Ideias para negócios

A Black Friday é uma estratégia para todos os tamanhos de negócios? Entenda se a data é uma alternativa para você

Prepara Printi Friday | Imagem: Printi

Você realmente conhece o conceito de Black Friday? Tem ideia de como aplicar ao seu negócio? Sabe se é a estratégia ideal para sua empresa? O Blog da Printi pode te ajudar! No conteúdo de hoje, você vai entender o funcionamento desse período de descontos, aprender a direcionar as melhores técnicas à sua marca e vender muito além de um único dia com suporte exclusivo da Regiane Rocha, Gerente Comercial da Printi – de bônus, a Regi contou como estão os preparativos por aqui.

Conceito de Black Friday

Black Friday | Imagem: iStock

Traduzindo para o português, Black Friday significa “sexta-feira negra”, como uma forma de remeter ao conceito da celebração, que trata-se de um evento comercial em que as empresas oferecem descontos em uma variedade produtos e serviços.

A primeira aparição da expressão Black Friday é datada de 24 de setembro de 1869, nos Estados Unidos. Naquela época, o preço do ouro aumentou consideravelmente e resultou em uma espécie de quebra na economia em plena sexta-feira. Com o passar do tempo, já em 1950, o termo ganhou um novo significado: um dia em que as pessoas faltavam ao trabalho para emendar com o final de semana, levando em conta que na última quinta-feira de novembro é celebrado o dia de Ação de Graças. Os supostos dias de descanso eram utilizados para as compras de natal, se aproximando do contexto atual.

O que você vai fazer de diferente esse ano?

Qual o seu diferencial? | Imagem: iStock

Culturalmente, as pessoas aguardam datas como essa para realizar desejos, aproveitando a oportunidade que os preços baixos oferecem. No entanto, os consumidores se mostram mais seletivos do que nunca, como um dos efeitos colaterais da pandemia que aumentou significativamente as entregas por delivery e acabou intensificando os processos das empresas, que agora devem prezar por qualidade desde a jornada de compra até o pós-venda. “É importante que você se questione “o que vou fazer de diferente esse ano?” ou, caso seja sua primeira participação em Black Friday, “como posso trazer meu diferencial?”, recomenda Regiane.

O fato é que a Black Friday vai além de apenas uma sexta-feira, como descreve a Gerente. “É um momento de pensar além, não faça apenas uma venda, conquiste um cliente antes, durante e depois”, ressaltando a relevância da dedicação em cada um dos processos. “Um ponto importante: a ideia é que realmente ocorra um maior volume de ações voltadas ao comercial, mas é essencial determinar metas de retorno. Tudo começa com um bom planejamento ao que se refere a o quê você irá promocionar e como. Em diferenciais também entra a pesquisa de produtos que apresentam margem, principalmente em um cenário de aumento de inflação e pandemia”, finaliza.

E para saber mais sobre porquê investir no pós-venda confira o artigo da Anny Rodrigues, Gerente de Customer Service na Printi.

Vendas x Visibilidade

Escolha a melhor alternativa para sua empresa | Imagem: iStock

Existem dois contrapontos a serem analisados quando você pensa em Black Friday: vendas e visibilidade. Significa que não necessariamente a data se baseia em aumentar o volume de vendas, trata-se também de trazer visibilidade ao seu negócio. “A maior premissa é respeitar o momento da sua empresa. Está tudo bem estar no início e não sentir segurança para abrir um leque de descontos, você pode investir em algo que vai muito além de aquisição: experiência de prospecção“, aponta a Gerente Comercial.

A partir daí, vale repensar nas suas estratégias não como forma de vender, mas como um canal para conquistar e fidelizar. “Nesse período, você pode pensar em como oferecer um atendimento legal, já que as condições atuais ainda demandam cuidado. As possibilidades são infinitas, explore sua criatividade“, diz.

Printi Friday

Mas, como está sendo o planejamento da Printi Friday 2021? “Antes do grande momento, percorremos um longo caminho aqui dentro da Printi junto com todas as áreas. Projetamos uma prévia para definir os objetivos da forma mais clara possível, já que nosso foco envolve tanto o público B2B quanto B2C, apesar de trabalharmos a mesma linha de produtos com a mesma estratégia”, comenta Regi. Lembra que falamos sobre diferencial? Pois bem, aplicamos essa técnica por aqui também. “Esse ano, por exemplo, estamos focados em microempreendedores, que é um público que cresceu e vem crescendo muito nos últimos meses”, complementa.

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Maryene Oliveira

Apaixonada pelo mundo da comunicação, uma futura radialista movida por dança, literatura, desafios e ideias mirabolantes.
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