printi logo

Dia Mundial da Fotografia: entrevista com Mel Castilho, da Picssmel [Curadoria de Projetos de Design] #36

Alt Text

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Picssmel | Imagem: Acervo pessoal

Dia 19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia! E para celebrar a data, trouxemos a história da Millena Castilho, dona e proprietária do perfil Picssmel que tem como objetivo estimular o amar ao próximo através da fotografia. A Mel tem 27 anos, mora no Rio de Janeiro, é casada e tem 2 filhos, o baby Nicolas, de 2 meses, e Elisa, de 1 ano. Ela também é fotógrafa, dá treinamento no ramo da revelação e trabalha com revelação de fotos.

Millena Castilho | Imagem: Acervo pessoal

A fotografia está presente em tudo na minha vida e representa parte de quem eu sou. Não consigo olhar pra vida e não enxergar a fotografia em tudo nela. Eu acho que a fotografia representa bem mais que muitas palavras e que ela consegue resgatar muitas sensações que pareciam estar perdidas.

Millena Castilho

Reccomecei

Antes da Picssmel, a Millena atuava por trás do perfil Reccomecei, contando com a interação de milhares de seguidores. Acontece que, por questões pessoais, ela viu a necessidade de recomeçar. Mas essa transição do perfil antigo para um totalmente novo parecia muita loucura para todos que estavam acompanhando essa jornada. "Eu passei por um processo familiar no meio da pandemia que me desestruturou e eu abandonei durante muito tempo o perfil de trabalho devido a uma perda muito significativa na minha vida", relembra.

Nesse tempo, seu trabalho foi extremamente afetado e ela sentiu uma queda brusca no alcance do Instagram. "Eu estava quase completando 100 mil seguidores quando tudo aconteceu. e depois de tudo fiquei com 70 mil, eu não estava feliz, eu sentia que eram só números ali e que não havia conexão, eu prezo muito por isso. Óbvio que eu quero crescer profissionalmente, mas fazia mais sentido para mim estar em um local onde houvesse comunicação e conexão, e por isso tomei a decisão de mudar de perfil", diz. Tinha muitos arquivos importantes para a carreira da Mel no Instagram antigo, muitos trabalhos com parceiros que eram importantes, mas ela tinha certeza que poderia, com esforço, crescer novamente em um novo perfil - e essa jornada de crescimento já soma mais de 10 mil seguidores!

O propósito da Picssmel

Fotografia com cuidado, detalhe e amor | Imagem: Acervo pessoal

O falecido avô da Mel era fotógrafo e trabalhava com revelação, foi dele que veio o dom. "Não sei explicar mas a fotografia me escolheu, costumo dizer que o meu destino está entrelaçado a captar muitos detalhes que as pessoas deixam passar despercebidos. Na minha família, meus amigos, sempre perceberam que eu amava trabalhar com o meio fotográfico, então sempre fui a que todo mundo chamava pra salvar em momentos importantes. Eu precisava exercer isso de uma forma mais simplificada, me apaixonei pelo processo de revelar, pela história e como tudo acontece através de alguns materiais, então a minha ideia sempre foi revelar e criar, tudo envolvendo a fotografia" afirma a profissional.

Até que, num dia sem pretensão, a Mel resolveu revelar fotos para ela mesma e, quando viu o resultado, sentiu forte dentro dela que era aquilo que queria fazer para os outros. "Eu nunca quis trabalhar de carteira assinada para outras pessoas, sempre quis ser a dona do meu próprio negócio. Criar a Picssmel do zero foi um desafio, eu me descobri no caminho, e foi ali que comecei a divulgar meu serviço e levar a revelação pra tanta gente que já nem tinha mais o hábito de revelar fotos", se orgulha.

A magia da fotografia impressa | Imagem: Acervo pessoal

A Mel é cristã e sempre quis cumprir seu propósito com a ferramenta de trabalho que foi abençoada. "Eu me dou muito bem no que faço, faço com dedicação e amor. Então, o propósito da Picssmel é resgatar entre as famílias, nas pessoas em si, o cuidado, os detalhes e o amor que cada momento pode ter. Eu revelo centenas de fotos por dia e conhecer cada história, cada cliente, dá o sentido que meu trabalho precisa. Eu quero levar amor, sentimento e cumplicidade através das fotos, quero que as famílias se reúnam para curtir um álbum de fotos que produzimos, que se alegrem com uma memória de um ente querido que se foi, dos animais de estimação favorito, eu quero alegrar os lares", exemplifica.

O mundo digital nunca vai conseguir roubar o simples

Momentos marcantes | Imagem: Acervo pessoal

"O mundo digital nunca vai conseguir roubar o simples. Hoje tudo é muito tecnológico, até o fato de receber as fotografias de forma simples pela internet. Mas não se compara com a sensação de ter as imagens em mãos. A sensação é diferente, vai muito além de uma tela de celular/computador. Isso também potencializa a nossa ideia de resgatar as pessoas dessa mesmice online e ir mais para o dia a dia, com coisas simples, com mais vida. Além de que nosso trabalho consiste em revelar imagens que duram anos, e não temos esse risco de em questão de segundos perder tudo por conta de um erro tecnológico", garante sobre o poder da fotografia impressa.

A beleza da fotografia | Imagem: Acervo pessoal

Para seguir no nicho em meio a um mundo dominado por tecnologia, não falta motivação. É em meio a todo cansaço que receber uma mensagem de feedback de um cliente contando a experiência de como foi reviver cada momento que está o incentivo. "Eu já conheci histórias lindas e, ao mesmo tempo, tristes, e a foto revelada resgatou um sentimento único pra pessoa. Isso me motiva, saber que as minhas mãos conseguem produzir coisas boas para outras pessoas, que o meu trabalho vai deixar alguém feliz, que vai fazer parte de casamentos, festas, momentos importantes, como pedidos de casamento. Isso faz muito sentido em me manter firme nesse caminho", finaliza.

Agora, que tal capturar seus momentos em imagens memoráveis? Acompanhe o trabalho da Mel Castilho no Instagram e não perca a chance de transformar suas fotos em obras de arte! - alô, Decora Printi.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54