Novidades

6 elementos do Design Vintage

O termo vintage é geralmente relacionado a objetos com mais de 20 anos, porém que preservam requisitos qualitativos, funcionais ou estéticos. Esses, por sua vez, devem ser capazes de representar o esplendor de uma época, por meio da moda, costumes e design envolventes, com capacidade para influenciar estilos atuais.

Em design gráfico, é fortemente inspirado em tendências das décadas de 1950 a 1980, no que diz respeito ao uso de cores e/ou elementos gráficos. Utiliza abordagem emocional, pois retrata momentos históricos, evocando a nostalgia e melancolia.

Neste artigo vamos apresentar alguns elementos e tendências mais recorrentes deste estilo:

O efeito papel (envelhecido)

Nos anos 50 e 60 o grande consumo de plásticos ainda não havia começado: sacos eram de tecidos, embalagens de papelão e assim por diante. Com isso, o papel era fundamental para o dia a dia.

O papel envelhecido, amarelado ou desgastado por causa do tempo e uso é um dos principais efeitos gráficos que se repetem no estilo. O mesmo é válido para postais, selos, jornais e gravuras.

O papel envelhecido estilo vintage

Objetos

Rádios antigos, carros, aparelhos de TV. Assim como no estilo grunge, o vintage também explora diversos objetos, símbolos de uma época passada.

Objetos antigos definem o estilo vintage

Posters e embalagens

Posters de propagandas, tais como cafés, produtos alimentícios, bens de consumo e cartazes de filmes clássicos, além de embalagens de produtos que encheram nossas mesas há cinquenta anos compõem o visual de um impresso ao estilo vintage.

Posters vintage

Pin-ups

Roupas provocantes, biquíni e salto agulha: as pin-ups são uma espécie de símbolo do estilo.

As pin-ups são referências do estilo vintage

Fontes caligráficas ou velho estilo

A maior parte de um projeto vintage está relacionado ao uso de fontes caligráficas, que dão uma impressão mais realista e informal ao “estilo antigo”.

Fontes estilo vintage

Cores

As cores do estilo vintage tendem a recordar as tonalidades de papel e papelão, como o bege, marrom e o creme, também com texturas e padrões. Cores como o vermelho, o verde escuro e o azul também são muito usados. Para uma composição mais clássica, o preto e o branco, com toques de cinza são ideais.

As cores que definem o estilo vintage

Ao contrário do estilo retrô, que é famoso pelo pop-art e cores brilhantes, neste estilo a característica é o uso de cores opacas, mantendo o brilho em alguns pormenores, a fim de atrair a atenção para uma mensagem específica.










Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar