OKR: entenda e aplique a metodologia [Começando meu negócio do zero] #10
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Você já ouviu falar da metodologia OKR? A gestão de empresas envolve muitas ferramentas inovadoras para garantir o alcance dos resultados, e essa é uma das mais utilizadas. Desenvolvida por Andrew Grove, na época, CEO da Intel, o recurso visa direcionar o crescimento dos negócios a partir da combinação de agilidade e efetividade.
E para entender melhor como acontece o funcionamento e aplicação, conversamos com a Amanda Oliveira, atualmente Analista de Sustentabilidade da Printi. Acompanhe!
O que é?
OKR, uma abreviação para Objective Key Results - traduzido para Objetivos e Resultados-Chave -, é uma metodologia que tem como propósito estruturar ações organizacionais que farão com que os objetivos da empresa sejam conquistados de forma mais ágil e eficiente.
Nas palavras da Amanda, "trata-se de um modelo de gestão que se caracteriza pela linguagem simples, o que torna a comunicação mais clara e eficaz por toda Organização. Além da geração de engajamento, alinhamento de expectativas da empresa com os colaboradores e acompanhamento do progresso e correção dos erros de maneira mais rápida", define.
Quais os benefícios que essa metodologia ágil fornece?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre OKRs, deve estar se perguntando qual o grande diferencial dessa metodologia quando comparada a outras semelhantes. Pois bem, a Amanda reuniu alguns do principais benefícios que ela oferece:
- Foco e disciplina, isso porque os objetivos são limitados, gerando foco na Organização;
- Gestão e performance, pois a atualização do progressos da empresa em tempo real e foco em resultados;
- Transparência, afinal todos os objetivos e resultados-chave são públicos, o que possibilita um alinhamento entre os objetivos corporativos e a visão da empresa;
- Autonomia e responsabilidade, já que os times são livres para escolher como alcançar os OKRs partindo da direção recebida. Cada um se torna responsável por seus objetivos, criando obrigações mútuas.
Contudo, mesmo sendo uma metodologia caracterizada simples, na prática, o OKR pode ficar um pouco quanto complexo. Sendo assim...
O que fazer para descomplicar essa gestão?
Ok. Afinal, como é possível fazer essa gestão e alcançar os resultados? Primeiro, é importante que você entenda as terminologias “O+KR”, e claro que a Amanda descomplicou para você! Veja só:
Objetivos
Objetivo é seu “sonho”. Para saber a resposta, faça a seguinte pergunta:
O que você deseja alcançar? - A resposta será o seu objetivo.
A partir daí, você pode identificar algumas características para a determinação de um bom objetivo, como por exemplo:
- Ser qualitativo;
- Ser aspiracional;
- Possuir prazo de conclusão e responsável;
- Poder ser questionado pela equipe.
A principal função do objetivo é comunicar, a linguagem é a principal ferramenta para mobilizar as equipes, mediante propostas de ações concretas.
Resultados-Chave
Resultados-Chave são os “critérios de sucesso” do objetivo. Aqui, não estamos falando de tarefas, mas sim dos passos mensuráveis necessários para que seu objetivo seja completado. Em outras palavras, ele é um resultado de uma atividade.
Então, você pode identificar algumas características para a construção dos seus, como por exemplo:
- Caráter quantitativo;
- Métricas;
- Devem ser desafiadores, não impossíveis;
- SMART (específicos + mensuráveis + atingíveis + relevantes + prazo).
Obs.: um KR pode ser modificado ou mesmo desfeito em qualquer ponto de seu ciclo, caso haja necessidade.
Como estruturar um ciclo de OKR eficaz?
Agora é hora de pegar caneta e papel e começar a explorar a metodologia. E você pode fazer isso seguindo os seis passos que a Analista elencou:
1. É importante usar da especificidade
Todos os colaboradores precisam saber exatamente onde se deseja chegar.
2. Na formação, considere todos os integrantes do time
Não permita que os OKRs sejam determinados apenas por líderes. O intuito é que sejam construídos levando em consideração todo o time.
3. Estabeleça prazos e poucos OKRs
É essencial que os resultados-chave tenham prazo para conclusão, e que de fato sejam executados. Por esse motivo, o número ideal varia de 3 a 5 por trimestre, para que assim possam de fato trazer os tão buscados resultados para a empresa.
4. Defina iniciativas para alcance dos KRs
Sem um plano de ação, o criador do KR fica preso aos acontecimentos, não consegue saber o que realmente importa e o que é ruído. Seja simples e foque no essencial e, para isso, responda a questão: “o que vou fazer para alcançar meus resultados chave? Projetos, tarefas ou atividades? ”.
5. Acompanhe os resultados
A disciplina é um fator crucial para o bom cumprimento dos resultados chave a suas ações. A ideia é que cada time possa definir meios para acompanhamento e análise.
6. Feche o ciclo
Ao final do ciclo, reveja seus objetivos e resultados-chave, cheque se cumpriu todos, o que contribuiu para o sucesso da empresa, quais obstáculos foram encontrados no caminho, o que mudaria caso pudesse reescrever alguma meta, qual aprendizado teve que foi necessário para alterar a abordagem para os próximos OKRs, entre outros orientadores.
E aí, já testou ou usa essa metodologia? Conta pra gente sobre sua experiência!
Publicado em 18/04/2024