Blog

Inscreva-se no fundo para empreendedores negros do Google

Alt Text

Proprietário de loja

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

empreendedor negro
56% da população brasileira se autodeclara negra, dos que estão no mercado de trabalho formal, 29% são donos dos seus próprios negócios. Imagem: iStock

Google for Startups, programa do Google voltado ao apoio de empreendedores, anunciou a criação de um fundo de investimentos dedicado a aplicar em negócios brasileiros geridos por negros.

O programa denominado Black Founders Fund (Fundo para Fundadores Negros, em tradução livre), tem como proposta apoiar 30 negócios nos próximos 18 meses, com orçamento de R$ 5 milhões.

Como se inscrever

De acordo com o Google, podem participar no processo de inscrição startups que possuam em seu quadro de fundadores ativos pessoas que se autodeclaram negros e negras de empresas brasileiras.

Além disso, para participar, as empresas precisam ter uma solução com base em tecnologia e pelo menos alguns usuários. O foco é em startups que estejam em estágio inicial de captação de recursos.

Os valores serão destinados conforme a necessidade de cada empresa. O Google não pedirá participação na empresa, nem retorno financeiro. É possível se inscrever no link no fim desse post até março de 2021.

Fundo para empreendedores Negros
O objetivo da iniciativa é ampliar a diversidade racial no ecossistema de startups e apoiar empreendedores negros e negras que estão construindo negócios com alto potencial de crescimento. Imagem: Google for Startups

A prioridade será para empresas que tragam soluções capazes de impactar a vida dos brasileiros, com valores objetivos, e que tenha o uso da tecnologia como forma principal de solucionar o problema encontrado.

O projeto terá início em setembro, assim como as inscrições e investimentos. Além do benefício em dinheiro, as startups selecionadas receberão créditos em produtos Google (anúncios e nuvem), acesso à rede de mentoria e possibilidade de participar dos programas realizados pelo Google for Startups.

Startups selecionadas

Primeiras startups investidas pelo Black Founders Fund
Primeiras startups investidas pelo Black Founders Fund. Imagem: Google for Startups

Foram anunciadas três startups selecionadas para o programa Black Founders Fund, são elas:

Afropolitan: oferece um loja online com produtos e marcas de empreendedores negros;

Creators: criou uma plataforma que conecta profissionais autônomos a empresas;

TrazFavela: aplicativo de entregas voltado para o comércio local e que atende áreas periféricas de Salvador.

Para se inscrever no Black Founders Fund do Google
>> clique aqui <<

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54