De A a Z: Conheça as principais definições do universo do empreendedorismo
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Você domina todas as termologias do universo do empreendedorismo? Sabemos que são inúmeras, e por isso, para aumentar ainda mais o seu conhecimento - ou até mesmo esclarecer algumas definições que ficaram subentendidas -, selecionamos as principais expressões que devem fazer parte do vocabulário de todo empreendedor. Confira nosso glossário e fique por dentro, de A a Z:
A
Aceleradoras: Entidades - com ou sem fins lucrativos - que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores através do oferecimento de um processo previamente estruturado que conta com mentorias e serviços de apoio.
Aporte: Se refere a uma espécie de contribuição ou subsídio. No universo do empreendedorismo, está ligada a uma determinada quantia de dinheiro direcionada a certo objetivo.
API (Application Programming Interface): Traduzida como "Interface de Programação e Aplicação", permite a integração de diversos softwares e aplicativos na web, o que possibilita a realização de pagamentos online direto ao destinatário e logins em diversos sites com as contas das próprias redes sociais.
Analytics: Traduzido como "Analítico", é um amplo campo de estudos que utiliza técnicas matemáticas e estatísticas para encontrar um padrão de dados que definirá as melhores estratégias de divulgações para seguir.
B
B2B (Business to Business): Traduzido como "Empresa para Empresa" ou "Negócio para Negócio", trata-se de um modelo de negócio em que uma empresa vende para outras empresas.
BAU (Business as Usual): Traduzido como "Negócios, como de costume" ou "negócios de sempre", se refere as operações do dia a dia de uma organização, especificamente o modo como alcança seus objetivos.
Benchmarking: Traduzido como "Avaliação Comparativa", é o ato de medir métricas e práticas de negócio e compará-las visando entender como e onde mudar para elevar o nível de desempenho.
Big Data: Traduzido como "Grandes Dados", é um meio de analisar e interpretar um alto volume de dados dentro de uma extensa variedade.
Bitcoin: Traduzido como "Moeda Virtual", é uma espécie de criptomoeda descentralizada, ou seja, um dinheiro eletrônico que não é intermediada por governos, bancos ou terceiros.
Brainstorm: Traduzido como "Tempestade de Ideias", é uma dinâmica realizada em grupo projetada para explorar a criatividade da equipe a fim de cumprir objetivos pré-determinados.
Branding: Traduzido como "Gestão de marcas", diz respeito a um conjunto de estratégias muito bem estruturadas com o objetivo de construir e manter o nome e a imagem de uma marca.
Break-even: Traduzido como "Ponto de Equilíbrio", é, basicamente, o momento de equilíbrio da empresa, ou seja, quando os custos e despesas estão alinhados à receita.
Briefing: Traduzido como "Resumo", é uma ferramenta que reúne informações e dados acerca das expectativas e metas de uma campanha ou trabalho.
Budget: Traduzido como "Orçamento", é o planejamento financeiro de uma empresa, relacionando a estimativa das receitas e despesas.
Business Model: Traduzido como "Modelo de Negócio", é o modo como uma empresa gera retorno de capital a partir de seus produtos ou serviços.
Business Plan: Traduzido como "Plano de Negócio", é um documento que contém objetivos, metas, prazos e tudo que envolve desenvolvimento ou abertura de um negócio.
C
Call: Traduzido como "Chamar" ou "Ligar", é uma alternativa de compra através de uma ação que pode alavancar seu negócio.
Capital de giro: São os recursos financeiros necessários para garantir vida a empresa e manter o empreendimento.
Captação de recursos: É o processo em que uma empresa pede contribuições voluntárias.
Canvas: É uma ferramenta que auxilia na organização visual de ideias acerca de um projeto.
Conversão: É a quantidade de pessoas que passaram por todas as fases da posição de clientes em potencial.
Coworking: Traduzido como "Trabalho Colaborativo", é um espaço direcionado a trabalho que conta com facilidades como estrutura física, internet, auditório e outros serviços.
CRM (Customer Relationship Management): Traduzido como "Gestão de Relacionamento com o Cliente", é um método que reúne práticas, estratégias de negócios e tecnologias com o objetivo de levar qualidade ao relacionamento com o cliente.
Crowdfunding: Traduzido como "Financiamento Coletivo", é o financiamento desenvolvido a partir da colaboração de pessoas que investem recursos.
CTA (Call-To-Action): Traduzido como "Chamar para ação", é um indicador que sinaliza ao usuário o que deve ser feito. Geralmente está expresso em botões com cores destacadas e explora termos no imperativo, como "clique" ou "acesse".
Customer Development: Traduzido como "Desenvolvimento do Cliente", é um método que startups utilizam para definir alinhamento entre produto e mercado. As hipóteses que sustentam esse processo só são validadas após testes e comprovações.
D
Deal Breaker: Traduzido como "Empecilho", é uma questão que impede que as partes as partes envolvidas aceitem determinado acordo por poder estar relacionado a prejuízo no âmbito pessoal ou profissional.
Drag Along: Traduzido como "Obrigação de Venda Conjunta", é uma condição que os acionistas majoritários possuem sobre a minoria em casos de venda ou negociação da empresa.
Due Diligence: Traduzido como "Diligência Prévia", é um processo que relaciona estudo, análise e avaliação acerca de certa sociedade empresária.
Deadline: Traduzido como "Linha de Morte", é o prazo para entrega de alguma tarefa ou projeto.
E
Early Stage: Traduzido como "Estágio Inicial", diz respeito a empresas com até três anos atuando no mercado.
Earn-out: Traduzido como "Ganhos", é o pagamento realizado durante um processo de aquisição de forma a compensar antigos acionistas quanto a lucros futuros.
Elevator Pitch: Traduzido como "Discurso de Elevador", é uma forma rápida de apresentar um projeto.
E-mail Marketing: É uma estratégia derivada do Marketing Digital que dispara e-mails para um público proveniente de uma rede de contatos.
Escalabilidade: Trata-se do aumento do volume nas atividades de produção de uma empresa sem elevar custos.
E-commerce: Traduzido como "Comércio Eletrônico", se refere a todo ato de compra e venda realizada com auxílio da internet e equipamento eletrônico.
E-Book: Traduzido como "Livro Digital", é um texto apresentado de forma eletrônica através de computadores, tablets ou outros dispositivos tecnológicos.
F
Franquia: É uma estratégia que possibilita a atribuição comercial ao uso de uma marca ou patente com direito a distribuição. Basicamente, a rede franqueadora oferece uma parcela do seu negócio ao franqueado.
Funil de vendas: Trata-se de um conjunto de etapas que um cliente em potencial passa até se tornar de fato um cliente, desde o primeiro contato com a empresa até a venda/ pós-venda.
Follow-up: Traduzido como "Acompanhamento", é o ato de realizar ações após alguma reunião ou apresentação de proposta com o objetivo de encurtar o ciclo de venda ao impulsionar cliente em potencial em sua jornada de compra.
G
Growth Capital: Traduzido como "Capital de Crescimento", é uma modalidade de investimento realizada em negócios com alto nível de maturidade que estão em fase de crescimento.
Growth Hacking: A tradução tem como base um Marketing orientado a experimentos. É um meio de acelerar o crescimento da empresa a partir da aplicação de estratégias que identificam pontos críticos.
H
Hurdle Rate: Traduzido como "Taxa Mínima de Atratividade", é uma rentabilidade exigida pelo investidor por conta de poossíveis riscos em determinado projeto.
I
Inbound Marketing: Traduzido como "Marketing de Entrada", é o ato de promover uma empresa de forma online através de conteúdos que se comunicam de forma direta com o público.
Incubadora: Diz respeito ao apoio oferecido a pequenas ou microempresas no momento de sua criação e/ ou desenvolvimento.
Infográfico: É uma forma de apresentar informações a partir da predominância de elementos visuais apoiadas a textos sintetisados.
Insight: Traduzido como "Discernimento", é uma espécie de compreensão ou ideia súbita derivada de algum pensamento ou situação.
J
Joint Venture: Traduzido como "Empreendimento Conjunto", é um acordo comercial entre duas ou mais associações com o objetivo de realizar determinado projeto por um período limitado.
K
KPI (Key Performance Indicator): Traduzido como "Indicador-Chave de Desempenho", é uma ferramenta que indica valores quantitativos dos processos internos da empresa, permitindo um acompanhamento profundo do desempenho de estratégias.
KR (Key Results): Traduzido como "Resultados Chave", é uma maneira formal de definir o caminho a ser seguido para atingir objetivos.
L
Lead: Traduzido como "Liderar", é qualquer contato que seja um potencial cliente da sua empresa.
Lean Startup: Traduzido como "Startup Enxuta", é uma metodologia que guia empreendedores na criação e gestão de startups. Dentro desse processo, é ensinado a criar produtos a partir do desejo dos clientes para uma expansão acelerada.
Love Money: Traduzido como "Dinheiro do Amor", é o ato de recorrer à família ou amigos para um aporte de capital.
M
Marketing Digital: É um conjunto de tarefas que uma pessoa ou empresa realizam de modo online com o intuito de atrair novos negócios, captar clientes e criar relacionamentos.
Marketing de Conteúdo: É uma forma de atrair o público por meio da criação de conteúdos como textos, e-books, vídeos e posts em redes sociais.
Meet: Traduzido como "Reunião", é uma plataforma de videoconferências especifica para reuniões de trabalho e compartilhamentos.
MEI (Microempreendedor Individual): É um modelo empresarial básico com o limite de faturamento anual de R$ 81 mil que regulamenta o trabalho de pessoas autônomas.
Métricas: É uma forma de orientação que estabelece medidas e avalia resultados de ações promovidas por empresas.
Mentor: É a pessoa que oferece suporte a aprendizes de modo a estimular a potencialização de sua performance e incentivar o gerenciamento de conhecimento.
N
Networking: Traduzido como "Rede de Contatos", é uma forma de trabalhar suas redes de contatos de modo a construir relações no ramo profissional.
Newsletter: Traduzido como "Boletim de Notícias", é um boletim informativo enviado via e-mail para uma lista de contatos com o objetivo de divulgar novidades sobre serviços.
O
Open Source: Traduzido como "Código Aberto", diz respeito aos programas que não exigem custos para utilização, geralmente trata-se de softwares que apresentam produtos de grandes corporações.
P
Patente: É um documento que reconhece o autor de determinada invenção como detentor de todos os direitos da propriedade.
Persona: É um personagem com comportamentos reais desenvolvido através de pesquisas que representa os clientes de uma empresa. É de extrema importância para orientar a criação de conteúdos.
Palavra-chave: É um instrumento de pesquisa, ou seja, a forma como o usuário digita nas áreas de buscas.
Pitch: Traduzido como "Tom", é uma apresentação que dura entre 3 e 5 minutos com informações essenciais que visa despertar o interesse de investidores ou clientes pelos diferenciais da sua empresa.
Podcast: Se refere a programas de áudio que podem apresentar conteúdos de interesses populares, como empreendedorismo.
R
ROI (Return Over Investment): Traduzido como "Retorno Sobre o Investimento", é um indicador utilizado para analisar o resultado financeiro de um investimento realizado.
Royalties: Traduzido como "Regalia" ou "Privilégio", é a quantia paga por uma pessoa a um proprietário pelo direito de uso, comercialização e exploração de determinado bem.
S
SEO (Serach Engine Optimization): Traduzido como "Otimização para Mecanismos de Busca", é um conjunto de técnicas de otimizações que buscam gerar tráfego e aumentar os acessos de páginas da web em geral.
Spin-off: Traduzido como "Derivação", diz respeito a uma empresa independente que nasceu de outra, uma espécie de empresa-mãe, de modo a atribuir mais inovação ao negócio.
Stakeholders: Traduzido como "Parte Interessada", são as pessoas impactadas pelas ações promovidas pelas empresas.
Startup: Traduzido como "Comece", é o termo dado a novas empresas que surgem em um cenário de risco - mas que geralmente se tornam referências - que oferecem produtos inovadores.
T
Taxa de rejeição: É uma métrica que sinaliza a porcentagem de pessoas que acessaram seu site, como blogs ou landing pages, e saíram sem realizar nenhuma ação, ou seja, não clicaram em links e não navegaram entre as páginas.
Taxa de conversão: Ao contrário da taxa de rejeição, é uma métrica que indica a quantidade de pessoas que passaram da etapa inicial e de visitantes se tornaram leads ou até mesmo clientes.
U
UI (User Interface): Traduzido como "Interface do Usuário", UI é a parte tangível do site, ou seja, uma ferramenta que se dedica a construção visual com o objetivo de melhorar a interação entre usuário e plataforma.
UX (User Experience): Traduzido como "Experiência do Usuário", é a parte intangível do site, ou seja, atua identificando pontos que fazem ou podem fazer uma boa experiência com a marca.
UX Writing: É uma área de "Experiência do Usuário" que se dedica a direcionar conteúdos textuais de forma otimizada para o usuário.
V
Valuation: Traduzido como "Avaliação de Empresas", o termo se refere ao estudo da posição que a empresa ocupa no mercado, calculando o valor real da marca e o retorno de investimento em suas ações.
Validação: É uma fase em que a ideia de negócio é colocada em teste.
W
Webinar: É um seminário online em vídeo - gravado ou ao vivo - com o objetivo de levar à público um pouco do conhecimento de determinado tema. Dentre as plataformas especialistas nessa realização, são as principais: Youtube Live, WebinarJam e GoToWebinar.
Publicado em 18/04/2024