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Como atrair mais clientes para sua loja virtual

Se você já tem o hábito de comprar pela internet, ficará surpreso com o resultado da pesquisa que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendou a respeito de compras online. Aproximadamente 74% dos brasileiros, jamais realizou uma compra sequer pela internet. Ou seja, apenas 1/4 da população brasileira utiliza deste meio para realizar suas compras.

Dentre os motivos que os entrevistados afirmaram ser a razão de não utilizarem e-commerces, estão:

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Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Se você já tem o hábito de comprar pela internet, ficará surpreso com o resultado da pesquisa que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendou a respeito de compras online. Aproximadamente 74% dos brasileiros, jamais realizou uma compra sequer pela internet. Ou seja, apenas 1/4 da população brasileira utiliza deste meio para realizar suas compras. Dentre os motivos que os entrevistados afirmaram ser a razão de não utilizarem e-commerces, estão: O fato de não poder ver ou tocar o produto no ato da compra; A demora no prazo de entrega. O receio de efetuar a compra e o produto não ser enviado, ou a dificuldade em trocar um produto defeituoso. A pesquisa também fez um levantamento envolvendo os brasileiros que fazem compras regularmente pela internet. Estes entrevistados apontaram que as compras pela internet são mais baratas, economizam tempo e esforço evitando que seja necessário sair de casa, permitem a rápida e funcional comparação de valores entre os concorrentes, além de permitir que o produto desejado seja encontrado com muito mais facilidade. Hoje em dia não há mais motivos para se preocupar em fazer compras pela internet. Mas como um empreendedor online, o que você deve fazer para que os usuários decidam comprar em sua e commerce? Cerca de 74% dos brasileiros nunca fizeram uma compra pela internet

Desmistificando o processo de compra pela internet

A primeira e principal coordenada a ser seguida na hora de realizar uma compra pela internet é: Escolher um site de confiança. Certamente os usuários que podem vir a se tornar os seus clientes, irão tomar algumas medidas preventivas antes de realizar uma compra em seu site, como: Procurar referências sobre sua loja virtual na internet e analisar o que os outros usuários dizem ao seu respeito. Ver se existem ocorrências ou o que outros usuários dizem sobre sua loja em sites de reclamações como o Reclame Aqui. Verificar quais são as formas de pagamento aceitas em seu site, dando preferência a sites que utilizem plataformas confiáveis como o PagSeguro e o PayPal. Os entrevistados pela CNI, além de afirmarem ter medo de comprar de um vendedor que não seja honesto, também disseram que não compram pela internet por conta da demora do produto ser enviado. Tendo em vista todos estes questionamentos, é necessário solucioná-los. Mas de que forma?

Estratégias de relacionamento entre o cliente e a loja virtual

Como transmitir credibilidade

A maioria das e e-commerces, possuem uma forma de avaliação da parte dos compradores em relação ao site. Portanto, é de grande interesse dos sites de venda online que o comprador fique satisfeito com a transação, pois estes sites dependem de avaliações positivas de seus clientes para garantir sua credibilidade. Uma estratégia que pode aumentar a confiança dos usuários que visitarem a sua e-commerce, é permitir de alguma forma que os clientes que já efetuaram compras anteriormente, possam deixar uma avaliação sobre a sua experiência como compradores em seu site. Muitas empresas possibilitam que em suas redes sociais como as páginas do Facebook por exemplo, os comentários de avaliação fiquem habilitados. Desta maneira um usuário que ainda não conhece a sua empresa, terá uma forma de saber se ele pode confiar em fazer uma compra em sua e commerce, através das avaliações positivas de outros compradores. Lembre-se que o "boca a boca", é a melhor publicidade.

O que fazer quanto ao prazo de envio dos produtos

Quanto ao que os entrevistados pela pesquisa da CNI disseram sobre a demora do envio do produto ser um dos motivos que não os faz comprar pela internet, o que você pode fazer para resolver esta questão é estabelecer prazos de envio em seu site. Muitos sites de vendas online tem um prazo pré estabelecido de envio, como por exemplo de 5 a 10 dias úteis após a compra ser reconhecida pelo sistema. O que costuma deixar os clientes muito satisfeitos é quando um produto é enviado muito antes do prazo estabelecido. Portanto, seja pontual com seus compradores.

Ideias interessantes para atrair a atenção de novos clientes

Ofereça frete grátis! Estabeleça um valor mínimo de compras em seu site para que você não acabe arcando com um prejuízo, e ofereça o frete grátis como uma forma de premiar o seu cliente. Não seja apenas uma loja, seja uma fonte de soluções. Faça com que sua empresa tenha um blog e redes sociais, e através destas mídias forneça conteúdo inteligente e de qualidade para o seu público. Desta forma, você não precisará ir atrás de seus clientes, eles mesmos o encontrarão.

Considerações Finais

Apesar do número levantado pela pesquisa da CNI ainda ser alto, as previsões para que esta realidade mude, são ainda maiores. Pois entre os entrevistados, a faixa etária e o nível de escolaridade de grande parte dos usuários que já fazem compras pela internet há pelo menos 3 anos, apontam que existe uma nova geração de compradores online a caminho. Dentre os produtos e serviços oferecidos por e-commerces, também existem gráficas online, você sabia? Venha conhecer o site da Printi. Você ficará surpreso em saber o quanto uma gráfica online pode facilitar a sua vida.

Publicado em 18/04/2024

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