem funções e aplicações diferentes

Navegação: A navegação de um site é um elemento fundamental para o sucesso de um web designer, como a aparência do site, a visualização de onde estão, a arquitetura da informação, entre outros. Tipografia: O projeto de impressão possui variedades de fontes disponíveis e livres, ou seja, a empresa consegue comunicações gráficas personalizadas sem depender de fontes de emissão no computador ou comprá-las. Interatividade: Existem inúmeras ferramentas que estão disponíveis para a web e não existem na impressão, por exemplo, em um site a empresa pode optar por animações, efeitos de mouse-over, menus suspensos, comentários do leitor, entre outros. Mas deve-se saber quando e como usá-los. Design gráfico e web design são dois trabalhos completamente diferentes. Se sua empresa baseia-se na impressão, não significa que você deve negligenciar os princípios de impressão básica. A web moderna, vem copiando alguns pontos da impressão. Existem limitações para ambos, porém devem ser compreendidas e criar experiências unificadas.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54