As características e os elementos do design vintage

O vintage e o retro estão se tornando cada vez mais populares na arte digital. A aplicação desses estilos é, provavelmente, uma das tendências mais difundidas desde que a indústria passou a ser quase que totalmente digital. Apesar de possuírem características marcantes e distintas, esses dois estilos ainda causam confusão entre profissionais de diversas áreas.

A composição do design vintage

Os estilos

O estilo retro é caracterizado por ícones da época, gráficos vívidos e cores pálidas. Este tema pode ser observado em diversas criações de designers gráficos, mas também tem sua presença em sites, pinturas, e moda.

O design retro transcende o tempo, estilos, gostos e idades e é bem aceito por clientes de diferentes países. Geralmente se concentra em determinadas épocas ou culturas pop, mas possui um grupo fiel de seguidores. Os esquemas de cores e gráficos possuem uma compensação entre cores pálidas e vivas.

O entrelaçamento de gráficos modernos com design antigo compõe a criação de um apelo vintage. As pessoas têm uma tendência a associar “valor” com coisas antigas. Enquanto o elemento de “valor” ajuda a atrair a atenção, itens modernos de design completam a comunicação. Como tal, este estilo oferece o melhor de dois mundos: o vintage se comunica com design contemporâneo.

O estilo retro traz um pouco de romantismo ao design, causado pelo próprio sentimento das pessoas que tendem a sentir que a vida era muito mais simples, menos estressante e relaxada na época da escola ou faculdade. Este é, provavelmente, o lugar onde o design retro nos leva: a nostalgia.

Os elementos do design retro

Alguns elementos são muitas vezes repetidos nos estilos retro e vintage. Os scripts escritos à mão são muito populares. Alguns designers usam carros antigos, modelos retro de produtos, fotografias antigas, aparelhos eletrônicos e outras imagens para a elaboração do visual. É possível refletir a celebração da década de sessenta para a viagem espacial ou destacar o otimismo do pós-guerra e as campanhas publicitárias da década de 50. Há também os temas militares, como antigos aviões de guerra e emblemas e alguns gostam de usar imagens de pin-ups da época.

Há vários elementos importantes que contribuem para a associação destes estilos:

Formas e ilustrações:

Formas simples funcionam muito bem para a criação de um visual retro. Círculos de tamanhos diferentes são bastante utilizados para este fim. Ao analisar projetos de diferentes épocas, é possível verificar como formas simples foram utilizadas pelos designers para criar o máximo de impacto. O fundo floral também é uma característica destes estilos.

Apesar de ter como característica as cores pálidas, alguns designers utilizam cores brilhantes para chamar a atenção e criar espaços separados dos diferentes conteúdos.

Os esquemas de cores

Uso limitado de cores é a característica proeminente do design retro, principalmente devido aos altos custos de impressão no passado. Por esta razão, observa-se sempre a predominância de dois tons de coloração. Algumas vezes, os designers selecionavam a cor focal e misturavam com algumas outras cores.

As cores aplicadas ao estilo vintage

Tipografia

A tipografia sempre desempenhou um papel vital na composição do estilo. Técnicas simples eram aplicadas, como o reposicionamento das fontes, duplicação e cursos de pixel.

Molduras

Uso das molduras é uma parte fascinante do design. Molduras podem ser utilizadas para enquadrar uma fotografia, destacar um conteúdo ou a criação de áreas de foco. Elas podem ter desenhos ornamentais ou cores sólidas correspondentes.

Texturas

Uso sutil de texturas no fundo contribui para um design visualmente atraente. Enquanto alguns trabalham um fundo que desgasta o olhar, outros preferem cores sutis. Sombreamentos e superposições também podem ser explorados.

Emblemas e logotipos

Emblemas e logotipos desempenham um papel crucial na criação de uma sensação retro. Símbolos são geralmente em forma redonda com uma bandeira tremulando sobre eles. Cores suaves e contrastantes são usadas em logos retro e emblemas.

Utilizar elementos retro em design é uma tentativa de trazer de volta as memórias do passado. Quando um designer desenvolve propositadamente um projeto antigo e mistura-o com novos serviços e tecnologia, ele compõem o verdadeiro retrato do estilo vintage.