Referências de design para cervejarias artesanais [Série Cervejaria Artesanal #2]

Referências de design para cervejarias artesanais

A embalagem é muito ou extremamente importante no momento da compra. É o que afirmam 52% dos brasileiros, segundo o estudo Packaging Matters, realizado pela MeadWestvaco Corporation (MWV). Com as cervejas artesanais não seria diferente. O mercado está crescendo e as embalagens impactam diretamente nas vendas desse produto.

Criar uma embalagem exige o estudo da imagem da marca, do perfil do público do produto e uma série de fatores. O uso de referências de design é fundamental nesse processo. A seguir separamos alguns insights que podem ajudar quem está vivendo essa etapa do próprio negócio.

4 referências de design para cervejas artesanais

Irreverência

a evolução dos rotulos de cervejas

As marcas de cerveja tradicionais se consolidaram com o passar dos anos e, para isso, usaram cores bem específicas em seus rótulos e embalagens. O objetivo foi justamente evitar confusões entre as opções disponíveis no mercado. Com as cervejas artesanais é diferente, não seguir um padrão e ser irreverente está entre as estratégias de vendas das marcas.

Identidade

a importancia da identidade visual

A embalagem e o rótulo de um produto devem estar relacionados com a sua identidade. O que a marca revela, quais são os gostos do público que a consome ou consumiria?

Uma cerveja pensada para o público que gosta de esportes aquáticos ou frequentam a praia deve ter esses elementos em seu layout, pois fazem parte de sua identidade. O mesmo vale para cervejas focadas no público punk ou que gosta de rock e assim por diante.

Coerência

importancia das infomações no rotulo

Outro fator diretamente ligado ao que a marca vende, além de uma bebida, é a identidade. Diversas marcas assumem posicionamentos políticos e os exploram em suas embalagens. É o que acontece com as marcas que apoiam a luta em defesa dos animais, consideradas como cervejas veganas, por exemplo. Em geral, as cervejas artesanais querem exprimir uma ideia.

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Unidade

use cores diferentes para diferenciar sabores de cervejas

Os produtos costumam ter variações, seja de sabores, quantidades ou até públicos. Essas variações não podem influenciar na unidade da marca. Isso quer dizer que as embalagens devem seguir o mesmo traço e estilo.

Investir na embalagem não é uma forma apenas de dialogar com o público, mas também de garantir o crescimento do negócio. Um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 75% das empresas que investiram em design para suas embalagens registraram aumento de vendas.

Se você quer causar impacto no mercado, o caminho pode estar na embalagem do seu produto. Conte com a Printi para produzi-las.