3 itens fundamentais para o Manual da Marca
O Manual de Identidade Visual da Marca, mais conhecido como "Manual da Marca" é uma das peças mais importantes para a elaboração da papelaria corporativa. É o guia que mostra como a marca deve ser representada em diversas aplicações e coisas que podem, ou não, serem feitas com ela. O manual define como deve ser a correta utilização da marca para que ela alcance os resultados esperados.
A importância do manual da marca
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
O Manual de Identidade Visual da Marca, mais conhecido como "Manual da Marca" é uma das peças mais importantes para a elaboração da papelaria corporativa. É o guia que mostra como a marca deve ser representada em diversas aplicações e coisas que podem, ou não, serem feitas com ela. O manual define como deve ser a correta utilização da marca para que ela alcance os resultados esperados.
Assim como os consumidores que têm preguiça de ler o manual de instruções quando compram um novo produto e por isso acabam fazendo mau uso dele, o mesmo pode acontecer com uma marca que não possui uma manual bem desenvolvido ou com quem não lê o manual antes de fazer trabalhos que envolvam a marca.
Como é muito importante para a marca a forma que seu cliente a percebe no mercado, todas elas devem ter o manual para momentos de dúvida, ou no caso de novas aplicaçõe. Essa consulta pode ser feita tanto pela agência que irá criar as peças, quanto pelo cliente, o proprietário da marca, que deve saber como usar seu produto, até mesmo no caso de precisar enviar a marca para fornecedores.
Dentro do manual da marca devem ser feitas especificações como: uso das cores, tamanhos, formatos, margens de segurança etc. Tudo isso deve garantir que a marca seja usada corretamente, para facilitar a sua identificação pelo consumidor e tornar a comunicação mais fácil.
Por que o manual é importante?
Pense em um mundo onde os arcos dourados do McDonald's tem apenas um amarelo pálido, ou se a marca da Coca Cola fosse verde. Os Manuais de Identidade Visual ajudam a manter uma aparência consistente para que os consumidores e os funcionários identifiquem e entendam a marca. As guias presentes nos manuais ajudam a criar uniformidade e fazem com que um negócio deixe de ser apenas uma empresa, para se tornar uma marca.
Além de garantir que a marca seja precisa e clara na sua aparência, o manual também deve incluir os valores da marca. Isso é importante para relacionar os valores com o símbolo e as cores usadas na marca. Além disso, é importante mostrar como foi feita a construção da marca.
O que um manual da marca precisa ter?
Marca
O elemento mais importante é a marca, que deve ser apresentada com suas assinaturas, além da construção e conceito. O grid de construção da marca deve estar presente no manual com a finalidade de mostrar a proporção da marca e sua base de alinhamento. Isso garante que a marca não fique com o comprimento ou altura errados, seguindo as devidas proporções. Já as assinaturas devem ser apresentadas nas versões horizontal e vertical e também nas versões alternativas, como a marca monocromática. E por fim, é preciso mostrar a escala de redução da marca, que grante a sua legibilidade.
Outro elemento importante é a tipografia. O manual deve mostrar as famílias tipográficas usadas na marca, descrevendo o nome da fonte escolhida e a aplicação dela com o alfabeto e os números. Deve-se deixar bem claro qual é a fonte principal e quais são as secundárias.
Escala de Cores
Por fim, a escala de cores mostra quais são as cores institucionais e suas padronizações (que normalmente contém a aplicação RGB, CMYK e Pantone), o que garante que na hora da aplicação a cor irá sair exatamente como no manual.
Peças Institucionais
A última parte do Manual de Identidade Visual mostra como é feita a aplicação da marca, levando em conta os padrões mostrados em produtos usados na empresa. A primeira parte da aplicação mostra a parte de papelaria e suas especificações como: formato, tipo de papel, cores, acabamento etc.
Estão inclusos na parte de papelaria: cartão de visitas, envelopes, CD, pasta etc. Depois pode ser apresentada a parte virtual, composta por: e-mail padrão, e-mail marketing, apresentação de slides, site institucional, etc. E por fim, pode-se apresentar a parte institucional como: sinalização, veículos, acessórios, crachás, brindes etc.
Sua marca já possui um manual? Conte para gente como foi o processo de elaboração!
Publicado em 18/04/2024