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Os impressos promocionais não morreram

Você sabia que o Google gastou mais de um milhão de dólares em publicidade impressa em 2012? Por que você acha que eles fizeram tamanho investimento? Talvez os rumores sobre o fim da publicidade impressa têm sido muito exagerados.

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Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Impressos são altamente efetivos | Imagem: iStock

Você acredita no alto potencial dos impressos? É como diz o ditado: clássicos nunca saem de moda. Pois bem, apesar de boa parte dos processos de ofertas terem se tornado online devido aos inúmeros avanços tecnológicos, os impressos promocionais não morreram! E para provar que eles podem performar tão bem quanto as peças virtuais, elencamos as oportunidades que esses materiais podem criar de modo a impactar em suas ações de marketing e comunicação, confira!

Mídia impressa x Mídia digital

As diferenças entre impresso e digital | Imagem: iStock

Com o surgimento dos meios de comunicação social e publicidade na web, muitos profissionais passaram a acreditar que os impressos seriam descartados, senão totalmente eliminados das campanhas publicitárias. Sendo assim, algumas empresas migraram completamente seus esforços utilizando como justificativa um melhor custo-benefício, potencial de exposição elevado e conveniência. Esse fenômeno é comum ao surgimento de uma nova tecnologia, já que acredita-se no apagamento dos demais formatos.

Por outro lado, basta que você observe a história para perceber que esse posicionamento não possui bases fortes: a televisão não acabou com o rádio e os canais pagos não extinguiram os abertos, por exemplo. A mesma lógica pode ser utilizada para a publicidade impressa, já que mesmo com as diversas opções digitais e seus impactos, os impressos promocionais e anúncios continuam sendo vitais para qualquer mix de mídia. E foi a partir de reflexões como essas e inúmeros estudos que pesquisadores descobriram que os impressos podem gerar muitos benefícios para empresas e consumidores, sendo um componente poderoso e necessário para qualquer campanha publicitária.

A segurança dos impressos

Os impressos criam laços | Imagem: iStock

A melhor maneira de divulgar o seu negócio é utilizar o maior número de canais possíveis. Isso significa que você precisa investir em impressos assim como se preocupa com as mídias digitais, afinal encontrar o equilíbrio certo entre diversos meios de comunicação assegura um fluxo constante de receitas, aumento nas vendas e novos clientes. E os impressos promocionais se garantem, veja 4 de suas principais qualidades:

1. É um material tangível

Consumidores apreciam o que eles podem tocar. Web é ótimo para transmitir mensagens rápidas e objetivas, porém materiais impressos ficam por mais tempo com o público alvo. De acordo com uma pesquisa realizada por Millward Brown, materiais tangíveis tornam a lembrança mais impactante ao cérebro. Outro fator é que revistas e jornais podem ficar em casa ou escritórios por meses, enquanto anúncios de internet desaparecem mais facilmente.

2. Atribui credibilidade à ação

Há algo em materiais impressos que dá uma sensação de legitimidade. O excesso de pop-ups e banners na internet tornam a experiência cansativa e assustadora, além da possibilidade de contrair vírus. Já os impressos promocionais não apresentam perigo iminente.

3. Garante uma experiência memorável a partir dos detalhes

Um benefício visível dos impressos é o destaque que eles podem obter. Como há diversas opções de formatos, papéis, acabamentos e impressão, ainda é possível adicionar elementos e condições que geram uma experiência muito maior que ações exclusivamente online. Com isso, podemos considerar que consumidores estão mais engajados durante a leitura de um material impresso, ao contrário de sites, que muitas vezes podem confundir o consumidor com excesso de informações, links externos e propagandas.

4. Pode trazer resultados inovadores com a técnica Cross Media

Ao integrar em impressos promocionais os chamados QR code's, por exemplo, é possível conectar as mídias e criar impressões e experiências ilimitadas e bem sucedidas. O 60° Anuário de Uso de Mídias, desenvolvido e mantido nos Estados Unidos, divulgou que os anunciantes norte-americanos gastam, em média, $ 167 por pessoa em mala direta, porém têm um ganho de $ 2.095 dólares, dando-lhes um retorno 1300%.

Entendemos que as mídias online são, atualmente, ferramentas muito importantes em qualquer campanha, mas impressos também são vitais em publicidade e desenvolvimento das marcas. Agora você já sabe responder se acredita no alto potencial dos impressos? Conta pra gente!

[Post de 21/01/2014 atualizado em 03/11/2021]

Publicado em 18/04/2024

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