Blog

9 dicas para criar um calendário personalizado

Uma peça que não sai de moda para fazer sua propaganda, oferecer um brinde aos seus clientes ou intensificar uma campanha promocional é o calendário personalizado.

Afinal, quem não precisa se sintonizar rapidamente sobre qual o dia do mês e da semana que estamos? Neste post, vamos dar dicas sobre como criar um calendário personalizado, bonito e útil.

Alt Text

265x210

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Uma peça que não sai de moda para fazer sua propaganda, oferecer um brinde aos seus clientes ou intensificar uma campanha promocional é o calendário personalizado. Afinal, quem não precisa se sintonizar rapidamente sobre qual o dia do mês e da semana que estamos? Neste post, vamos dar dicas sobre como criar um calendário personalizado, bonito e útil. Crie um calendário personalizado com 9 dicas

Veja 9 dicas para criar o seu calendário

1 - Datas comemorativas

Ao diagramar esta peça, não se esqueça de um ponto importante que é a sinalização das datas comemorativas. Coloque não somente os feriados municipais, estaduais e nacionais, como também dias nos quais festejamos o Dia Internacional da Mulher (8 de março), Dia dos Namorados (12 de junho) e o Dia das Crianças (12 de outubro), entre outros.

2 - Espaços extras

Garanta espaços para as anotações dos usuários. As pessoas gostam de usar o calendário para anotar seus próprios lembretes. Para este aspecto, cuide ainda para que o papel no qual será impresso, receba facilmente a tinta de caneta.

3 - Equilíbrio visual

Equilibre bem e de forma estratégica como e onde serão destacadas as fotos, as informações e os logos dos produtos da empresa que vai produzir ou as mensagens que você quer passar para o usuário do calendário, no caso de campanhas promocionais ou que promovam conscientização. Cuide para que não ocorra a poluição visual e excesso de cores ou imagens, que venham a prejudicar a identificação dos dias da semana, que é o principal objetivo de um calendário.

4 - Organização

Lembre-se de destacar com cores diferentes os dias que caem os feriados, os sábados e os domingos. Lembre-se que a semana começa no domingo e não na segunda. Os brasileiros estão acostumados com este modelo.

5 - Formato

Procure escolher um formato que seja facilmente adaptado para o uso sobre uma superfície, que pode ser um balcão, uma mesa, uma estante ou qualquer outro móvel, mas que também possa ser pendurado na parede. Assim, quem ganhar o calendário poderá usá-lo da forma como desejar.

6 - Programa de edição

Ao programar seu calendário personalizado, fuja de programas como Word, Power Point e Excel. Eles são bem fáceis de usar, porém não são apropriados para editoração gráfica. Eles não são capazes de compreender o CMYK - como é chamado o processo de impressão gráfica offset, que utiliza as cores CMYK (em português C de Ciano, M de Magenta, Y de Amarelo e K de Preto) e nem controlar a resolução das imagens, aspecto que vamos falar logo abaixo. Recomendamos que você use um programa editorial como o Corel, Illustrator, Indesign ou o Photoshop.

7 - Cuidado com as imagens

Tome muito cuidado ao escolher as imagens que vão compor o seu calendário personalizado. Muitas vezes, as fotos que dispomos, principalmente quando retiradas da internet, estão em baixa resolução, ou seja, têm 72 dpi para facilitar a navegação e melhorar a visualização em monitores. Mas, para imprimir uma certa quantidade em gráfica, o ideal para se obter uma boa impressão são 300 dpi. Com menos que isso, o risco é grande de você ter no seu produto final, pouca definição e aqueles quadradinhos (pixels) indesejados nas bordas da imagem.

8 - Revisão

Quando tudo estiver pronto: texto, imagens e todos os outros itens citados até agora, é hora de revisar o material. Peça para que alguém faça isso para você. Esta pessoa deve ler e reler várias vezes os textos digitados. Já pensou rodar centenas de calendários personalizados e perceber depois um erro de português ou uma falha do tipo esquecer que o ano é bissexto e, por isso, fevereiro tem 29 dias? A leitura em voz alta é recomendada porque facilita perceber se há erros gramaticais e de concordâncias.

9 - Impressão

Na hora de escolher uma gráfica para produzir seu material, pegue referências. Converse com pessoas que já usaram os serviços para saber se ficaram satisfeitas com a qualidade e com os prazos de entrega. Verifique se os equipamentos são de última geração e se você pode acompanhar como está indo o processo. Antes de optar por uma das gráficas do mercado para imprimir o seu calendário personalizado, conheça a Printi!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54