Blog

Entrevista com Nathalia Lettering [Curadoria de Projetos de Design] #7

Alt Text

Lettering Nathalia

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Se você acompanha o Blog da Printi, já sabe o que é lettering. Mas se não sabe, a gente te apresenta a definição da Nathalia Piovezan, 26 anos, que trabalha fazendo esse tipo de arte. "Lettering é desenhar as letras, desenhar as palavras e criar composições. Tem esboços antes de finalizar e dá pra fazer com qualquer material, inclusive com ferramentas caligráficas", explica.

Nathalia é a nossa artista escolhida da vez para o projeto Printi Indica do nosso Instagram. Vai lá conferir!

Apesar de ser algo feito por artistas, é possível aprender a fazer em casa. A própria Nathalia só se interessou pelo lettering em um curso de Design Gráfico, onde descobriu que "gostava muito de trabalhar com fontes diferentes, fazer umas misturas". Sua formação é Rádio e TV e Gestão de Mídias Digitais.

Lettering feito por Nathalia | Imagem: Reprodução Instagram

Interesse por lettering

"Depois do curso de Design Gráfico, no Instagram mesmo, comecei a ver umas artes de algumas outras artistas e amei", diz entusiasmada. "Quis aprender pra tentar colocar nos meus trabalhos [...] mas acabei mudando de área e só quis trabalhar com hand lettering".

Além de embelezar paredes e outros materiais por aí, Nathalia também enfeita a pele. É que tudo que gera interesse, para ela, vale aprofundar. "Também sou tatuadora, mas a ideia de tatuar veio depois, porque queria tatuar alguns letterings, então resolvi aprender!"

Como começar a fazer lettering

Arte inspirada na série La Casa de Papel, da Netflix | Imagem: Reprodução/Instagram

A arte é essencial na vida das pessoas e pode ser empregada em diversos contextos, porém, não é fácil viver disso em um país como o Brasil. A dica então é insistir até encontrar seu nicho. "Treina muito e nunca para de estudar! Testa vários estilos e materiais… E não desista! Trabalhar com arte não é fácil, mas é uma delícia", tranquiliza Nathalia.

Dicas para fazer lettering

Nathalia deixou dicas preciosas para quem quer começar. "Primeiro, aprenda as técnicas e treine muito. Tem vários vídeos no Youtube, cursos online, apostilas. Aí você pode começar fazendo plaquinhas, quadrinhos, canecas ou outros produtos personalizados e dar de presente pra conhecidos, amigos e família. Peça pra eles falarem de vocês e do seu trabalho pra outras pessoas", recomenda.

Aret de Nathalia | Imagem: Reprodução/Instagram

"Apresente seu trabalho para as pessoas e em lugares. Poste no Instagram. Aprenda a se divulgar e divulgar o seu trabalho. Faça uma parede na sua casa mesmo como teste. Se der errado, é só pintar de novo", completa.

Para quem não sabe por onde começar a pesquisa, a artista sugere algumas fontes. "Indico as aulas que tem no site Skillshare; tem algumas da Aline Albino, na Udemy, com muito conteúdo gratuito também no Youtube - vale a pena ver tudo!"

Mais uma indicação é que, além de estudar lettering e caligrafia, a pessoa complete sua formação. "Recomendo também que estude sobre marketing e branding, vai te ajudar bastante", diz.

Sobre os materiais, as possibilidades são muitas. "Uso anetas brush, caneta de tinta acrílica à base de água, tinta de parede fosca, nankin", conta Nathalia. Ou seja, basta encontrar aquele com o qual você tenha mais afinidade para começar.

A dica de ouro? "Só comece, vai no seu tempo."

Lettering na Printi

Nathalia conheceu a Printi por meio do velho e bom Google. Precisou de uma gráfica para imprimir materiais de uma cliente. Gostou dos resultados e decidiu fazer seus cartões de visita. Aí fez folhetos e adesivos também.

Agora pensa em estender a produção a outros itens do portfólio da Printi - afinal, o lettering pode ter infintas aplicações! Desde a decoração, até um brinde. "Por enquanto faço todas as artes uma a uma, a mão mesmo, mas pensei em mandar alguns modelos e estampar. Acredito que dure bem mais", finaliza.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54