Design

Etapas para o desenvolvimento de um protótipo (boneco)

Protótipo (ou boneco) é o projeto gráfico de um produto, normalmente realizado através de uma impressão simples, utilizado para fins de ilustração e melhor entendimento da posição dos elementos e contrastes e para avaliar erros de digitação, possibilitando uma visão de como o material ficará após a impressão. O protótipo não precisa de qualidade profissional e pode ser impresso em impressoras domésticas.

O protótipo é o projeto gráfico de um produto

A elaboração do boneco é o último passo a ser analisado antes de enviar um arquivo à impressão e é recomendada para a confecção de livros, revistas, folder com dobras, impressos com acabamentos especiais, entre outros.

Para exemplificar as principais etapas para a confecção de um protótipo, iremos utilizar como exemplo os catálogos:

Comece posicionando a capa com a quarta capa, colocando a primeira página ao lado da última, e a segunda ao lado da penúltima. Faça esta montagem com todas as páginas do seu catálogo. Ao concluir as imposições, feche o arquivo com todas as finalizações exigidas pela gráfica.

O próximo passo é imprimir o arquivo fechado, inclusive com as linhas guias para dobra e faca especial, quando houver. Procure imprimir seu boneco no formato real para melhor visualização. A impressão pode ser preto e branco e em impressora a jato de tinta, sem a necessidade de grande investimento. Como os catálogos são, geralmente, impressos frente e verso, faça o mesmo para o seu boneco. Se não for possível, faça impressões em folhas separadas e cole as duas faces respeitando a imposição.

Marque a dobra no seu devido local e dobre seu boneco para dentro, deixando a primeira e ultima página no lado externo. Monte o catálogo e confira se o material está como desejado. É importante atentar-se a erros de digitação e gramática, resolução das imagens, disposição dos elementos, ordem e tamanho das páginas. O boneco possibilita uma prévia de como o material será impresso.

O boneco possibilita uma prévia do que será impresso

Caso encontre algum erro, este é o momento certo para corrigi-los.

O importante é entender que a intenção do boneco é poder verificar possíveis erros no desenvolvimento da arte, principalmente erros de digitação, ortografia e gramática. Além disso, ele possibilita simular o resultado físico do material.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar