Blog

O que você precisa saber sobre Clubhouse, a rede social do momento

Alt Text

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Conheça o Clubhouse | Imagem: Julia Viana

Se você trabalha com o ambiente online ou vive conectado, provavelmente já ouviu falar da mais nova rede social do mercado, o Clubhouse. O aplicativo, que é o assunto do momento, funciona com salas virtuais de bate-papo e interações apenas em áudio

Criado pelo ex-funcionário do Google, Rohan Seth, e pelo empresário do Vale do Silício, Paul Davison, chamou a atenção dos usuários por reunir pessoas e discussões diversas e por colocar ao alcance de todos grandes personalidades, como Mark Zuckerberg, Oprah Winfrey e o rapper Drake.

Apesar da proposta democrática, por enquanto, o Clubhouse está disponível somente para convidados e para o sistema operacional IOS. Cada novo usuário tem direito apenas a dois convites, mas os desenvolvedores do app afirmam que buscam acabar com a exclusividade e disponibilizá-lo para o público geral o mais rápido possível. Mesmo com as restrições, a rede já caiu nas graças do público e, por isso, viemos contar tudo o que você precisa saber sobre ela!

Uma rede baseada em temas e comunidades

Diferente da maioria das redes sociais, o Clubhouse não foca em rotinas, pessoas ou narrativas individuais, mas no interesse por temas, trocas e aprendizados. Assim que baixa o aplicativo, você tem a opção de listar suas preferências por assuntos e os algoritmos personalizam sua experiência com base nas respostas e em quem você deseja seguir. A partir daí, você verá salas de bate-papo com palestras e painéis de discussão sobre música, negócios, entretenimento, cultura e outros diversos temas. Além disso, aparecerá na sua timeline as conversas que estão acontecendo naquele momento e uma agenda de programação.

O usuário pode participar das salas por quanto tempo quiser, como ouvinte ou orador. Caso queira falar, é necessário pedir permissão ao moderador, clicando no botão “levantar a mão”. Também é possível ser moderador e criar sua própria sala, personalizando os assuntos que deseja discutir. Um alerta importante é que as conversas não podem ser salvas, nem gravadas, segundo os termos de uso do aplicativo.

Atenção para as oportunidades!

Dúvidas e oportunidades: tudo sobre o Clubhouse | Imagem: iStock

Assim que o app virou o assunto do momento, talvez muitos tenham pensado: “Mais uma rede social? Mal tenho tempo para as minhas!”, mas vale a pena olhar para as oportunidades que essa novidade pode oferecer. Um dos diferenciais do Clubhouse é reunir pessoas ao redor do mundo, que provavelmente jamais se conheceriam, por familiaridade com áreas de interesse. Isso significa ampliar a rede de networking de forma segmentada e ainda ouvir perspectivas diferentes da sua, o que consequentemente te faz “sair da caixinha” e pode trazer novos insights. Além disso, existe a possibilidade de dar palestras, moderar salas e gerar discussões interessantes sobre o seu nicho.

Curtiu a novidade, mas ainda não conseguiu um convite? Sem problemas! É possível baixar o aplicativo e se inscrever na lista de espera. Por aqui, seguimos de olho no desenvolvimento dessa ideia!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54