Blog

Os tipos de adesivos e suas características

Vinil auto-adesivo é um material flexível e versátil. Devido a sua grande aderência em superfícies não planas e curvas, é comumente utilizado em peças publicitárias e decoração de ambientes. Suas folhas podem ser cortadas em praticamente qualquer forma e tamanho, inclusive formatos especiais.

Os tipos de vinil adesivo

Vinil fosco e brilho

Alt Text

Decoração de ambientes

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Conheça os tipos de adesivos e qual é o ideal para o seu negócio | Imagem: Printi

Você conhece os tipos de adesivos? Sabe quais são as respectivas características de cada um? É de extrema importância que as respostas para essas questões estejam alinhadas com os objetivos do seu negócio, afinal, esse material tem alto poder de impacto sobre suas estratégias. E nós vamos te ajudar nessa! Nesse conteúdo, explore o poder dos adesivos como ferramenta de marketing e entenda qual é o melhor formato para o seu negócio.

A Printi é sua parceira e te ajuda a construir uma marca forte com objetivo de impulsionar o seu negócio. Preparamos uma oferta especial para você. Clique aqui e aproveite. ?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

Vinil adesivo

Características dos adesivos produzidos em vinil | Imagem: Printi

Vinil é um material flexível e versátil. Devido a sua grande aderência em superfícies não planas e curvas, é comumente utilizado em peças publicitárias e decoração de ambientes. Suas folhas podem ser cortadas em praticamente qualquer forma e tamanho, inclusive formatos especiais.

1. Vinil fosco e brilho

É indicado para projetos de longa duração, como personalização e decoração de ambientes internos e externos. É também recomendado para contenção de luz, podendo ser aplicado em superfícies com curvas acentuadas e texturas leves. Além disso, esse substrato é direcionado para materialização de letras e outros formatos especiais.

2. Vinil transparente

O vinil transparente possui as mesmas condições de uso do vinil fosco e brilho, permitindo impressão digital, porém preservando a transparência. É normalmente utilizado para sinalização de vidros e decoração de feiras e eventos.

3. Vinil metalizado

Este modelo reproduz com perfeição efeitos de substratos metálicos. Possui durabilidade média de um ano e é indicado para sinalização interna e de veículos. Em muitos casos, os adesivos são utilizados com formato dos logotipos. Letras e números de recorte também são possíveis e normalmente utilizados para carros e precificações.

BOPP

Características dos adesivos produzidos em BOPP | Imagem: Printi

BOPP é um filme de plástico muito utilizado em indústrias alimentícias ou de bebidas, por oferecer características visuais únicas e alta resistência.

Ao utilizar o filme BOPP para impressão de adesivos, etiquetas ou rótulos você está adquirindo um material de superfície lisa e baixa densidade. Mas o que isso significa? Que esses produtos podem ser utilizados não só em ambientes secos, mas também em locais úmidos, como geladeiras, câmaras frias, frigoríficos e etc.

Couché

Características dos adesivos produzidos em couchê | Imagem: Printi

couché é um tipo de papel extremamente reconhecido pela indústria gráfica. Sua característica marcante está no revestimento por uma camada de polímero – composto que atribui brilho e auxilia no equilíbrio da absorção de tinta. Por ser mais delicado do que os outros materiais, é indicado somente para produtos armazenados longe da umidade.

Qual o melhor formato de adesivo para o seu negócio?

O adesivo ideal para o seu negócio | Imagem: Printi

Agora que você já conhece os tipos de adesivos, é hora de identificar qual o melhor formato para o seu negócio. Antes de qualquer coisa, você deve entender que existem dois segmentos que classificam esse material: label e comunicação visual, conforme descrito abaixo.

Label

Label pode ser traduzido para o português como "etiqueta", ou seja, trata-se de um grupo de adesivos em pequenos formatos voltados para finalidades específicas, como rótulo de produtos, enfeites de ovo de páscoa, lacres para embalagens e etc. É composto por:

Adesivos para comunicação visual

Já adesivos para comunicação visual são direcionados a finalidades mais chamativas, como orientação de piso, decoração de geladeira, sinalização de carros e etc. Esse subgrupo abrange:

Já sabe qual o modelo de adesivo ideal para o seu negócio? Compartilha com a gente!

[Post de 26/08/2015 atualizado em 10/06/2022]

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54