Ideias para negócios

3 Dicas para exercitar a criatividade mesmo trabalhando no escritório

Acordamos, fazemos café da manhã, tomamos banho, pegamos o ônibus e vamos para o trabalho num processo mecânico e sem criatividade. Ao chegar no escritório, o processo da rotina continua, mesmo com quem tem posições que exigem originalidade: tomar café, sentar em frente ao computador e cumprir uma lista de tarefas. E nesse dia-a-dia, de onde tirar a criatividade?

Na verdade, muitos estudiosos defendem que a criatividade não é apenas um talento inato e está ao alcance de qualquer pessoa que queira desenvolvê-la. Ou seja, criar exige treino! Exercer a criatividade é uma função natural do cérebro, mas precisamos dar uma forcinha.

Veja abaixo 3 dicas para exercitar a criatividade mesmo trabalhando no escritório, para conseguir enxergar beleza e boas ideias onde elas parecem não existir:

1) Descubra diferentes pontos de vista

Se você tem que ir todos os dias para o mesmo lugar e seguir a mesma rotina, o que há de diferente para explorar sua criatividade? Aí está o primeiro desafio: observar o óbvio sob um novo ponto de vista. Se você se desafiar a olhar coisas banais sob uma nova perspectiva, certamente vai ter novas ideias todos os dias.

LEIA MAIS
É possível desenvolver a criatividade? Veja algumas estratégias

Referências de design para cervejarias artesanais [Série Cervejaria Artesanal #2]

Dicionário de design: conceitos básicos

2) Prepare-se para enfrentar resistências

Essa dica para exercitar a criatividade mesmo trabalhando no escritório trata de uma outra dificuldade: o bloqueio. Nem sempre o processo criativo ocorre de maneira fácil e fluida. Muitas vezes quando você é cobrado a ter uma ideia de uma hora para outra, forçar a mente não é a melhor resposta porque quando ficamos nervosos, o cérebro pode não responder ao nosso comando. Relaxar e dar um tempo para si mesmo faz parte do processo criativo.

3) Crie rotinas criativas dentro e fora do trabalho

A terceira dica foi uma ideia que tiramos do Designfilia, site voltado para designers – uma das profissões que exigem tanta criatividade! Lá a recomendação é que o exercício da criatividade não se limite às paredes do escritório: reservar tempo para desenvolver novas habilidades, inclusive fora do trabalho, pode ajudar. Dentro do escritório, leia, assista ou ouça conteúdos interessantes e mantenha-se por dentro das novidades.

Lembre-se que a criatividade exige treino e não deixe de exercitar a sua! Manter a criatividade em uma posição dentro do escritório é mais difícil, mas é possível – e fundamental.

Etiquetas

Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar