printi logo

Papel couché: características, tipos e principais atualizações

O papel couché é, sem dúvidas, um dos mais utilizados pela indústria gráfica. Você sabe quais são as características deste papel e por que ele é tão usado?

Alt Text

papel-couché-uso_0

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

O que é o papel couché?

Para quem busca qualidade, elegância e impacto visual nos projetos gráficos, o papel couché se destaca no mundo das impressões como um dos melhores materiais.

Sua superfície lisa e revestida proporciona cores vibrantes, imagens nítidas e um toque macio — características que contribuem para um acabamento premium e para o sucesso dos projetos.

O aspecto desse papel é menos reflexivo, o que garante uma aparência mais sofisticada às impressões e é ideal para materiais que demandam uma leitura mais confortável, como brochuras e relatórios corporativos.

Com diversos tipos de folha couché disponíveis no mercado, na hora de escolher o melhor papel para a impressão é normal que o cliente se sinta confuso — e a Printi, sua especialista em projetos gráficos, está aqui para ajudar mais uma vez!

Separamos um conteúdo que vai ser seu guia completo sobre esse tipo de papel, incluindo categorias, diferenças entre elas, aplicações e, claro, as melhores opções de couché para a sua demanda de impressão.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

Existem diferentes tipos de papéis para impressão: quer saber como usá-los? Confira nosso blog sobre o tema para explorar infinitas possibilidades.

Características do papel couché

O couché, que em francês significa camada, foi criado em 1860 pela indústria gráfica e é utilizado até hoje devido a sua alta qualidade de reprodução. 

No Brasil, as primeiras empresas produtoras surgiram no final da década de 1960 e são exemplos a Klabin e a Suzano.

De acordo com estudos disponibilizados pela Engenharia Industrial Madeireira, da Universidade Federal do Paraná, o consumo per capita de papel couché no Brasil é de 2,2 kg por habitante — valor baixo se comparado aos países desenvolvidos.

Esse papel é caracterizado pelo brilho e lisura de suas folhas, indicados para impressos em policromia e de alta qualidade; devido à sua composição, permite cores mais vivas que outros papéis de uso tradicional. 

São utilizados com muita frequência pelo mercado promocional para impressão de cartões de visitapanfletosflyersfolderscartazes, entre outros materiais.

Já o papel couché mate ou fosco, como é mais conhecido, começou a ser utilizado com maior frequência em catálogos de moda e de arte, para evitar que o brilho do papel interfira na visualização das imagens. 

Com a sua popularização, passou a ser utilizado também para fins promocionais, pois é considerado mais sofisticado e possui praticamente o mesmo valor do papel com brilho.

A diferença entre os modelos depende da formulação da tinta (combinação de pigmentos) e do acabamento (calandragem); as gramaturas, para ambos, variam de 90 a 300 g/m².

o que é papel couché

Qual é a diferença entre o papel couché e o papel comum?

papel couché nada mais é que um papel offset recoberto com um revestimento composto por carbonato de cálcio, caulim, látex, entre outros aditivos, com a finalidade de proteger as fibras e deixá-lo mais liso e absorvendo menos tinta. 

Com isso, a impressão fica superficial e mais brilhante, tornando os impressos mais vistosos.

Diferenças entre couché L1 e L2

As folhas couché L1 e L2 são tipos de papel diferenciados principalmente pelo acabamento de suas superfícies, o que impacta diretamente na qualidade de impressão e na aplicação adequada de cada tipo.

papel couché L1, também conhecido como couché de "primeira linha", é um papel de alta qualidade com uma camada de revestimento mais robusta e homogênea: é mais uniforme e suave, o que permite uma reprodução excepcional de cores e detalhes.

É ideal para materiais que exigem alta qualidade de impressão, como revistas de luxo, catálogos de produtos premium, folhetos publicitários sofisticados e capas de livros.

Já o couché L2, também chamado de couché de "segunda linha", tem qualidade um pouco inferior ao L1 — ainda assim, é um papel que garante o sucesso dos projetos, mas com um acabamento menos refinado.

O L2 é um pouco menos uniforme em comparação ao L1 e ainda pode ser brilhante ou fosco, mas a camada de revestimento não é tão homogênea.

Ele é utilizado para materiais que precisam de boa qualidade, mas onde o custo-benefício é um fator importante, como folhetos promocionais, flyers, brochuras, e algumas revistas e catálogos que não exigem o máximo de qualidade de imagem.

Tipos de papel couché

Esse tipo de papel é notável pela sua versatilidade, sendo adequado para uma ampla gama de aplicações — desde materiais de marketing até embalagens e publicações.

Entre as categorias de papel couché, temos os papéis de alto brilho e o mate (também comercializados como couché brilhante e fosco).

Alto brilho

O papel couché de alto brilho, o tipo mais comum da linha, recebe cerca de 15 a 20 g/m² de tinta por face. 

Em alguns casos, há uma dupla aplicação por face, através de um pré-revestimento antes da aplicação normal: estes são supercalandrados ou passam através de "soft-calander", equipamento que promove o brilho e a lisura sem comprometer sua gramatura.

Mate

O mate combina algumas das vantagens de impressão dos papéis revestidos brilhantes e de papéis não revestidos. 

Apesar de ter uma secagem da tinta mais lenta, sua produção em offset é muito superior à dos papéis revestidos e possuem, em geral, um alto corpo e elevada opacidade em relação aos revestidos de médio e alto brilho de mesma gramatura.

Diferenças de gramatura do papel couché

A folha couché está disponível em várias gramaturas, cada uma adequada para diferentes aplicações. 

As gramaturas comuns incluem:

  • 90g/m²: ideal para folhetos e flyers que precisam ser leves e econômicos;
  • 150g/m²: uma escolha popular para brochuras e catálogos, oferecendo um bom equilíbrio entre qualidade e durabilidade;
  • 250g/m²: perfeito para capas de revistas e cartões de visita, proporcionando rigidez e uma sensação de alta qualidade.

O que pode ser impresso no papel couché?

O papel couché é amplamente utilizado em materiais de marketing, como flyers, brochuras e catálogos que citamos acima, devido à sua capacidade de reproduzir imagens com alta qualidade. 

Também é uma escolha comum para embalagens e etiquetas, pois sua resistência garante que os produtos cheguem aos consumidores em perfeitas condições. 

Além disso, revistas, capas de livros, fotografias e pôsteres frequentemente utilizam esse tipo de papel para melhorar a estética e a durabilidade.

aplicações de papel couché

Exemplos de aplicações do papel couché

O papel couché é comumente utilizado em flyers e cardápios.

onde o papel couché é aplicado

Onde ele é aplicado?

Ainda, esse tipo de papel também é muito aplicado em catálogos diversos.

objetos com papel couché

Em quais objetos o papel couché pode ser aplicado?

Também é um papel muito utilizado em capas de livros.

tipos de impressão com papel couché

O papel couché é usado em que tipo de impressão?

A folha couché também é utilizada para a impressão de pôsteres, como os de filmes nos cinemas.

A sua melhor impressão em papel couché (e vários outros materiais!) é aqui com a Printi! Confira nosso catálogo com diversas opções de material para papelaria personalizada.

Traga a sua ideia de impressão para a Printi!

Escolher o papel correto é essencial para garantir que seu projeto de impressão tenha a qualidade e o impacto desejados. 

O papel couché, com suas diversas vantagens e aplicações, é uma excelente escolha para muitos tipos de materiais impressos. 

Aqui na Printi, você garante impressões de alta qualidade para obter o melhor resultado para o seu projeto: confira nossas opções!

Para mais conteúdos como este, confira o blog da Printi.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54