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7 dicas para produzir ventarolas de sucesso

A ventarola é uma material promocional muito utilizado em períodos de calor. Seu formato parecido com o de um leque permite que o cliente o utilize para se abanar e refrescar em dias de altas temperaturas. Esse material é pequeno e não costuma ser muito carregado de informações como acontece com outros materiais impressos.

A ventarola pode ser utilizada em diversas ações e aplicada na estratégia que a empresa desejar. Empresas pequenas, por exemplo, podem investir em ventarolas como uma opção para diminuir os custos com promoção, já que a distribuição desse produto pode ser segmentada em uma região ou evento, por exemplo.

Quer aprender a produzir uma ventarola personalizada?

Para garantir a efetividade de ações com ventarolas o material deve levar apenas as informações mais importantes e necessárias, mas de forma criativa e simples. Caso contrário, apesar de útil, ele poderá ser jogado no lixo.
Quer uma ajuda para produzir suas ventarolas? Continue lendo este artigo.

1. Escolha a melhor chamada

A chamada é a sua primeira, e muitas vezes única, oportunidade de chamar a atenção do público. Por isso, precisa pensar em uma frase curta, de impacto e que faça o leitor entender na primeira leitura. Se for necessário complementar a mensagem, use um subtítulo, mas cuide para que ele também não fique muito grande.

2. Conteúdo informativo ou promocional

A sua estratégia pode ser informativa ou promocional, mas o conteúdo deve ser simples, conciso e completo. Como isso?

Sem rodeios, seja objetivo e comunique apenas o necessário, mas garanta que o seu leitor será bem informado e terá todas as informações necessárias para poder encontrar sua empresa, seu evento ou sua promoção. Por outro lado, isso não quer dizer que o texto deve ser extenso, muito pelo contrário, quanto menos texto melhor. Afinal esse material não consegue comportar os excessos.

3. Ofereça promoções ou descontos

Essa é uma forma de salvar seu material caso você não consiga ser tão impactante na chamada. Ainda assim, mesmo que você seja chamativo na mensagem, ofertas e promoções são um atrativo a parte que certamente seu cliente gostará de receber. Por isso, sempre que possível, inclua um cupom de desconto na sua ventarola.

4. Escolha as melhores imagens

Ventarolas que apresentam apenas textos podem deixar o material desinteressante, por isso a inclusão de fotos ou imagens, que representem a mensagem, são tão importantes. Existem diversos bancos de imagens pagos e gratuitos, disponíveis na internet que oferecem imagens para utilização em meios publicitários. Para deixar seu material mais personalizado e único invista em imagens que façam parte do banco da própria empresa.

5. O layout ideal para o seu material

Para desenvolver o layout de uma ventarola, alguns cuidados básicos devem ser seguidos. Veja quais são abaixo:

Cuidado com o excesso de fontes, use no máximo duas;
Atenção para o tamanho das fontes, certifique-se de que estarão legíveis;
Cuidado com o uso de cores, elas devem estar alinhadas com a mensagem que a empresa deseja passar;
Mantenha o layout simples para não confundir ou fazer com que o público perca o foco da mensagem;
Confira o conteúdo para garantir que não há erros gramaticais ou de digitação;
Tente padronizar o layout com o de outros materiais desenvolvidos para facilitar o reconhecimento da marca pelo público.

6. Contrate um profissional para desenvolver seu material

Um profissional de design vai desenvolver um layout personalizado e de acordo com a estratégia da sua marca. Além disso, os tópicos citados acima serão de responsabilidade dele e você não precisará ficar tão preocupado com os detalhes.

Exceto pelo que diz respeito ao texto. Outra vantagem de contratar um profissional é que sua empresa não correrá o risco de encontrar um layout igual ou parecido por aí.

7. Escolha o melhor material para impressão

A ventarola é um material que deve ser resistente, porque além da comunicação que leva, o público pode utilizá-lo para se abanar em dias quentes. Ou seja, não dá para oferecer um papel com uma baixa gramatura, não é mesmo? Ele deve ser mais firme e duro do que os papéis utilizados na produção de flyers, por exemplo.

Na hora de imprimir conte com a gráfica que oferece o melhor custo benefício e conta com as melhores tecnologias de impressão. Acesse o site da Printi e faça um orçamento online.

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