Blog

Você sabe o que é Design de Interação?

Alt Text

265x210px-Blog-PáginaInicial

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Você sabe o que é Design de Interação? Para muita gente, esse conceito é uma novidade, então tentaremos esclarecer. Para começar é preciso saber que estamos falando de um cenário online. Ou seja, precisamos saber sobre como o usuário irá interagir com um determinado produto eletrônico. O Design de Interação é a parte mais prática da experiência do usuário. Ou seja, após um planejamento ser realizado para um aplicativo, site ou software, a preocupação passa a ser a aplicação de elementos, cores, animações e feedbacks: tudo ligado à experiência em determinado canal. Para explicar melhor, recorremos ao Designfilia. O site voltado para designers explicou os princípios do Design de Interação:

Legibilidade

De acordo com o site, esse princípio do Design de Interação consiste em observar e testar. "Para entender o comportamento do usuário, é fundamental analisar seus hábitos de navegação. No caso das plataformas digitais, estamos falando das suas preferências" - em relação à cor, disposição dos elementos, ordem de comandos e etc.   LEIA MAIS 2019 Design Trends [Curadoria de projetos de Design] #1 Design sprint: conheça essa e outras metodologias ágeis Degradê segue em alta: saiba mais sobre esse estilo no mundo do design  

Usabilidade

Segundo o site, a usabilidade garante que o usuário alcance seu objetivo com determinado aplicativo, por exemplo. E para que esse processo ocorra de maneira simples, rápida e intuitiva, é preciso que várias simulações ocorram nessa etapa do processo, até finalmente chegar na melhor experiência para as pessoas.  

Funcionalidade

Ainda de acordo com o Designfilia, um elemento desenvolvido apenas pensando na cara que ele terá não é de fato um projeto de design, mas uma obra de arte. Certamente isso tem seu valor, mas aqui estamos falando de Design de Interação, certo? Ou seja, o objetivo é justamente unir funcionalidade e beleza. Como fazer isso? Fazendo com que o time de criação compreenda a ferramenta totalmente já que é responsável por complementar o projeto.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54