3 estratégias para impulsionar suas vendas de Páscoa
Ela está entre as datas mais importantes para o comércio. Se seguirmos a ordem do calendário, ela vem antes do Dia das Mães e do Natal. Claro que ela não é mais importante do que essas outras duas, mas é uma data adorada por muita gente. Na Páscoa, não só quem tem título de pai, mãe ou criança que ganha presente, além disso, é muito mais fácil para quem quer agradar o chefe, pagar um favor ao colega de trabalho, presentear um amigo, familiar ou conquistar o paquera.
Nesta Páscoa, seja criativo para garantir as vendas
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
A Páscoa está entre as datas mais importantes para o comércio. Se seguirmos a ordem do calendário, vem antes do Dia das Mães e do Natal. Claro que não é mais importante do que essas outras duas, mas é uma data adorada por muita gente.
Na Páscoa, não só quem tem título de pai, mãe ou criança que ganha presente, além disso, é muito mais fácil para quem quer agradar o chefe, pagar um favor ao colega de trabalho, presentear um amigo, familiar ou conquistar o paquera. A data é democrática, pois agrada a - quase - todos e não é preciso fazer grandes investimentos nos presentes.
Apesar disso, não podemos esquecer que o Brasil está passando por um momento de recessão e crise, os especialistas já alertaram que para este ano a previsão é de que as vendas caiam. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a redução deve chegar a 7,1%.
Agora, mais do que nunca, precisamos ser criativos para garantir o sucesso nas vendas de Páscoa. Com objetivo de deixar o produto mais acessível, não repassar os custos da inflação aos clientes e garantir as vendas, alguns fabricantes decidiram mudar a estratégia de produção para este ano. Estão oferecendo uma maior variedade de ovos de chocolate, mas em tamanhos menores. Dessa forma, eles também aumentam a produtividade e diminuem os custos extras.
Para o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Ubiracy Fonseca, os fabricantes “procuraram fazer mais com menos”.
Mas e você, o que você pode fazer para atrair clientes e garantir as vendas de chocolate para esta Páscoa?
Além de outras ações internas, ofertas e promoções na loja, a melhor forma de atrair e convencer o cliente ainda é a comunicação.
Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas exclusivas e assertivas para o sucesso das suas vendas. Confira!
Seu cliente não vai comprar só chocolates
O processo de compra de um produto envolve diversos fatores. Um deles, talvez o principal, é a experiência que a compra ou o produto vão oferecer ao cliente. Além de ser delicioso, o chocolate está relacionado a diversas questões na vida do comprador. Ele pode ser um apaixonado por chocolate, pode estar presenteando alguém que ama o doce ou pode presentear alguém que nem se importe tanto com o ovo de chocolate, mas que ainda acredite na fantasia dos coelhos de Páscoa. Como acontece com muitas crianças. Pensando nisso, o que você pode oferecer para o seu cliente além de um chocolate muito saboroso? Você pode criar uma fantasia que envolva aquela experiência. Isso pode ser feito com embalagens, com tags ou rótulos personalizados e originais. Dica: produza adesivos em formato de pegada e ofereça como brinde aos clientes que vão comprar ovos de Páscoa para a criançada. Além de oferecer um bom atendimento, certamente, ele fará uma propaganda gratuita da sua empresa para familiares e amigos.Prepare um ambiente temático e convidativo
Sempre que uma data comemorativa importante para o comércio está próxima, as empresas devem - isso mesmo, devem - investir na temática da comemoração. Digo isso porque, quando o cliente chega no estabelecimento e é acolhido por toda a decoração, automaticamente, ele assimila que a data está chegando. E isso é importante, principalmente, quando ele não lembra do período ou não está no local para comprar um produto relacionado à comemoração. Além disso, trabalhar a temática de uma data comemorativa estimula a compra do cliente, seja por ele mesmo, ou por incentivos das crianças que o acompanham, da família, esposa e etc. Outro fator que contribui indiretamente é a percepção que o cliente terá do cuidado que a sua empresa teve em decorar o ambiente para recebê-lo. No caso da decoração para a Páscoa, é claro que não podem faltar os coelhinhos, ovos e adesivos com pegadas de coelho. Você pode ser ainda mais criativo e investir em imagens ilustrativas por meio de banners, pôsteres e cartazes. Nesse caso, busque imagens criativas de coelhos, mensagens ou aproveite para inserir uma oferta ou promoção. Dica: decorar é fácil e não precisa ser custoso. Use a criatividade. Espalhe paper toys em formato de coelho nos balcões e vitrines do ambiente e invista em móbiles com imagens de coelhinhos e formatos especiais. Além disso, as testeiras podem ser usadas para passar mensagens de “Feliz Páscoa” quando o cliente estiver fechando a compra no caixa. Caixas de presentes personalizadas com a temática de Páscoa é uma forma simples de atrair o público.Para vender, basta divulgar
Depois personalizar os produtos e preparar todo ambiente para receber os clientes é chegada a hora de divulgar e atrair a atenção do público para o seu negócio. Nesse ponto a dificuldade está em desenvolver uma comunicação atrativa e dispor os produtos de forma que fiquem em destaque. Ser criativo é uma das formas mais efetivas para atrair a atenção do consumidor. Mas é claro, tudo deve ser ponderado e pensado no seu público e na sua marca. Os objetivos devem estar bem alinhados com esses pilares, pois uma comunicação que não está direcionada ao público desejado pode colocar tudo a perder. Os materiais impressos são versáteis e podem ser utilizados em diferentes pontos. Podem ser distribuídos, entregues em empresas parceiras, enviadas como mala direta - se o cliente autorizar previamente - ou podem ser deixadas no próprio estabelecimento. O catálogo, por exemplo, é um impresso que pode ser facilmente distribuído ou deixado à mostra para os clientes que visitarem o estabelecimento. Nele é possível destacar os lançamentos, produtos em promoção ou os mais vendidos. Na hora de produzir esse impresso o ideal é favorecer a visualização do produto. Ainda mais que estamos falando de chocolate. Instigar os desejos e sentidos do cliente é uma das maneiras mais eficazes para motivar a compra por impulso. Quem não fica com água na boca ao ver a imagem de uma barra de chocolate? Por isso, dê destaque para os detalhes, invista em grandes imagens que explorem as características do produto. Outro fator importante é reservar um espaço para descrever o produto, seus principais - e mais desejados - ingredientes, preço, peso e informações que achar pertinente. Para comunicações mais simples e objetivas, flyers, folhetos, wobblers e folders são ótimos aliados. Como esses materiais, geralmente, são usados para distribuição externa as principais informações da empresa não podem estar incompletas ou erradas. É por meio dele que muitos clientes encontrarão a sua empresa. Dica: ofereça um desconto ou um brinde para o cliente que comparecer ao seu estabelecimento com um flyer, folder ou folheto da sua empresa. Essa é uma boa maneira de mensurar os resultados da sua divulgação. E então, gostou das nossas dicas? Acha que consegue aplicá-las ao seu negócio? Fale sobre a sua estratégia de Páscoa ou deixe uma dica para os leitores nos comentários abaixo. E na hora de produzir, otimize seu trabalho, investindo o tempo no mais importante: sua campanha. Faça o orçamento, o pedido e envio do arquivo totalmente online e receba o produto onde preferir. Para isso, conte com a Printi.Publicado em 18/04/2024