Ideias para negócios

Dia da Propaganda: 10 ideias criativas para se inspirar

propaganda criativa
Inspire-se com propagandas criativas. Imagem: iStock

Em comemoração ao Dia Mundial da Propaganda, comemorada dia 4 de dezembro, nada melhor do que falar das propagandas que tanto amamos.

As propagandas alcançam muitas pessoas e já fazem parte do nosso dia a dia. Seja na televisão, no rádio, nos outdoors, na internet ou redes sociais, estamos sempre cercados por anúncios publicitários.

Em meio a tantas propagandas, algumas passam despercebidas, mas outras marcam por muito tempo. Seja por um jingle que não sai da cabeça, por ser engraçada, emocionante, por marcar uma época, por ser ousada, por ser fofa, ou outras possibilidades.

Nesse post vamos trazer 10 propagandas criativas. Elas são ótimas inspirações para quem ama esse universo de comunicação. Vamos lá?

Parmalat

Para começar a falar de propagandas que tanto amamos, quem não se lembra dessa fofura que foi o comercial da Parmalat?

A ideia de colocarem crianças vestidas de animais tomando leite teve tanto sucesso que saiu das telas e se tornou moda para as fotos dos pequenos, além da linha de pelúcias da marca que todos queriam colecionar.

O comercial original foi feito em 1996 e ganhou uma nova versão em 2015.

DETRAN

Campanha do DETRAN e cadeirante entre outdoors
Propaganda do DETRAN alerta motoristas por meio de um outdoor criativo.

Essa propaganda criativa foi feita pelo DETRAN ( Departamento de Trânsito) para conscientizar sobre a responsabilidade no trânsito, anunciando que “a pressa passa, as consequências ficam”.

O outdoor saiu dos padrões tradicionais e se destacou no meio do trânsito.

Big Mac

Quem nunca se pegou cantarolando ou viu uma propaganda com esse jingle que virou febre? A propaganda internacional produzida pela rede mundial de fast-food McDonald’s fez sucesso em todo lugar e no Brasil não foi diferente.

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim! Leu cantando, né?

Tramontina

Tramontina utiliza um outdoor criativo para vender suas ferramentas.

A Tramontina – marca de louças e ferramentas reconhecida por sua qualidade e resistência – decidiu inovar na propaganda de suas ferramentas.

Utilizando um outdoor com recorte especial e empresa “construiu” uma casa com peças da imagem, demonstrando que suas ferramentas auxiliam em um trabalho mais fácil.

Folha de S. Paulo

A ideia criativa desse comercial rendeu muitos comentários para a Folha de S. Paulo. Com a ideia de força e a inteligência na hora de descrever apenas coisas boas sobre um personagem que na verdade era o ditador alemão Adolf Hitler.

A estratégia fez muito sentido para a marca que reforçou seu posicionamento com essa propaganda: “É possível contar um monte de mentiras dizendo apenas verdades”, destacando o cuidado que é preciso ter ao informar e, claro, ao ser informado por um jornal.

Sprite

propaganda da Sprite
Sprite promove sua marca de forma interativa.

As propagandas devem ter como principal objetivo atrair a atenção do público para seu produto ou serviço e a Sprite fez isso de uma maneira genial para reforçar seu conceito “refresque suas ideias”.

Uma máquina de refrigerantes (dessas comuns em fast food) virou uma ducha para quem estava nessa praia. De acordo com a própria propaganda, o resultado foi mais de 1500 “doses” de chuveiradas por dia.

Bombril

As campanhas da Bombril marcaram época na publicidade brasileira.

Desde as clássicas com o eterno Garoto Bombril Carlos Moreno, até as atuais com a Diva Ivete Sangalo, todos conseguiram criar uma associação tremendamente forte com uma marca que se tornou até referência para o produto. Depois do Bombril, quem chama de esponja de aço?

HortiFruti

propaganda criativa de hortifruti
HortiFruti do Rio de Janeiro fez sucesso com suas propagandas.

Não são só as grandes marcas que têm ideias criativas na hora de fazer propaganda.

No Rio de Janeiro, uma rede de venda de legumes, verduras e frutas decidiu inovar em suas propagandas, criando uma série baseada em títulos de filmes onde os atores principais são os próprios produtos da loja.

Os cariocas ficavam na expectativa da próxima propaganda, que era sempre estampada em um outdoor no Centro do RJ e o lançamento era sempre às segundas-feiras.

Virou sucesso na internet atraindo muitos comentários e curtidas.

OLX

Outras propagandas que chamam a atenção por sua criatividade e senso de humor são as da OLX, uma página de classificados grátis. 

Cantando funk, o avô mostra o quanto ainda está jovem e pronto para se divertir em férias com sua esposa. O comercial em pouco dias de divulgação alcançou mais de 4 milhões de visualizações e segue a linha de propagandas da marca.

Sem contar o slogan da empresa que gruda na mente: “desapega, desapega, OLX!”

Burguer King vs McDonalds

Para finalizar nossa seleção de propagandas criativas não podemos esquecer da disputa entre as maiores redes de fast food do mundo: McDonalds e Burguer King.

Nos comerciais, a disputa entre essas marcas diverte e atrai clientes para ambos. É ou não é uma guerra de criatividade?

Gostou dessas propagandas? Conta pra gente nos comentários! 😉

Etiquetas

Gabrielle Menezes

Social media em formação, estudando design de mídias digitais, amante das redes sociais, cantora e fotógrafa nas horas vagas.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar