Dia do Cliente: de vendedores a parceiros

Dia do Cliente | Imagem: Printi

Você sabia que 15 de setembro é o seu dia? Sim, seu mesmo! E é também uma data muito especial para o calendário do comércio: o Dia do Cliente – e hoje em dia, quem não é cliente? Pois bem, a grande razão dessa celebração é mostrar o quanto você é importante.

Hoje, em um conteúdo mais que especial, você vai conhecer a história de parceria entre o Julio Palomo, que trabalha na área de farmers da Printi desde janeiro de 2017, e seus clientes Rafael Berti, fundador da Arte com Pet, e Claudiney Kavera, proprietário da Omega Graphics.

Origem

A origem do dia do cliente | Imagem: iStock

O Dia do Cliente foi criado em 2003 pelo empresário e especialista em Marketing João Carlos Rego no Rio Grande do Sul. O objetivo do idealizador era desenvolver uma data específica – assim como o Dia dos Namorados e Dia das Crianças – que reconhecesse o valor dos consumidores, o que poderia reforçar o laço que une comerciantes e clientes.

Se você nunca ouviu falar dessa comemoração, é importante saber que não são todos os estados que aprovaram a data. Cerca de 14 estados brasileiros e 167 municípios contam com esse dia especial no calendário. Mas, independente de onde estiver, a Printi tem um presente exclusivo que você encontrará ao final do conteúdo. 😉

Caso queira ficar ainda mais por dentro do assunto, conheça o site Dia do Cliente.

Farmers x Hunters

Saiba as diferenças entre farmers e hunters na área comercial | Imagem: iStock

Primeiramente, é necessário diferenciar farmers e hunters para que você entenda os processos das jornadas de compra dentro da Printi. Como sinaliza a tradução, hunters – em prtuguês, caçadores – são responsáveis por converter possíveis clientes em novos clientes. Além de prospectar, esses profissionais conhecem muito bem todos os produtos da empresa e são essenciais para qualquer negócio.

Já a função dos farmers – que significa “fazendeiros” – é baseada em cultivar, fidelizar e oferecer novas soluções, como define o Julio. “Dentro da nossa equipe de farmers, nossa principal função é receber os clientes que foram prospectados pelos hunters, e aqui vamos conhecer o cliente, entender quais são todas as suas necessidades e oferecer soluções tendo como referência nosso portfólio de materiais. Normalmente, o cliente vem de pedidos esporádicos, de um único item, como cartão de visita, flyer, catálogo ou algo do tipo. Ou seja, aqui é a etapa em que entendemos qual é a real necessidade do cliente, identificamos dentro das nossas categorias o que podemos oferecer e abrimos o leque de produtos”, conta.

Dentro da área de atuação do Julio, o grande diferencial está na profundidade do relacionamento com o cliente. “Como nossa função principal é fidelizar, cultivar e entender as necessidades para oferecer soluções diferenciadas, precisamos nos relacionar de fato com o consumidor. Já pontuado, o cliente vem de um produto muito específico e como identificamos suas carências conversando e criando um relacionamento sólido”, diz. E assim começa a história do Rafael Berti e do Claudiney Kavera.

Arte com Pet

Arte com Pet em imagem meramente ilustrativa | Imagem: iStock

O Rafael, proprietário da Arte com Pet, era designer da Elektsolar, uma empresa que o Julio atendia, auxiliando na produção de apostilas para um curso específico que a empresa oferecia. “Lembro que a primeira vez que o Rafa enviou os arquivos tinham alguns problemas e não estavam aptos para impressão dentro do gabarito da Printi. Foi nessa época que iniciamos um relacionamento, já que levamos um tempo até que adequássemos toda a arte juntos”, conta o farmer.

Quando começou a pandemia, o Rafael acabou tendo que se reinventar, pois não tinha tanto trabalho para desenvolver na Elektsolar. “Ele começou a fazer canvas com a gente. Abriu uma pequena empresa e desenvolveu seu próprio site, praticamente quase todos os dias eu fechava dois ou três pedidos para ele”, relembra. Mas foi na Black Friday do ano passado que ele chegou ao auge. “O Rafa vendeu muito porque tivemos uma promoção bem bacana com os canvas e ele aproveitou a oportunidade para incluir o produto no site dele. Choveram pedidos! E nisso ele passou a adquirir outros itens, como capa para celular, adesivo e até continuou com os canvas“, finaliza.

Junto com esse crescimento acelerado veio a necessidade ter um endereço customizado e suas próprias etiquetas. “Não poderia aparecer nada da Printi para o cliente final, foi aí que identificamos que ele precisaria ir para o Printi Ma+s. E assim aconteceu. É uma história emocionante porque ele precisou se reinventar, buscar algo que trouxesse rentabilidade dentro da pandemia e alcançou o sucesso merecido“, conclui.

Omega Graphics

Omega Graphics em imagem meramente ilustrativa | Imagem: iStock

O Claudiney é proprietário da Omega Graphics e conheceu o Julio durante um atendimento. “É um cliente que tem uma gráfica e terceiriza alguns materiais com a gente que não consegue rodar lá dentro. Por isso, entendo que ele tem essa necessidade de um atendimento rápido, assim como todas as outras pessoas que também fazem essa chamada venda casada, que é o ato de comprar para atender as expectativas dos seus próprios clientes“, relaciona.

Mas não parou por aí. “Na primeira virada de carteira que teve quando me tornei um farmer recebi um cliente, o Omega Graphics. Inicialmente eu fazia bastante contato com o Fábio e o Claudiney e, conforme fomos desenvolvendo nosso relacionamento, descobri que ele tem uma banda de rock e gosta bastante de motos estilo Harley Davidson. Por eu também ter gostos parecidos, acabamos desenvolvendo uma certa afinidade. Somos bem parceiros, já estivemos reunidos por algumas vezes e hoje podemos dizer que temos mesmo uma amizade“, comenta. “Posso dizer que desses 4 anos e 8 meses que estou na Printi, trabalho com ele por pelo menos 4 anos e meio, ele está comigo desde sempre”, afirma.

É nítido que o Kavera, assim como o Rafael, também tem todo o perfil do Printi Ma+s, e o motivo dele ainda permanecer como comprador do site da Printi é muito especial. “Ele se recusa a deixar de ser atendido por mim. Nós mantemos um relacionamento de muita fidelidade, ele quer ser atendido por mim e gosta do meu atendimento. Quando precisei me afastar, ele fez questão de me ligar, assim como quando ele teve alguns problemas de saúde também me preocupei em saber como poderia ajudar. Tudo começou em uma simples venda e virou uma amizade“, se orgulha Julio.

Você que conheceu essas duas histórias incríveis e chegou até aqui acaba de ser presenteado com o voucher CLIENTE21 que oferece 5% de desconto em QUALQUER PRODUTO no site da Printi, válido até o dia 16/09 e limitado a R$ 50,00 por pedido. Feliz seu dia!

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Maryene Oliveira

Apaixonada pelo mundo da comunicação, uma futura radialista movida por dança, literatura, desafios e ideias mirabolantes.
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