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Dia do Cliente: de vendedores a parceiros

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Dia do Cliente | Imagem: Printi

Você sabia que 15 de setembro é o Dia do Cliente? Essa data, extremamente importante para o calendário do comércio, é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus clientes, além de atrair novos consumidores.

Hoje, em um conteúdo mais que especial, você vai conhecer a história de parceria entre o Julio Palomo, que trabalha na área de farmers da Printi desde janeiro de 2017, e seus clientes Rafael Berti, fundador da Arte com Pet, e Claudiney Kavera, proprietário da Omega Graphics. Além disso, tem descontos te esperando!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

Origem

A origem do dia do cliente | Imagem: iStock

O Dia do Cliente foi criado em 2003 pelo empresário e especialista em Marketing João Carlos Rego no Rio Grande do Sul. O objetivo do idealizador era desenvolver uma data específica - assim como o Dia dos Namorados e Dia das Crianças - que reconhecesse o valor dos consumidores, o que poderia reforçar o laço que une comerciantes e clientes.

Se você nunca ouviu falar dessa comemoração, é importante saber que não são todos os estados que aprovaram a data. Cerca de 14 estados brasileiros e 167 municípios contam com esse dia especial no calendário. Mas, independente de onde estiver, a Printi tem um presente exclusivo que você encontrará ao final do conteúdo. ;)

Caso queira ficar ainda mais por dentro do assunto, conheça o site Dia do Cliente.

Farmers x Hunters

Saiba as diferenças entre farmers e hunters na área comercial | Imagem: iStock

Os perfis de executivos são enquadrados em uma das duas área de atuação: farmes ou hunters. Como sinaliza a tradução, hunters - aqueles que buscam resultados imediatos - são responsáveis por converter possíveis clientes em novos clientes. Além de prospectar, esses profissionais conhecem muito bem todos os produtos da empresa e são essenciais para qualquer negócio.

Já a função dos farmers é baseada em cultivar, fidelizar e oferecer novas soluções, como define o Julio. "Dentro da nossa equipe de farmers, nossa principal função é receber os clientes que foram prospectados pelos hunters, e aqui vamos conhecer o cliente, entender quais são todas as suas necessidades e oferecer soluções tendo como referência nosso portfólio de materiais. Normalmente, o cliente vem de pedidos esporádicos, de um único item, como cartão de visita, flyer, catálogo ou algo do tipo. Ou seja, aqui é a etapa em que entendemos qual é a real necessidade do cliente, identificamos dentro das nossas categorias o que podemos oferecer e abrimos o leque de produtos", conta.

Dentro da área de atuação do Julio, o grande diferencial está na profundidade do relacionamento com o cliente. "Como nossa função principal é fidelizar, cultivar e entender as necessidades para oferecer soluções diferenciadas, precisamos nos relacionar de fato com o consumidor. Já pontuado, o cliente vem de um produto muito específico e como identificamos suas carências conversando e criando um relacionamento sólido", diz. E assim começa a história do Rafael Berti e do Claudiney Kavera.

Arte com Pet

Arte com Pet em imagem meramente ilustrativa | Imagem: iStock

O Rafael, proprietário da Arte com Pet, era designer da Elektsolar, uma empresa que o Julio atendia, auxiliando na produção de apostilas para um curso específico que a empresa oferecia. "Lembro que a primeira vez que o Rafa enviou os arquivos tinham alguns problemas e não estavam aptos para impressão dentro do gabarito da Printi. Foi nessa época que iniciamos um relacionamento, já que levamos um tempo até que adequássemos toda a arte juntos", conta o farmer.

Quando começou a pandemia, o Rafael acabou tendo que se reinventar, pois não tinha tanto trabalho para desenvolver na Elektsolar. "Ele começou a fazer canvas com a gente. Abriu uma pequena empresa e desenvolveu seu próprio site, praticamente quase todos os dias eu fechava dois ou três pedidos para ele", relembra. Mas foi na Black Friday do ano passado que ele chegou ao auge. "O Rafa vendeu muito porque tivemos uma promoção bem bacana com os canvas e ele aproveitou a oportunidade para incluir o produto no site dele. Choveram pedidos! E nisso ele passou a adquirir outros itens, como capa para celular, adesivo e até continuou com os canvas", finaliza.

Omega Graphics

Omega Graphics em imagem meramente ilustrativa | Imagem: iStock

O Claudiney é proprietário da Omega Graphics e conheceu o Julio durante um atendimento. "É um cliente que tem uma gráfica e terceiriza alguns materiais com a gente que não consegue rodar lá dentro. Por isso, entendo que ele tem essa necessidade de um atendimento rápido, assim como todas as outras pessoas que também fazem esse tipo de venda que consiste em comprar para atender as expectativas dos seus próprios clientes", relaciona.

Mas não parou por aí. "Na primeira virada de carteira que teve quando me tornei um farmer recebi um cliente, o Omega Graphics. Inicialmente eu fazia bastante contato com o Fábio e o Claudiney e, conforme fomos desenvolvendo nosso relacionamento, descobri que ele tem uma banda de rock e gosta bastante de motos estilo Harley Davidson. Por eu também ter gostos parecidos, acabamos desenvolvendo uma certa afinidade. Somos bem parceiros, já estivemos reunidos por algumas vezes e hoje podemos dizer que temos mesmo uma amizade", comenta.

Acesse o site da Printi e aproveite os descontos. Feliz seu dia!

[Conteúdo de 14/09/2021 atualizado em 12/06/2023]

Publicado em 18/04/2024

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