Novidades

Impressora 3D produz suco e usa casca da laranja para fazer copos

Já pensou se sua impressora 3D fosse capaz de produzir suco de laranja e ainda usar a casca da fruta para fazer seus copos? Bom, a máquina italiana “Feel the Peel” pode fazer isso. E como quem sabe faz ao vivo, os clientes podem assistir ao processo por inteiro: desde a laranja sendo cortada ao meio até o copo feito e cheio de suco. Veja no vídeo abaixo a mágica acontecer:

 

Basicamente a ferramenta pega a laranja, reparte ao meio, extrai o sumo e separa. Numa segunda etapa, ela seca os resíduos, que são moídos e misturados com ácido polilático (PLA), originando um material bioplástico – que por sua vez é aquecido, derretido e vira um  filamento para impressão dos copos onde o suco de laranja é consumido.

 

 

LEIA MAIS

Tudo o que você precisa saber sobre impressão 3D

Embalagem ideal e alternativas a canudos são foco no mercado

Heineken e Natura fazem parceria no Rock in Rio pelo meio ambiente

Como otimizar a impressão para preservar o meio ambiente

Sacolas personalizadas: 3 ideias para encantar com sua ecobag

 

[Imagem: Reprodução Instagram]

 

O objetivo da criação de Carlo Ratti, italiano fundador da máquina, é estimular uma economia circular, em que haja a diminuição do desperdício e da poluição, na vida cotidiana. “O princípio da circularidade é uma obrigação para os objetos de hoje”, disse o fundador ao site Dezeen. A criação da Feel the Peel  foi feita para a empresa global de energia Eni. “Trabalhando com a Eni, tentamos mostrar circularidade de uma maneira muito tangível, desenvolvendo uma máquina que nos ajuda a entender como as laranjas podem ser usadas muito além do suco”, completou.

 

 

 

 

 

Etiquetas

Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar