Ferramentas de edição substituem o trabalho do designer?
Todas as empresas, independentemente do seu porte, já precisaram de um design. Seja quando a marca foi lançada e precisava de um logo, para lançar um produto, criar a identidade visual da empresa, site ou qualquer outra ação estratégica relacionada com a publicidade do negócio. Algumas empresas não dão a devida importância a esse assunto, mas ter uma identidade visual completa é um dos primeiros projetos em que a marca deve investir. Empresas que não investem nesse aspecto são vistas como amadoras e não passam credibilidade aos clientes.
Ferramentas de edição online que não substitui o trabalho do designer?
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Todas as empresas, independentemente do seu porte, já precisaram de um design. Seja quando a marca foi lançada e precisava de um logo, para lançar um produto, criar a identidade visual da empresa, site ou qualquer outra ação estratégica relacionada com a publicidade do negócio.
Algumas empresas não dão a devida importância a esse assunto, mas ter uma identidade visual completa é um dos primeiros projetos em que a marca deve investir. Empresas que não investem nesse aspecto são vistas como amadoras e não passam credibilidade aos clientes.
A verdade é que nem toda empresa tem uma equipe de marketing para pensar nesses fatores e, na maioria das vezes, muitas acreditam não ter orçamento para esse tipo de investimento.
Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre como o profissional poderá criar suas campanhas de marketing contratando ou não um designer profissional e como essa escolha vai impactar na impressão do cliente sobre a marca.
Toda empresa deve cuidar da identidade visual da marca?
A resposta para essa pergunta é sim! O objetivo desse artigo não é falar sobre os orçamentos e quanto as empresas devem reservar para cuidar da imagem da marca, mas sim mostrar que esse cuidado é indiscutível. Toda empresa precisa cuidar da identidade visual da marca sim.
Como citei mais acima, as empresas que não cuidam de suas imagens transmitem a ideia de amadorismo, mesmo aquelas mais antigas que já contam com uma audiência, sempre terão dificuldades em conquistar a confiança de um novo público. Como costumam dizer “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo?
Pense em uma marca que está há anos no mercado, sem identidade alguma e que você não conhece a história. Agora pense em uma marca nova, do mesmo segmento, que fez grandes investimentos em layout, logo, identidade visual e propagandas. Tudo está alinhado, bonito e conversa entre si. Qual você escolheria para te atender?
Em algumas situações, a empresa já têm a identidade visual, mas não têm um profissional de design internamente para criar todos os designs que ela precisa para suas estratégias, como uma distribuição de materiais promocionais, por exemplo.
Nesses casos, as empresas, principalmente as menores, não vão contratar um designer sempre que precisarem desenvolver um material de divulgação.
Para minimizar os custos e até adiantar o andamento desses projetos o que as empresas fazem é contar com editores de imagens online.
Esses editores, com modelos pré-definidos oferecem inúmeras maneiras de edição, o cliente pode anexar uma arte de sua preferência, escolher as fontes e as cores que desejar. Além disso, como ele mesmo fará a edição, o tempo de produção do material ficará praticamente por conta dele, dependendo apenas da impressão.
As ferramentas de edição online substituem o trabalho do designer?
As ferramentas de edição online oferecem uma infinidade de possibilidades de edições para diversos tipos de materiais. O cliente pode personalizar seu material com algumas limitações. Uma delas, por exemplo, é que o design não será criado do zero, pensado para a empresa em específico. Ele apenas oferece modelos prontos e editáveis, o cliente personaliza as informações do modelo, cores, imagens e outros.
Falando assim, a ferramenta parece ser o ideal para empresas que contam com baixos orçamentos.
Veja os principais benefícios de usar uma ferramenta de edição online:
1. Fácil de usar
As ferramentas de edição online são, na grande maioria, intuitivas e simples de usar. Os próprios editores sinalizam o passo a passo enquanto o usuário está editando seu design. São inúmeros modelos para criar flyers, folders, cartões de visitas e outro impressos. O usuário insere as informações que desejar no material, edita a fonte, cores e pode incluir seu logo ou outra imagem que tiver interesse.
2. Baixo investimento
Disponibilizados gratuitamente por alguns sites, ou em domínios próprios, com esses editores o cliente não precisa fazer nenhum investimento para criar seus designs. Por outro lado, o usuário não pode editar um design que não esteja entre os modelos disponibilizados pelas ferramentas. Por exemplo, sua empresa já tem um design e só queria fazer algumas alterações. Não será possível.
3. Recebimento e aprovação imediatos
O design fica pronto na hora em que o usuário estiver satisfeito, ou seja, não precisa esperar que o designer envie para sua aprovação e, como é só editar, o tempo de produção é bem menor do que quando um designer cria o material. O único tempo de espera será o da impressão do material.
Esse tipo de ferramenta pode ser uma ótima maneira de produzir os materiais impressos, quando a empresa está com o orçamento baixo, precisa imprimir, além de contratar uma equipe para distribuir ou outros fatores tão importantes quanto. Apesar disso, é preciso ponderar se os pontos positivos desse tipo de criação são maiores do que os pontos negativos ou quesitos em que ele deixa a desejar. Para exemplificar, vou citar alguns exemplos.
O que um editor online não oferece?
1. Originalidade
Como dito anteriormente, os editores online disponibilizam alguns modelos editáveis. O que quer dizer que, os mesmos modelos disponíveis para a sua edição, estarão disponíveis para outros usuários, então a possibilidade de o seu material ficar parecido ou igual a outro são bem grandes. Mesmo que você inclua seu logo e use as cores da sua identidade.
Já a contratação de um designer profissional vai garantir que o material seja feito exclusivamente para a sua empresa. Você não encontrará outro parecido porque ele foi pensado e desenvolvido com base nas informações do seu negócio. Fatores como a missão, visão e valores da empresa, por exemplo, são importantes para que o designer desenvolva a identidade da marca.
2.Profissionalismo
Falamos sobre isso no início do artigo. Designs criados em plataformas de edição online não são vistos como profissionais, mas sim como amadores. Independentemente de quem tenha criado, fica claro que não foi desenvolvido por um profissional e isso transmite para o cliente que a empresa não teve nenhum cuidado ao criar seus materiais de divulgação. E, com isso, o cliente pode entender que o atendimento oferecido a ele também não será profissional. Logo, ele encontrará uma marca com uma apresentação mais atrativa, profissional e confiável.
3. Vantagem competitiva
O objetivo da empresa é se destacar entre os concorrentes? Então, o design dos materiais precisa receber cuidado e atenção especiais, aspectos que não serão oferecidos por uma ferramenta de edição online grátis. Para quem ainda está ganhando o mercado, como os novos negócios, a contratação de um serviço profissional e personalizado pode fazer grande diferença, pois a aparência da marca poderá impactar muito mais.
4. O design que você sempre sonhou
Convenhamos que editar um design a partir de um modelo pronto não vai deixá-lo como você desejou, né? Por mais que você tenha bom gosto, cuidado e atenção com a edição, ele não ficará perfeito. Claro que para um projeto que não está sendo necessário investir muito, pode ser satisfatório, mas não atenderá totalmente as suas expectativas.
O designer profissional estudou para entender o cliente e seus desejos, tem conhecimentos técnicos sobre a utilização de fontes, cores, sabe como transmitir o que a empresa deseja da melhor maneira, tem experiência com diferentes projetos e certamente dará a cara que você imaginou para o seu layout. Além disso, se a primeira tentativa não ficar como o esperado ele apresentará outras versões, até que vocês estejam satisfeitos.
Todos os aspectos, positivos e negativos devem ser levados em consideração antes de produzir um material que vai representar a imagem da empresa e promovê-la. A estratégia e o orçamento disponíveis para o projeto também devem ser analisados, mas o mais importante é manter a integridade da marca. Por isso, tanto faz qual serviço você vai escolher para executar o seu projeto, desde que sua empresa seja preservada.
E então, já decidiu qual serviço vai escolher? Conte para a gente nos comentários.
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Publicado em 18/04/2024