Blog

Dia do Consumidor: por que investir nessa data

Alt Text

740x5000px-Infográfico-DiaDoConsumidor

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Dia do Consumidor | Imagem: Shutterstock

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Apesar da data ter sido criada em 1962 pelo presidente norte-americano John F. Kennedy, ela não era muito conhecida até pouco tempo atrás. Hoje, porém, ela já é muito importante para o comércio e até chamada de "Black Friday do primeiro semestre" por muita gente, ou seja, tem grande impacto no mercado.

Para que seu negócio consiga aproveitar esse momento e lucrar, entrevistamos Ruana Godoy, fundadora da Co.Criare Comunicação digital, que te mostra por que investir nessa data e tudo que o processo envolve. Continue a leitura e confira!

Por que investir nessa data?

O Dia do Consumidor é marcado pela passagem do carnaval e ainda um pouco distante da Páscoa. Ou seja, um período "em branco" para ser explorado pelo comércio, que promete fazer grandes promoções. De acordo com um estudo do Google, as buscas relacionadas à data praticamente dobraram de 2017 para 2018. Ao todo, cerca de 35 milhões de pessoas já conhecem a data comercial no Brasil.

Como integrante da lista de efemérides anuais, existem pontos importantes que você deve considerar ao cogitar imergir não só nessa, como em qualquer data, conforme experiências que anos de profissionalismo da Ruana trouxeram. "O primeiro deles é que data sazonal é sempre muito bem-vinda. Com uma data comemorativa conseguimos criar promoções, pacotes, lançamentos, produtos e inúmeras outras possibilidades de diversificar a comunicação aumentando as vendas/lucro das empresas. O segundo ponto é o significado. O consumidor é o cliente que faz nosso negócio prosperar, então, nada mais justo que ter uma data para agradecê-lo, assim fortalecendo a relação entre marca e público - tornando-a mais humanizada", diz.

Como entender o perfil do consumidor e direcionar as vendas?

Direcione suas vendas | Imagem: Shutterstock

Para que sua campanha do Dia do Consumidor tenha sucesso, existe um processo que precisa de muita dedicação: a fase de entender quem é seu consumidor e o que ele busca - e não é um bicho de sete cabeças. Em três passos, a Ruana te explica como entender o perfil do seu consumidor:

1. Entenda primeiro o perfil da sua marca. Quando temos uma ideia clara de quem somos e qual o nosso objetivo no mercado, conseguimos entender quais possíveis clientes iremos atrair. Por isso, antes de analisar seu consumidor, analise sua própria marca (a comunicação, os produtos, os funcionários e as tradições que cultivam).

2. Em segundo lugar, realize uma pesquisa de mercado. O que as pessoas estão falando? O que os concorrentes estão fazendo? Como o público tem reagido ao mercado e à concorrência? É preciso ter CLAREZA sobre a percepção das pessoas em relação aos 4 Ps do marketing: Praça, Preço, Produto e Promoção.

3. Por fim, se RELACIONE com seu público. Crie um SAC, entre nas redes sociais da sua marca e converse com quem está ali. O público está pronto para te dar todas as respostas sobre o seu negócio, você só precisa escutá-lo. Facilite essa comunicação, criando confiança entre vocês através de um relacionamento sólido. 

Com essas três ações você conseguirá entender melhor o perfil do consumidor da sua marca e, em paralelo, montar as estratégias certas.

Das vendas à fidelização

Aproveite as datas sazonais para trabalhar a fidelização | Imagem: Shutterstock

Criar um relacionamento de confiança com seu público é essencial para que a venda e a fidelização desse cliente se torne mais fácil, e isso acontece com mais frequência do que você imagina, nas coisas mais simples da vida. "Quando era jovem, eu vendia aromatizador de ambiente de porta em porta, ainda não existia esse mercado digital. Pois bem, quando tocava a campainha dos meus vizinhos me apresentando como neta da Claudette, eles abriam a porta e confiavam mais no que eu tinha para dizer do que os vizinhos que não conheciam minha avó", conta Ruana.

"Por que isso? Porque eles já tinham uma relação com a minha avó. Dessa forma, confiavam no que eu iria dizer. Ou seja, é muito mais fácil vender para quem te conhece e confia do que para desconhecidos", interpreta.

Com datas sazonais não é diferente, basta enxergar as oportunidades. "Conseguimos nos diferenciar na comunicação criando campanhas específicas como: lançamentos, promoções, coleções, entre outros... Faça algo para agradecer seus consumidores fiéis mas que também te beneficie, una o útil ao agradável", conclui a empreendedora.

Conte com a Printi!

Somos parceiros, pode contar! | Imagem: Lívia Vasconcellos

Conte com a Printi para colocar tudo isso prática! Não sabe como? Confira dica da Ruana:

"A sessão de brindes inteira é PERFEITA para presentear teu consumidor com um mimo da sua marca (que seja útil para ele utilizar). Além disso, a papelaria inteira auxiliaria na comunicação de uma campanha (seja de lançamento ou promoção). Afinal, de nada adianta você criar uma super campanha para o Dia do Consumidor se ninguém fica sabendo, né? É preciso comunicar de todas as maneiras possíveis para que todo seu público fique sabendo!", recomenda.

"Use e abuse da papelaria e dos brindes da Printi - e aproveita que eles também tem serviço de designer caso você precise - para se diferenciar do mercado nesse mês de março", finaliza Ruana.

Conte pra gente seus resultados!

LEIA MAIS

O perfil do pequeno consumidor [Infográfico]

Por que é tão importante ficar por dentro do comportamento do consumidor?

Como estudar o comportamento do consumidor?

*Conteúdo de 11/03/2019 atualizado em 03/03/2023

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54