Blog

As características do papel para impressão offset

A propriedade do papel tem grande influência sobre a qualidade final dos impressos, sendo uma das principais variáveis da produção gráfica. Sendo assim, esta é uma questão que gera dúvidas, principalmente para quem esta iniciando na área. 

Alt Text

Formatos do papel

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

A propriedade do papel tem grande influência sobre a qualidade final dos impressos, sendo uma das principais variáveis da produção gráfica. Sendo assim, esta é uma questão que gera dúvidas, principalmente para quem esta iniciando na área. O designer procura empregar sua criatividade, personalidade e embasamento teórico em uma peça gráfica. Mas sem a escolha correta do papel, pode-se prejudicar o desempenho de seus elementos e perder o diferencial do produto. Porém, para que a escolha seja correta, é necessário considerar a mensagem, tinta, métodos de impressão e as demais possibilidades de acabamento. A classificação básica do papel é dada através das seguintes características: Peso O peso do papel pode variar de 50 a 350 gramas, definindo o peso e o volume final do impresso. Quanto maior a gramatura, mais grossa é a folha e, consequentemente, maior o peso do material. Outros pontos que são influenciados pela gramatura é sua opacidade e o custo. Formato Antes de iniciar a arte do seu impresso, vale a pena realizar uma breve pesquisa sobre os formatos de papéis disponíveis. Muitas vezes, dois ou três centímetros podem representar uma diferença significativa no seu orçamento e uma grande economia para o planeta.

Formatos do papel

Cor Ao definir sua linha de criação, pense na possibilidade e diversidade de cores dos papeis. Como as tintas offset contém transparência, suas cores podem sofrer variação. Por este motivo, normalmente utiliza-se papel de cor branca.  Uma boa dica é utilizar tons amarelados ou caramelados para dar conotação envelhecida a peça. Textura Podemos definir a textura como o aspecto do papel ou seu grau de rigidez: papéis lisos, calandrados, telados, entre outros. O importante é trabalhar a textura do impresso como mais um elementos do design e deve ser escolhido de acordo com a sua arte. No processo de impressão offset, quanto mais liso for o papel maior será a nitidez da impressão. Porém, papéis com textura exprimem singularidade de impressão, mas não são indicados para artes com grande riqueza de detalhes.

Alguns exemplos de texturas para o papel

O importante é sempre verifique a possibilidade de aplicação do papel escolhido, pois há restrição de acordo com o método de impressão. Mesmo na impressão offset, sistema que aceita praticamente todos os papéis, pode haver divergências e uma qualidade diferente da esperada.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54