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Os desafios das empresas na execução de campanhas passageiras

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Mesmo na era digital, muitas empresas apostam em estratégias que envolvem materiais impressos na hora de executarem uma campanha de comunicação, incentivo ou até para atração de talentos. Há quem diga que isso é coisa do passado, mas segundo a pesquisa da Kantar, cerca de 75% dos entrevistados preferem a publicidade offline aos anúncios online. Existe também o fato de que 30% da população brasileira não utiliza a internet, segundo a pesquisa do IBGE divulgada este ano. 

Materiais Gráficos

Panfletos ainda são solução no mercado
Imagem: iStock

De acordo o relatório da ABIGRAF, Associação Brasileira da Indústria Gráfica, de todos os materiais gráficos produzidos no Brasil, cerca de 8,6% são impressos promocionais. Parece pouco, mas as embalagens e o editorial juntos somam mais de 70% de toda a indústria gráfica. Diante deste cenário, você já parou para pensar no quanto as empresas investem todos os anos? E em materiais para campanhas pontuais? Para que a ação tenha o desempenho desejado, é importante que o time de vendas ou os PDVs tenham todo o material necessário para divulgar a ação, certo? Porém, na prática, surgem alguns desafios.

Desafios

Cartões de visita ainda são solução no mercado
Imagem: iStock

Em muitos casos, a empresa que está criando a promoção não consegue separar os materiais comprados, administrar o estoque destes e mandar para diferentes endereços. O tempo necessário para que isso chegue até o PDV é imenso. As consequências disso são perdas financeiras, tanto do dinheiro investido no material quanto com o que ela poderia ter ganhado quando a campanha foi para a rua.

Todo o processo é um verdadeiro desafio. É preciso se desdobrar para conseguir criar as artes, esperar a produção do material e enviar para os pontos de venda dentro de um prazo que no geral, é impossível de cumprir. A solução para otimizar esse processo é a compra por conta própria - feito pelo franqueado, a unidade da loja ou filial. Muitas vezes não está de acordo com a identidade da marca, com o discurso e a verdadeira mensagem por trás da campanha. O resultado é uma comunicação com inúmeras mensagens diferentes. Ou seja, uma descentralização do discurso ideal e a utilização inadequada da identidade da marca. 

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Soluções

Solução no mercado: panfleto, flyer e folder
Imagem: iStock

Felizmente, já existe tecnologia no mercado capaz de otimizar todo esse processo. Funciona como uma loja personalizada na qual o anunciante insere os materiais necessários para a campanha, já com a identidade visual alinhada com a estratégia da ação. Essa tecnologia também resolve a dor da distribuição. Afinal, tudo é feito pela plataforma que cede o espaço dentro do e-commerce do fornecedor que viabiliza esse sistema. 

Assim, em vez de perder tempo com todo o trabalho de confecção e acompanhamento tradicional dos materiais, ela apenas administra quais filiais estão comprando e se engajando no trabalho. Mais uma vez, a tecnologia é protagonista da mudança. Não há como negar que ela vem transformando a relação das marcas com fornecedores e, claro, consumidores.

*Por Hugo Rodrigues, Diretor Geral da Printi

Publicado em 18/04/2024

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